Grêmio aproveita dupla falha da defesa do Fluminense e vence de virada às vésperas da decisão
Em casa, time de Renato Gaúcho se aproveitou dos erros do adversário para ganhar uma posição na tabela

Grêmio e Fluminense se encontraram neste domingo de dia dos pais (13), em disputa válida pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, os gaúchos fizeram valer o mando de campo e venceram por 2 a 1. Germán Cano abriu o placar para o Fluminense. Bitello e Ferreirinha fizeram para os gremistas.
O resultado positivo deixa o Grêmio na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, ao menos, temporariamente. Já para o Fluminense, a derrota custou uma posição na tabela, fechando a rodada em quarto lugar.
Fluminense começa bem e abre o placar em Porto Alegre
Os primeiros minutos de Grêmio e Fluminense foram bem diferentes para os dois times. Enquanto o time do técnico Fernando Diniz dominava as ações de jogo, com mais posse de bola, o Grêmio tentava respirar. O controle era tanto que a partida dava a impressão de ser no Rio de Janeiro.
E não demorou muito mais que quinze minutos para os visitantes abrirem o marcador. Aos 19, Cano mostrou oportunismo, inteligência e faro de gol para se antecipar aos zagueiros e balançar as redes. Toda a jogada foi gerada pela esquerda – onde o Fluminense concentrava suas ações ofensivas. O meia Daniel achou o atacante Keno por trás da linha defensiva. Ele avançou e “achou” Cano dentro da área. Ou melhor, Cano se projetou em direção ao passe do companheiro, já que haviam, entre ele e a bola, quatro defensores do Grêmio
Porém, mesmo com a superioridade do Fluminense, o Grêmio deu o troco cinco minutos depois. O mesmo lado esquerdo do Fluminense que tanto causava perigo para o Grêmio, deixou Bitello entrar na área e completar para o gol depois do passe de Suárez.
Posse de bola não é sinal de superioridade
Embora o Fluminense tivesse a maioria da posse de bola no primeiro tempo, o Grêmio alinhou a marcação e o time carioca não achava muitos espaços para sair jogando. Antes do fim da primeira etapa, o Fluminense tinha quase 70% do controle de jogo.
E eis aqui uma razão do porquê o futebol é apaixonante. Mesmo com toda essa posse de bola, foi o Grêmio que chegou ao segundo gol. De novo pelo lado esquerdo defensivo do time carioca. Desta vez, Ferreirinha recebeu dentro da grande área e decidiu arriscar para virar o jogo.
O segundo tempo começou tal qual terminou o primeiro, com o Fluminense tendo mais posse de bola, mas com pouca objetividade. O Grêmio, por sua vez, se defendia bem e não dava espaço para o adversário. A única diferença em relação à primeira etapa era a atitude dos jogadores. O jogo passou a ser disputado de forma mais física, mais nervoso.

Até que o VAR apareceu para definir o placar. Passada metade da segunda etapa, Leo Fernández fez boa jogada pela esquerda e Cano aproveitou para empurrar para as redes. O lance foi invalidado porque Keno, na origem da jogada, estava à frente.
Cinco minutos depois o Grêmio deu o trono na mesma moeda. Reinaldo recebeu na esquerda e fez a ultrapassagem. Na hora do cruzamento, o zagueiro Martinelli desviou contra o próprio patrimônio. Mas o VAR entrou em ação novamente e apontou impedimento no início da jogada.
O que isso afeta o Grêmio?
Os três pontos conquistados neste domingo (13), contra o Fluminense, fizeram o Grêmio ganhar quatro posições no Campeonato Brasileiro, subindo da sexta para a segunda colocação. Além disso, elevou o moral do time para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (16), contra o Flamengo, no Maracanã.
O que isso afeta o Fluminense?
A derrota deste domingo contra o Grêmio mantém um tabu indigesto do Fluminense. Agora, já são três meses sem vitórias como visitante. A última vez que venceu longe do Maracanã foi no dia 10 de maio, contra o Cruzeiro, na quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Ao todo, são 10 jogos e oito derrotas desde então.
Estatísticas de Grêmio x Fluminense – Campeonato Brasileiro
- Posse de bola: Grêmio 19% x 71% Fluminense
- Chutes: Grêmio 13 x 19 Fluminense
- Chutes a gol: Grêmio 5 x 7 Fluminense
- Gols: Grêmio – Bitello (25′ do 1ºT), Ferreirinha (45′ do 2ºT) ; Fluminense – German Cano (19′ do 1ºT)