Brasileirão Série A

Fluminense volta a ter força máxima pela primeira vez desde goleada épica

Desde que goleou o River Plate por 5 a 1 pela Libertadores, o Fluminense não sabe o que é ter força máxima. De lá para cá, o Tricolor lidou com desfalques por lesão e suspensão, e não teve mais o seu time ideal. Contra o lanterna América-MG, no Maracanã, no início do returno do Campeonato Brasileiro, a equipe terá todas as peças à disposição.

Quem faltava era Alexsander. O jovem de 19 anos foi relacionado por Fernando Diniz e deve começar o jogo no banco de reservas depois de mais de 100 dias de ausência. O Tricolor também terá contra o Coelho os retornos de Felipe Melo e Lima, suspensos na derrota para o Grêmio.

O polivalente volante foi o desfalque que perdeu mais tempo fora do time. O camisa 5 sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo no fim da vitória sobre o Cruzeiro — a última como visitante do Flu em 2023.

Fluminense
19/08/23 - 18:30

Finalizado

3

-

1

America MG

Fluminense - America MG

Brazil Serie A - Maracana

Quando mostrava que se recuperaria antes do tempo, entretanto, o jovem teve uma contusão ainda mais grave: o jogador teve uma lesão de grau 3 na musculatura posterior da coxa direita. Já são 101 dias fora do time — ainda assim, ao todo, antes da previsão mais pessimista.

O Fluminense tem ótimo aproveitamento com Alexsander em campo. Em 20 jogos como profissional, o volante venceu 16 vezes, empatou uma e perdeu apenas três, para assombrosos 81,7% de aproveitamento — superior aos 49,4% dos pontos sem ele. Ele marcou dois gols e deu duas assistências no período em 29 jogos.

Além do confronto deste sábado, a notícia chega em boa hora em semana decisiva pela Libertadores. Na quinta (24), às 21h30, o Fluminense enfrenta o Olímpia-PAR pelo jogo de ida das quartas de final da competição.

Goleada marcou ápice do ‘Dinizismo'

A vitória sobre o River Plate por 5 a 1 foi o ápice do “Dinizismo” em 2023. Depois da vitória por 4 a 1 sobre o Flamengo na final do Campeonato Carioca, o Tricolor voltava a golear no Maracanã — e esse foi o início do frisson que levou Fernando Diniz à seleção brasileira.

Naquele jogo, no lance do empate do River, ainda no primeiro tempo, Keno sentiu lesão muscular que lhe tirou de combate por quase um mês. Depois viriam as baixas por contusão de Martinelli, Alexsander, Ganso e Marcelo, — que também foi suspenso na Libertadores —, assim como outros ganchos aplicados à Nino, Felipe Melo, André, Germán Cano e Arias.

Mas um segundo tempo arrebatador tiraria a igualdade do placar e transformou a vitória em goleada, com mais de 60 mil tricolores no Maracanã. Arias fez dois, e Cano anotou uma tripleta para levantar o estádio. Esta é a maior derrota da história dos Millionarios na Libertadores.

Fluminense adota cautela, mas Alexsander deve ter minutos

O planejamento inicial do Fluminense era que Alexsander já tivesse minutos contra o Grêmio, na Arena, em jogo que o time de Fernando Diniz acabou derrotado por 2 a 1. O Tricolor, entretanto, foi cauteloso com o moleque de Xerém.

Alexsander com Fernando Diniz em treino do Fluminense: volante volta a ser relacionado - Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
Alexsander com Fernando Diniz em treino do Fluminense: volante volta a ser relacionado – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

De todo jeito, a partida contra o América-MG terá a volta do jogador ao campo. Ele deve ser utilizado no segundo tempo. A minutagem é essencial para que o jovem tenha ritmo de jogo para atuar em algum momento contra o Olímpia.

Como o camisa 5 retornou antes do esperado por duas vezes, e na primeira se lesionou inesperadamente — as contusões não têm relação e foram vistas como “fatalidades” internamente —, o Fluminense adota cautela com o jogador.

A ideia é forçar o mínimo possível, mas já há algumas semanas em transição, treinando bem e em forma, Alexsander tem tudo para voltar ao time já no Brasileirão e estar pronto para a Libertadores, onde o confronto contra o Olímpia exigirá muito do Tricolor. A competição continental é o grande objetivo do clube na temporada.

Fluminense no Campeonato Brasileiro 2023

  • 7ª colocação no 1º turno do Campeonato Brasileiro 2023
  • 54% de aproveitamento até o momento
  • 31 pontos conquistados com 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo