Em clássicos, o São Paulo pode confiar: toca no Calleri, que é (quase sempre) gol
Calleri tem Santos como rival preferido e já marcou 13 gols em clássicos desde que voltou ao São Paulo

O torcedor que for ao MorumBIS nesta quarta-feira (14), às 19h30 (horário de Brasília), para empurrar o São Paulo no duelo com o Santos tomará seu assento nas arquibancadas com uma certeza quase absoluta: pode tocar no Calleri, que será gol. Ou ao menos, tem sido assim para o argentino nas partidas contra os rivais paulistas. O centroavante defende no SanSão válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista um histórico de ser (muito) decisivo em clássicos.
O 2024 do camisa 9 até agora não deixa dúvidas. Calleri deixou sua marca e fez história nos dois confrontos do Tricolor com rivais na temporada. Contra o Corinthians, o atacante marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 que encerrou o tabu do São Paulo de nunca ter vencido um Majestoso na Neo Química Arena. Depois, o centroavante até passou em branco nos 90 minutos do duelo com o Palmeiras na final da Supercopa do Brasil. Mas depois, ele abriu a disputa de pênaltis e converteu a sua cobrança para ajudar o clube a sair do Mineirão com o título inédito.
Mais dois momentos decisivos de um centroavante que não foge de sua responsabilidade em clássicos e que é cada vez mais ídolo do clube. Tanto pelos gols quanto pelas palavras. Em entrevista após o título sobre o Palmeiras, Calleri deixou transparecer todo o seu sentimento pelo São Paulo.
– O São Paulo é o melhor do Brasil, o mais grande. E agora, acho que não há dúvidas. Os caras conseguiram ganhar tudo. Sempre vou ser grato a todo mundo aqui. Sempre vou falar o mesmo, sou repetitivo. Desde que cheguei, o Rogério foi quem iniciou tudo. O Dorival seguiu o caminho e ganhou a Copa do Brasil. E agora vem o professor, um cara muito trabalhador, jovem. É um cara que está seguindo o trabalho do Rogério e Dorival, e a gente vai por essa linha – disse o argentino com a medalha de campeão da Supercopa pendurada no pescoço.
CALLERI:
“O São Paulo já era o melhor do Brasil. O maior, e agora acho que não tem dúvidas. Os caras conseguiram ganhar tudo” pic.twitter.com/Sy1gRD1pbB
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) February 4, 2024
Dias antes, em Itaquera, o “Rei dos Clássicos” para o São Paulo já havia dado o tom do que os gols diante dos rivais representam para ele. São muito importantes, históricos, claro. Mas ele foi taxativo ao dizer que “fazer história” é ser campeão – como ele foi na Supercopa e no título inédito da Copa do Brasil, com direito a gol marcado no Maracanã, na final diante do Flamengo.
“Entrar na história é sair campeão da Copa do Brasil. Hoje foi um bonito jogo, Corinthians não vem muito bem e conseguimos a vitória. Tomara que o São Paulo volte a ser o que foi 15, dez anos atrás. Que volte a ser campeão normalmente e que todos que estão aqui fiquem contentes de vestir essa camisa, porque para nós é um privilégio” (Calleri)
Santos é rival “preferido”
A temporada atual foi perfeita até agora para o centroavante, mas a verdade é que Calleri se acostumou com os gols marcados em arquirrivais desde que retornou ao São Paulo, em agosto de 2021. O centroavante disputou 29 clássicos neste período e marcou 13 gols – uma média de 0,44 por partida. Nesta quarta-feira, o argentino ainda terá pela frente o seu rival “preferido”.
Calleri enfrentou o Santos em apenas seis clássicos e marcou cinco gols – quase um por jogo. Inclusive, o camisa 9 balançou as redes duas vezes na última vez em que esteve em campo contra o Peixe. Foi na goleada por 4 a 1 pelo Brasileirão de 2023.
Agora, o rival em que ele mais marcou é outro, o Corinthians, mas em um número bem maior de confrontos. O centroavante marcou seis gols em 11 Majestosos. De todos, o Palmeiras é o adversário mais difícil. Foram apenas dois gols em 12 confrontos.
Os números de Calleri em clássicos:
- Contra o Corinthians: 6 gols em 11 clássicos
- Contra o Palmeiras: 2 gols em 12 clássicos
- Contra o Santos: 5 gols em 6 clássicos
Próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Santos – Campeonato Paulista – quarta-feira, 14 de fevereiro, 19h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Red Bull Bragantino – Campeonato Paulista – sábado, 17 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília);
- Inter de Limeira x São Paulo – Campeonato Paulista – quarta-feira, 21 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília).