Brasileirão Série A

Botafogo conta com Tiquinho Soares para tirar, de vez, o Flamengo da disputa pelo Brasileiro

Botafogo tem aproveitamento superior com Tiquinho Soares em campo, e atacante volta de lesão justamente no clássico contra o Flamengo

O Botafogo tem um reforço importante para o clássico com o Flamengo e para tentar seguir embalado no Campeonato Brasileiro. Agora eliminado da Copa Sul-Americana, o Glorioso foca totalmente na disputa do título nacional e, para isso, vai ter a volta do atacante Tiquinho Soares, neste sábado, às 21h (horário de Brasília), no Nilton Santos, pela 22ª rodada da competição. Recuperado de lesão no joelho esquerdo, o camisa 9 será relacionado e pode começar jogando. E isso, é claro, é um bom sinal para o clube, que pode tirar, de vez, o Flamengo da disputa pelo título da competição.

Artilheiro do Botafogo na temporada e no Campeonato Brasileiro, Tiquinho Soares está recuperado do estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, sofrido no começo de agosto, na partida contra o Cruzeiro, no Mineirão. Desde então, o Glorioso teve seis partidas, com apenas duas vitórias, três empates e uma derrota. Esse resultado negativo, aliás, aconteceu na última quarta-feira, para o Defensa y Justicia e, além de fazer o time ser eliminado da Copa Sul-Americana, também acabou com uma longa invencibilidade que já durava 19 partidas.

E os números comprovam a importância de Tiquinho Sores para o Botafogo. E não só pelos 25 gols na temporada, sendo 16 no Brasileirão. Com o camisa 9 em campo, o Glorioso tem 74,6% de aproveitamento nas 38 partidas que ele disputou na temporada. Já nos 16 jogos sem Tiquinho Soares em 2023, o aproveitamento cai para 56,2%.

Além dos gols e assistências (são oito em 2023), Tiquinho Soares também é importante para a dinâmica do jogo do time de Bruno Lage. O camisa 9 muitas vezes sai da área para ajudar as armas as jogadas e aparece bastante pelo lado esquerdo do campo, não ficando restrito à área. E isso sem falar, é claro, na liderança técnica e anímica dentro de campo. Apesar de tímido fora de campo, o atacante costuma ser bastante participativo e conversa com os companheiros de time durante as partidas.

Provável escalação do Botafogo contra o Flamengo

Tiquinho Soares fez um tratamento intensivo, chegando a fazer três sessões de fisioterapia por dia, para se recuperar da lesão no joelho esquerdo. Na última quinta-feira, ele treinou com o time sub-20 e com os jogadores que não foram relacionados para o duelo com o Defensa y Justicia. Já na sexta, ele trabalhou com o grupo principal. Mas sua escalação ainda é uma dúvida. É possível que, por estar voltando de lesão, Tiquinho comece no banco e Diego Costa seja o titular.

Além disso, também há dúvidas no meio e nas pontas. Caso Bruno Lage queira manter Gabriel Pires no meio, Tchê Tchê pode atuar pela direita, como fez contra o Defensa y Justicia. Mas, se optar por usar dois pontas, Júnior Santos pode voltar o time no lugar de um dos meias.

De acordo com o “GE”, a provável escalação do Botafogo é: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal; Marlon Freitas, Gabriel Pires, Eduardo; Tchê Tchê (Júnior Santos), Diego Costa (Tiquinho Soares), Victor Sá.

Com 51 pontos, o Botafogo tem 11 a mais que o vice-líder Palmeiras. Além disso, tem 15 a mais que o rival Flamengo, que é o 4º colocado. O Glorioso encara o clássico deste sábado como uma oportunidade para tirar, de vez, o Rubro-Negro da disputa pelo título do Brasileirão. O time de Bruno Lage poderia abrir 18 pontos para o de Sampaoli, e restariam 16 partidas na competição.

Tiquinho Soares fez tratamento intensivo e volta antes do esperado para os jogos do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Números do Botafogo com e sem Tiquinho Sores em 2023

Botafogo com Tiquinho Soares

  • 38 jogos
  • 26 vitórias
  • 7 empates
  • 5 derrotas
  • 74,6% de aproveitamento
  • 70 gols marcados – média de 1,84 por partida

Botafogo sem Tiquinho Soares

  • 16 jogos
  • 7 vitórias
  • 6 empates
  • 3 derrotas
  • 56,2% de aproveitamento
  • 23 gols marcados – média de 1,43 por partida

Os últimos cinco duelos entre Botafogo x Flamengo

Brazil Serie A 30/04/23

Flamengo

Flamengo

2
Botafogo

Botafogo

3

Brazil Campeonato Carioca 25/02/23

Botafogo

Botafogo

0
Flamengo

Flamengo

1

Brazil Serie A 28/08/22

Botafogo

Botafogo

0
Flamengo

Flamengo

1

Brazil Serie A 08/05/22

Flamengo

Flamengo

0
Botafogo

Botafogo

1

Brazil Campeonato Carioca 23/02/22

Botafogo

Botafogo

1
Flamengo

Flamengo

3
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo