Os jogadores do Atlético-MG que terão uma chance de ouro contra o Cuiabá
Gabriel Milito pode fazer algumas alterações no time por conta da sequência de jogos desgastante do Galo
Diante de uma maratona de jogos, o Atlético-MG pode entrar em campo neste sábado (17), às 16h, contra o Cuiabá, com um time modificado. Muitos jogadores praticamente não tiveram descanso, e podem dar vaga a outras peças, que veem a partida como uma chance de ouro.
O Atlético vem de seis jogos nas últimas três semanas, sendo dois duelos eliminatórios pela Copa do Brasil, um clássico contra o Cruzeiro e a idas das oitavas daLibertadores, que terá a volta já na terça (20). Jogo que é prioridade para o Galo.
Nessa sequência, muitos jogadores, como Junior Alonso, Arana, Paulinho e Scarpa, atuaram quase que em todos os minutos, e podem estar desgastados fisicamente.
Gabriel Milito já disse que não vai priorizar campeonatos, mas, pensando no desgaste físico dos atletas, (e, por mais que ele não admita, na importância maior que a Libertadores tem), pode ter que fazer algumas alterações, dando grande oportunidade a outros jogadores.
Copa do Brasil 13/09/24
E
Sao Paulo
0
Atletico Mineiro
0
Brazil Serie A 01/09/24
V
Gremio
2
Atletico Mineiro
3
Copa do Brasil 29/08/24
V
Sao Paulo
0
Atletico Mineiro
1
Brazil Serie A 25/08/24
D
Fluminense
2
Atletico Mineiro
0
Copa Libertadores 21/08/24
V
San Lorenzo
0
Atletico Mineiro
1
Chance para os que voltam de lesão no Atlético?
O Atlético tem três jogadores muito importantes para o elenco que retornaram recentemente de lesão e podem ganhar mais minutos para recuperar espaço nesse duelo contra o Cuiabá.
O meia argentino Matías Zaracho era o único considerado titular dos três. Ele voltou há duas semanas, mas não recuperou ainda sua vaga no time principal, que hoje é de Alan Franco — e/ou Bernard… às vezes Fausto Vera.
Como é o que tem mais tempo desde o retorno, pode ser escolhido para começar a partida visando, principalmente, um time mais ofensivo e qualificado com a bola no pé, algo que ele contribuiu mais que Franco. O retorno do argentino ao time titular tem o apelo da torcida.
Outro que retornou há duas semanas é o lateral-esquerdo Rubens. Reserva de Arana, ele se lesionou gravemente justamente quando foi substituir o lateral, que estava sendo poupado.
Agora, o cria da base do Galo pode ter a primeira chance como titular desde a lesão, já que Arana vem em uma grande sequência de jogos — incluindo Copa América com a Seleção Brasileira —, e pode ter que ser poupado, ou jogar menos minutos.
Por fim, quem teve o retorno mais recente foi Alisson. O ponta jogou os minutos finais do duelo contra o San Lorenzo na última terça (13), voltando a atuar após quase dois meses.
Alisson é o substituto natural de Scarpa, outro que pode ser preservado diante da longa sequência de jogos e minutos em campo. Mas, mesmo que o ala-direito não seja poupado, é provável vermos o jovem por mais minutos em campo, até para recuperar o ritmo de jogo.
Outras alterações que podem acontecer são na defesa, com Lyanco e Bruno Fuchs, que brigam por vaga com Battaglia e Saravia, ganhando uma oportunidade.
Com exceção de Alisson e Rubens, que disputam com dois titulares absolutos, todos os citados têm boas chances de cavarem uma vaga no time titular do Galo se forem bem, por isso essa partida pode ser a chance de ouro deles.
Deyverson em busca da lei do ex
Quem pode aproveitar o jogo contra o Cuiabá é o atacante Deyverson. Recém-chegado ao Galo, justamente saindo do time mato-grossense, o jogador pode evocar a “lei do ex”, tradicional no futebol brasileiro, para marcar pela primeira vez pelo Galo.
Deyverson tem apenas dois jogos pelo Galo, que somados dão basicamente um jogo completo. Foi bem dentro do possível e deu dinâmica diferente ao ataque atleticano, e agora vai atuar pela primeira vez na Arena MRV.
Atlético tem histórico (muito) favorável contra o Cuiabá
No primeiro turno, o Atlético foi até a Arena Pantanal também com alterações, como Arana e Hulk poupados, e venceu, com autoridade, por 3 a 0, com grande atuação de Vargas, que poderia ser outro a ter uma oportunidade, mas vai ficar de fora por lesão.
Na história do confronto, o Atlético nunca perdeu para o Cuiabá. São sete jogos, com seis vitórias e um empate. Nos jogos em Belo Horizonte, o Galo venceu todos. O Dourado só marcou dois gols contra o Alvinegro, que colocou a bola na rede por 15 vezes nos duelos.
Fundado no início do século, o Cuiabá tem um história recente na Série A, chegando a elite nacional em 2021, ano que foi, pela primeira vez, adversário do Atlético. Na campanha campeã do Galo, ele bateu os mato-grossenses duas vezes: 1 a 0 fora e 2 a 1 em casa.