Brasileirão Série A

Quebra-cabeças do Atlético-MG: Hulk, suspenso, pode pegar mais de um jogo, e Felipão pode perder outra peça-chave

Suspenso, Hulk desfalca o Atlético no próximo jogo, mas pode pegar gancho ainda maior por alguns motivos, enquanto o meia Rubens é dúvida

O Atlético-MG iniciou mais uma semana de trabalhos nesta segunda-feira (6) após o decepcionante empate contra o lanterna América-MG no último sábado (4). O técnico Felipão tem novidades positivas e negativas. A pior delas é a ausência de Hulk, expulso no fim do jogo por reclamação com a arbitragem, o que pode gerar para ele mais do que um jogo de suspensão. O treinador ainda não sabe se vai poder contar com Rubens. Por outro lado, Alan Kardec está de volta.

Começando por Hulk, que foi expulso nos minutos finais do clássico após reclamar de uma falta que o juiz marcou, levar amarelo, xingar o árbitro, fazer sinal de roubo e, consequentemente, levar o vermelho. O atacante ainda saiu de campo revoltado, discutiu também com o quarto árbitro e foi aos microfones falar mal da arbitragem e avisar que iria embora do Brasil em um mês.

Na madrugada após o jogo, Hulk foi até as suas redes sociais pedir desculpas a todos pelo ocorrido. Ele assumiu que foi expulso de forma correta e que o gesto e as atitudes dele não foram certas. Ele também se desculpou com os companheiros, a diretoria e a torcida do Atlético.

Pela expulsão, é certo que Hulk vai ser desfalque do Atlético no próximo jogo, contra o Corinthians, na quinta-feira (9). Mas essa pena pode aumentar. Todo cartão vermelho é julgado no STJD, mas o atacante ainda vai carregar com ele alguns agravantes. Primeiro as falas contra a arbitragem, tanto as que foram diretas aos árbitros quanto as que saíram nos microfones na saída de campo. Em seguida, o gesto de roubo feito por ele com as mãos. Por fim, ele é reincidente nesse tipo de caso, de expulsão por reclamação, pois, justamente contra o América-MG, no primeiro turno, a mesma situação aconteceu.

Com esses agravantes, Hulk pode pegar um gancho maior de jogos de suspensão. Ele tem o vídeo de desculpas publicado horas após o jogo como algo para usar em sua defesa. Mas, no momento, tem mais contras do que prós no processo. O julgamento ainda não foi anunciado, portanto não tem data marcada.

Associação de Árbitros reforça crítica e punição a Hulk

A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut), criada pelos árbitros do país em junho de 2023, soltou em suas redes sociais uma nota de repúdio contra as atitudes de Hulk no clássico contra o América. A associação vê como “abominável” o ato do jogador e citou que ele é um exemplo para o público infantil e por isso essa ação ficou ainda pior. A Abrafut fará uma nota de infração no STJD: “Que ele prove na justiça as acusações feitas em campo”.

Reincidência de Hulk

Por coincidência, a outra expulsão direta de Hulk na temporada foi justamente contra o América-MG, no primeiro turno. Ele foi advertido com um cartão amarelo por reclamação durante o jogo e recebeu um novo após o apito final, por reclamar novamente com a arbitragem, que havia se reunido no centro do campo e comemorado a atuação deles na partida. Para o jogador, eles não deviam fazer isso e ele foi questionar o porquê da comemoração. Após ser expulso, ele ainda aplaudiu a arbitragem.

Na ocasião, Hulk foi julgado pelo STJD, que manteve apenas um jogo de suspensão e aplicou uma advertência. Sobre o gesto de roubo, a entidade que julga desportivamente o futebol brasileiro teve um caso parecido recentemente, quando o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, fez algo do tipo no jogo contra o Grêmio. O português foi julgado e pegou um ganho de dois jogos de suspensão, com o agravante que, além do gesto, ele ainda falou para a câmera “isso é roubar”.

Histórico de reclamações de Hulk

Desde que chegou ao Brasil, Hulk ficou marcado por árbitros, torcedores e jornalistas como um grande craque decisivo, mas também como “reclamação”. O atacante sempre comentou de forma ríspida contra arbitragens em seu tempo no país. Neste ano, como capitão, ele recebeu incríveis 14 cartões amarelos por reclamação, até que chegou o momento que ele decidiu abrir mão da faixa por se sentir perseguido.

Desde que abriu mão de ser capitão, as reclamações dele (com árbitros e nos microfones) diminuíram e, consequentemente, os cartões também. Mas, próximo de provar o ponto de que era perseguido pela arbitragem, ele “chutou o balde” ao levar um cartão infantil contra o Athletico-PR há cerca de dois meses. Agora, volta a mostrar sua revolta contra os donos do apito e pode até pegar um gancho maior pelo gesto e pela forma como falou.

Rubens pode ser outro desfalque para o Atlético

Além de Hulk, o técnico Felipão também pode ter outro desfalque importante para a partida contra o Corinthians. No duelo com o América-MG, o meia Rubens, que se tornou titular e peça importante do time, deixou o campo de ambulância após um choque de cabeça com Rodriguinho, lateral adversário, ainda no primeiro tempo. O atleticano teve menos problemas, já que conseguiu entrar no veículo caminhando, enquanto o americano teve que ser imobilizado na maca.

Após exames no hospital, Rubens levou oito pontos na cabeça e foi liberado sem demais problemas. Ele retornou para Belo Horizonte com a equipe do Atlético, mas ficou de fora do treino desta segunda (6), indo apenas na fisioterapia. A Trivela questionou o Galo se o jogador tem condições legais e físicas para atuar contra o Corinthians. Fisicamente, é preciso ver como ele vai evoluir até o dia da viagem.

Já legalmente, o questionamento partiu pois há uma protocolo de concussão recente que impede que jogadores voltem a campo após choques de cabeça e também que eles atuem nas partidas seguintes em caso de algo mais grave. No entanto, o caso de Rubens não entra nisso: “Não vai precisar cumprir o protocolo da Fifa e da CBF, pois não teve nenhum trauma neurológico”.

Diferente de Rubens, Rodriguinho, do América, sofreu traumatismo cranioencefálico e fratura de ossos da face e ainda está em observação em Uberlândia, onde o jogo aconteceu. Ele está bem e estável, apenas com dores no ombro direito. O jogador deve ser liberado ainda nesta segunda (6) e retorna para Belo Horizonte com os médicos do América na terça (7).

Alan Kardec de volta

Sem Hulk, Paulinho, que foi convocado para a Seleção Brasileira por Fernando Diniz, terá que ter um novo companheiro de ataque. Para isso, Felipão ganhou a opção de Alan Kardec, que se recuperou de lesão muscular na coxa direita e está liberado pelo DM para atuar. Apesar do retorno do atacante, ele deve iniciar no banco pela falta de ritmo de jogo. Se mantiver o esquema, Felipão deve optar por Pavón para a vaga de Hulk. Os jovens Cadu e Isaac correm por fora.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo