Brasileirão Série A

Fluminense é apático fora de casa, e isso preocupa para a Libertadores

São 76 dias, ou oito jogos, que o Fluminense não sabe o que é vencer fora de casa. Pior do que os resultados, entretanto, é a atitude do time quando não joga no Maracanã. Apático longe de seus domínios, o Tricolor acumula jogos ruins fora do Rio de Janeiro nos últimos meses, o que acende sinal de alerta às vésperas do mata-mata da Libertadores.

Desde 10 de maio, quando bateu o Cruzeiro, no Mineirão, que o Fluminense não vence como visitante. O próximo confronto será pelas oitavas de final da Libertadores, no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, contra o Argentinos Juniors, na próxima terça (1º), às 19h (de Brasília).

Não é segredo para ninguém nas Laranjeiras ou no CT Carlos Castilho que a competição continental é mais uma vez o grande objetivo do Flu na temporada. Em 2023, a diretoria faz esforços financeiros para manter a equipe — além do próprio treinador.

Menino leva cartaz para Fernando Diniz, técnico do Fluminense e da seleção brasileira, no Couto Pereira, em Curitiba - Photo by Icon sport
Menino levou cartaz para Fernando Diniz, técnico do Fluminense e da seleção brasileira, em Curitiba (Foto: Iconsport)

A decisão de manter Fernando Diniz mesmo que ele agora também seja o técnico da seleção brasileira também tem a ver com a crença de que o time pode voltar a ser o mesmo que encantou o Brasil no primeiro semestre.

Ele terá uma pedreira pela frente, entretanto. Nono colocado do Campeonato Argentino, o Argentinos Juniors só perdeu duas vezes em 12 jogos em casa pela competição nacional. A última derrota no Diego Armando Maradona foi para o Boca Juniors, em 19 de maio. Na Libertadores, não foi derrotado: venceu dois jogos e empatou um em seu estádio.

Diniz questiona crítica por maus resultados como visitante

Ao situar a crítica sempre na oposição entre desempenho e resultado, entretanto, Diniz parece esquecer que fala de um Fluminense que, há tempos, não tem nenhum dos dois.

Principalmente fora de casa, ainda que o técnico não demonstre preocupação especial com o tema.

— É um número que está aí e fica fácil para vocês fazerem a pergunta, mas não temos nenhuma preocupação especial em relação a isso. Obviamente, dentro de casa, é normal que tenhamos um aproveitamento grande, mas precisamos aumentar nosso percentual fora de casa e vamos tentar resolver isso o quanto antes.

Números ruins fora de casa preocupam por Libertadores

Não é de hoje que o Fluminense não emplaca bons momentos fora do Maracanã. No Brasileirão, de acordo com levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe ocupa o meio de tabela em sua campanha como visitante.

Com apenas sete pontos em oito jogos — duas vitórias, um empate e cinco derrotas —, o Tricolor não venceu concorrentes e nem times da parte de baixo da tabela.

Fernando Diniz relutou, mas admitiu erros do Fluminense em derrota para o Coritiba pelo Brasileirão - Photo by Icon sport
Fernando Diniz relutou, mas admitiu erros do Fluminense em derrota para o Coritiba pelo Brasileirão – Photo by Icon sport

Além do Cruzeiro, bateu apenas o América-MG, na estreia na competição. De lá para cá, foi derrotado por Fortaleza, Botafogo, Corinthians, São Paulo e Coritiba, e empatou com o Goiás. A equipe marcou nove gols e sofreu 12.

Já na Libertadores, o Flu venceu o Sporting Cristal (PER) na estreia, mas foi derrotado por The Strongest (BOL) e River Plate (ARG) fora de casa.

Retorno de Alexsander é boa notícia

Desfalque mais sentido pelo Fluminense desde que sofreu lesão, o volante Alexsander se aproxima de retornar ao time. Primeiro, ele sofreu lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, justamente contra o Cruzeiro.

Depois, quando ensaiava voltar ao time bem antes do esperado, escorregou sobre a bola em um treinamento e sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa direita, de grau três.

Os dois “sustos” aconteceram ao mesmo tempo em que o Flu caía de rendimento. Antes da derrota para o Coritiba, o clube informou que Alexsander já está em transição e deve voltar a treinar com bola ainda esta semana.

A expectativa é que ele possa ser opção para Fernando Diniz no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Um retorno ainda mais breve não está descartado, mas é considerado difícil. O departamento médico e a comissão técnica trabalham para recuperar o jogador o mais rápido possível, sem oferecer riscos na volta aos campos.

Fluminense no Brasileirão 2023

    • 7ª colocação após 16 jogos disputados
    • 52% de aproveitamento até o momento
    • 25 pontos conquistados com 7 vitórias, 4 empates e 5 derrotas

Próximos jogos do Fluminense

  • Fluminense x Santos – Brasileirão – 29/07 (sábado) – 16h (de Brasília)
  • Argentinos Juniors x Fluminense – Libertadores – 01/08 (terça-feira) – 19h (de Brasília)
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo