Flamengo e São Paulo reeditam final da Copa do Brasil em momentos muito diferentes
Campeão, São Paulo vive clima de fim de festa em despedida de 2023, enquanto o Flamengo ainda busca vaga direta na Libertadores

São Paulo e Flamengo vão se enfrentar às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (06), em jogo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marca uma repetição da jornada derradeira da edição de 2020, em circunstâncias diferentes, claro, e, também, repetição da grande final da Copa do Brasil, vencida pelo Tricolor paulista. Para esta partida, no entanto, as equipes chegam em momentos bem diferentes.
Campeão do mata-mata nacional, o São Paulo já está com a vida resolvida no Campeonato Brasileiro e, com vaga garantida na Libertadores, o clima é de fim de festa. O Flamengo, por sua vez, não luta pelo título em pontos corridos, mas ainda precisa garantir a vaga na Libertadores no Morumbi. São só algumas das nuances que envolvem o duelo de dois dos maiores clubes do Brasil.

São Paulo em ritmo de férias na despedida do ano
A despedida oficial da temporada é mera formalidade para um São Paulo que já conduzia o Brasileirão em ritmo de férias há um bom tempo. Com vaga garantida na Libertadores desde o título da Copa do Brasil, o Tricolor passou a viver situação mais tranquila no Brasileirão com a vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, no início de dezembro. Foi quando a equipe chegou a 45 pontos, número estipulado por Dorival Júnior como meta para ter mais tranquilidade na competição.
Mas as “férias”, de fato, demoraram a chegar. O São Paulo só garantiu matematicamente a permanência na Série A há dois jogos, com a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, na Fonte Nova, pela 36ª rodada do Brasileirão. Foi também a primeira e única vez que o Tricolor venceu uma partida como visitante na competição.
Após o jogo em Salvador, Dorival afirmou que a equipe não baixaria o ritmo nas duas últimas rodadas, mesmo sem grandes objetivos por que lutar desde então. Verdade seja dita, o São Paulo fez um enfrentamento de igual para igual e poderia ter saído com melhor sorte da derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, no Mineirão, no último sábado (2).
– A motivação é a mesma de sempre. Buscando o melhor resultado possível. Respeitando Atlético e Flamengo, os nossos dois adversários. O trabalho segue, é uma sequência natural. Não podemos nos dar por satisfeitos em momento algum. Temos que continuar trabalhando, intensificando e melhorando o rendimento do grupo – assegura o treinador.
Trata-se de um discurso em tom recorrente de Dorival. O técnico chegou a citar o “caráter” da equipe para brigar por pontos até o fim do Brasileirão. Mas o técnico também conseguiu aproveitar as últimas rodadas da competição para fazer testes e observar jogadores de olho em 2024. Prova disso é que ele não repetiu uma vez sequer a escalação nos 14 jogos desde o título da Copa do Brasil.
Para esta última rodada, resta ao Tricolor brigar para subir posições na tabela. Atualmente, o São Paulo é 11º colocado na competição, com 50 pontos, e pode subir no máximo para a nona colocação, em caso de vitória. Dois postos em uma zona intermediária da classificação, podem até não parecer muita coisa. Mas o clube está de olho também na premiação do Brasileirão para fechar as contas em 2023.

Tite traz novo ar ao Flamengo após saída de Sampaoli
É inegável que o Flamengo melhorou bastante depois da final da Copa do Brasil, tanto dentro quanto fora dos gramados. A equipe trocou de treinador, oficializando a saída de Sampaoli após passagem bastante conturbada e anunciando a chegada de Tite, pouco tempo depois. Os resultados reapareceram desde o desembarcar do novo comandante, mas a principal diferença é no clima interno.
O dia a dia no Flamengo era pesado com Sampaoli, especialmente depois do primeiro episódio de agressão do clube em 2023, que envolveu o preparador físico Pablo Fernández, era bastante pesado. Por isso, o sentimento interno depois da saída do argentino foi de alívio, e o Rubro-Negro pôde virar a página para voltar ao protagonismo. Dá para dizer que deu certo.

Os torcedores até se decepcionaram por não estarem na briga pelo título na última rodada, mas, se o Flamengo está tranquilo no G-4, é muito pelo que Tite fez. O time ainda oscila, é verdade, embora a melhora seja evidente em praticamente todos os setores. A defesa está mais sólida e sofre menos gols, o meio-campo mais arrumado, medalhões como Pedro e Arrascaeta ressurgiram, e outros desacreditados, como Cebolinha, se tornaram fundamentais.
Flamengo ainda quer confirmar vaga na Libertadores
Ao contrário do São Paulo, o Flamengo ainda tem algo a disputar na última rodada do Campeonato Brasileiro. A vaga direta na fase de grupos da Libertadores está bem encaminhada, mas não definida, ou seja, uma vitória no Morumbi é essencial. Empate ou derrota deixaria o destino do Rubro-Negro nas mãos de resultados paralelos de Grêmio e Botafogo, concorrentes diretos pela classificação.
Dessa forma, é até natural que o Flamengo saia mais para o jogo, busque a vitória e, de certa forma, seja favorito a ela. O São Paulo, por sua vez, quer deixar uma boa impressão ao torcedor em uma temporada decepcionante no Campeonato Brasileiro, mas que deu a glória da Copa do Brasil pela primeira vez, então é classificada, com justiça, como um ótimo ano.