BrasilBrasileirão Série A

Grêmio aproveita dupla falha da defesa do Fluminense e vence de virada às vésperas da decisão

Em casa, time de Renato Gaúcho se aproveitou dos erros do adversário para ganhar uma posição na tabela

Grêmio e Fluminense se encontraram neste domingo de dia dos pais (13), em disputa válida pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, os gaúchos fizeram valer o mando de campo e venceram por 2 a 1. Germán Cano abriu o placar para o Fluminense. Bitello e Ferreirinha fizeram para os gremistas.

O resultado positivo deixa o Grêmio na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, ao menos, temporariamente. Já para o Fluminense, a derrota custou uma posição na tabela, fechando a rodada em quarto lugar.

Fluminense começa bem e abre o placar em Porto Alegre

Os primeiros minutos de Grêmio e Fluminense foram bem diferentes para os dois times. Enquanto o time do técnico Fernando Diniz dominava as ações de jogo, com mais posse de bola, o Grêmio tentava respirar. O controle era tanto que a partida dava a impressão de ser no Rio de Janeiro.

E não demorou muito mais que quinze minutos para os visitantes abrirem o marcador. Aos 19, Cano mostrou oportunismo, inteligência e faro de gol para se antecipar aos zagueiros e balançar as redes. Toda a jogada foi gerada pela esquerda – onde o Fluminense concentrava suas ações ofensivas. O meia Daniel achou o atacante Keno por trás da linha defensiva. Ele avançou e “achou” Cano dentro da área. Ou melhor, Cano se projetou em direção ao passe do companheiro, já que haviam, entre ele e a bola, quatro defensores do Grêmio

Porém, mesmo com a superioridade do Fluminense, o Grêmio deu o troco cinco minutos depois. O mesmo lado esquerdo do Fluminense que tanto causava perigo para o Grêmio, deixou Bitello entrar na área e completar para o gol depois do passe de Suárez.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Posse de bola não é sinal de superioridade

Embora o Fluminense tivesse a maioria da posse de bola no primeiro tempo, o Grêmio alinhou a marcação e o time carioca não achava muitos espaços para sair jogando. Antes do fim da primeira etapa, o Fluminense tinha quase 70% do controle de jogo.

E eis aqui uma razão do porquê o futebol é apaixonante. Mesmo com toda essa posse de bola, foi o Grêmio que chegou ao segundo gol. De novo pelo lado esquerdo defensivo do time carioca. Desta vez, Ferreirinha recebeu dentro da grande área e decidiu arriscar para virar o jogo.

O segundo tempo começou tal qual terminou o primeiro, com o Fluminense tendo mais posse de bola, mas com pouca objetividade. O Grêmio, por sua vez, se defendia bem e não dava espaço para o adversário. A única diferença em relação à primeira etapa era a atitude dos jogadores. O jogo passou a ser disputado de forma mais física, mais nervoso.

Fernando Diniz lamenta chances perdidas
Fernando Diniz não foi capaz de corrigir os problemas defensivos do Fluminense, que amarga três meses sem vitórias fora do Maracanã Foto: Icon sport

Até que o VAR apareceu para definir o placar. Passada metade da segunda etapa, Leo Fernández fez boa jogada pela esquerda e Cano aproveitou para empurrar para as redes. O lance foi invalidado porque Keno, na origem da jogada, estava à frente.

Cinco minutos depois o Grêmio deu o trono na mesma moeda. Reinaldo recebeu na esquerda e fez a ultrapassagem. Na hora do cruzamento, o zagueiro Martinelli desviou contra o próprio patrimônio. Mas o VAR entrou em ação novamente e apontou impedimento no início da jogada.

O que isso afeta o Grêmio?

Os três pontos conquistados neste domingo (13), contra o Fluminense, fizeram o Grêmio ganhar quatro posições no Campeonato Brasileiro, subindo da sexta para a segunda colocação. Além disso, elevou o moral do time para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (16), contra o Flamengo, no Maracanã.

O que isso afeta o Fluminense?

A derrota deste domingo contra o Grêmio mantém um tabu indigesto do Fluminense. Agora, já são três meses sem vitórias como visitante. A última vez que venceu longe do Maracanã foi no dia 10 de maio, contra o Cruzeiro, na quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Ao todo, são 10 jogos e oito derrotas desde então.

Estatísticas de Grêmio x Fluminense – Campeonato Brasileiro

  • Posse de bola: Grêmio 19% x 71% Fluminense
  • Chutes: Grêmio 13 x 19 Fluminense
  • Chutes a gol: Grêmio 5 x 7 Fluminense
  • Gols: Grêmio – Bitello (25′ do 1ºT), Ferreirinha (45′ do 2ºT) ; Fluminense – German Cano (19′ do 1ºT)
Foto de Márcio Júnior

Márcio Júnior

Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Com passagens pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto.
Botão Voltar ao topo