Brasileirão 2025: Os técnicos do futebol brasileiro que estão livres no mercado
Entre medalhões, supercampeões e promissores, há muitos treinadores interessantes e sem emprego para os times brasileiros em 2025

A alta rotação de técnicos no futebol brasileiro sempre rende um olhar especial para as opções disponíveis no mercado. Não é diferente em 2025, quando, novamente, a primeira rodada do Brasileirão já teve um demitido (Mano Menezes no Fluminense), a terceira outro (Pedro Caixinha no Santos) e há mais profissionais pressionados em seus cargos.
Antes mesmo do início do principal torneio nacional neste ano, Cruzeiro e Mirassol trocaram de treinadores, demitindo Fernando Diniz e Eduardo Barroca, respectivamente. Entre medalhões, supercampeões, promissores e jovens, confira os principais técnicos sem clube que podem voltar a trabalhar no Brasil em 2025.
Dorival Júnior

Recém-demitido da seleção brasileira, o experiente técnico é sempre uma sombra no mercado por seu tamanho. Campeão da Copa do Brasil com o São Paulo em 2023, Dorival até hoje deixa saudades no Morumbi pela forma que saiu, justamente para assumir o Brasil, e pode reaparecer no Tricolor caso Luis Zubeldía saia. Com outros técnicos pressionados no futebol nacional, o profissional de 62 anos virar uma óbvia sombra.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Luís Castro

O técnico português ex-Botafogo foi disputado no mercado brasileiro em 2025. Cruzeiro, Santos, Atlético Mineiro e Vasco foram os clubes vincados a Luís Castro para esta temporada, mas ele assumiu que não pretende voltar a trabalhar no curto prazo. O comandante foi demitido do Al-Nassr em setembro de 2024.
— Aquilo que posso dizer neste momento é que a minha intenção será voltar ao trabalho apenas em junho ou julho do ano que vem. Confirmo que recebi abordagens de clubes brasileiros, que tenho conversado com alguns e tenho expressado esta minha intenção — revelou ao jornal “A Bola”, em dezembro do ano passado.
Tite

O técnico só fez um trabalho no Brasil desde sua saída seleção brasileira após oito anos. Foi no Flamengo, no último ano, quando teve respaldo da diretoria de janeiro até setembro, porém não conseguiu emplacar sua filosofia e nem tirar o melhor dos jogadores.
Apesar de campeão estadual, o Rubro-Negro de Tite não lutou pelo Brasileirão, caiu na Libertadores e mesmo que tenha levado a Copa do Brasil, foi com Filipe Luís no comando, já após a demissão do medalhão. O treinador de 63 anos teve o nome vinculado ao Botafogo nas últimas semanas, mas Renato Paiva ganhou o cargo.
Fernando Diniz

Como citado, o técnico campeão da Libertadores de 2023 caiu no Cruzeiro no primeiro mês de 2025, clube que assumiu apenas em setembro do ano passado. Antes, ele acumulou um trabalho de mais de dois anos no Fluminense, onde, além de conquistar a América, levou um Campeonato Carioca e uma Recopa Sul-Americana.
Diniz segue disponível no mercado. Segundo apuração da Trivela, chegou a acertar bases salariais com o São Paulo para substituir Zubeldía em momento de pressão na temporada.
Hernán Crespo

Campeão paulista pelo São Paulo em 2021, o argentino vira e mexe tem o nome envolvido em clubes brasileiros — os mais recentes, Grêmio e Botafogo. Desde que foi demitido no Tricolor Paulista, Crespo treinou apenas no Oriente Médio: o Al-Duhail, do Catar, entre 2022 e 2023, e o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, entre 2023 e 2024.
Em ambos, o técnico de 49 anos teve sucesso. Foi campeão do Campeonato Catari e duas copas locais. Já nos Emirados, conquistou a glória máxima do continente: a Champions League da Ásia.
Jorge Sampaoli

Polêmico, excêntrico e por vezes taxado de “reclamão” por reforços, Sampaoli sempre causa sentimentos mistos e acumula trabalhos bons e ruins, especialmente no Brasil. No Santos, conquistou um vice no Brasileirão de 2019 com gigantes méritos pelo contexto do time na época.
Já no Atlético Mineiro (2020-2021) e no Flamengo (2023) ficou abaixo pela exigência de títulos com elenco qualificado. Ao menos no Galo teve mais desempenho, bem diferente de sua passagem no Rubro-Negro. O comandante argentino está sem clube desde que foi demitido pelo Rennes, da França.
Outros técnicos sem clube
- António Oliveira
- Mano Menezes
- Alex
- Gabriel Heinze
- Lisca
- Paulo Pezzolano
- Paulo Turra
- Gabriel Milito
- Vanderlei Luxemburgo
- Felipão
- Pedro Caixinha
Técnicos dos times do Brasileirão 2025
- Atlético-MG: Cuca
- Bahia: Rogério Ceni
- Botafogo: Renato Paiva
- Bragantino: Fernando Seabra
- Ceará: Léo Condé
- Corinthians: Ramón Díaz
- Cruzeiro: Leonardo Jardim
- Flamengo: Filipe Luís
- Fluminense: Renato Gaúcho
- Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda
- Grêmio: Gustavo Quinteros
- Internacional: Roger Machado
- Juventude: Fábio Matias
- Mirassol: Rafael Guanaes
- Palmeiras: Abel Ferreira
- Santos: Sem técnico
- São Paulo: Luis Zubeldía
- Sport: Pepa
- Vasco: Fabio Carille
- Vitória: Thiago Carpini