Apresentado no Santos, Mattos troca intensidade no mercado por gestão humana do elenco
Novo homem forte do futebol do Peixe, o executivo assinou contrato até o fim de 2026

Já com algumas semanas de trabalho no CT Rei Pelé, Alexandre Mattos foi oficialmente apresentado, nesta quarta-feira (25), como executivo de futebol do Santos. Ele substitui o ex-CEO Pedro Martins. Muito conhecido por sua intensidade no mercado, o dirigente, que firmou contrato até o fim de 2026, desembarcou na Vila Belmiro com uma missão distinta daquela que lhe tornou famoso: ao invés de efetuar muitas contratações, olhar para o lado humano do atual elenco.
Na visão de Mattos, o Santos possui um grupo de jogadores qualificado, mas que, num primeiro momento, precisa encontrar confiança para corresponder às expectativas da diretoria, que montou o elenco, e dos torcedores.
Alexandre Mattos é o novo Executivo de Futebol do Santos FC! ⚪⚫
— Santos FC (@SantosFC) June 5, 2025
O Santos FC confirma oficialmente a contratação de Alexandre Mattos para o cargo de Executivo de Futebol. O experiente profissional conquistou vários títulos, entre eles quatro Campeonatos Brasileiros e uma Copa… pic.twitter.com/wUkRpmG9b3
Mas, ainda assim, caberá a ele fazer ajustes com a chegada de alguns poucos reforços, uma vez que a maioria dos atletas que interessam ao Santos, segundo Mattos, já completaram mais de sete jogos no Campeonato Brasileiro.
— Quando recebi o convite, analisei o elenco do Santos. Com muita tranquilidade falo que é um bom elenco. Precisa de um ajuste ou outro como qualquer outro elenco do mundo. Nesse começo pregamos gestão humana. Temos bons jogadores. Uma expectativa enorme em cima deles que, por um momento ou outro, tentam se adaptar e buscar confiança. Precisamos e muito resgatar alguns jogadores. Esse é o maior trabalho do momento. Faço isso desde o primeiro dia com a comissão técnica. E com calma fazer ajustes — iniciou o executivo.
— O momento é de muita calma e tranquilidade para não trocarmos os pés pelas mãos. Estamos no meio da temporada, com a janela de transferências aberta e vivendo uma pausa no campeonato. A maioria dos jogadores que nos interessam já foi utilizado por mais de sete jogos no Brasileirão. As opções disponíveis são restritas e que estão fora do país. Então, precisamos ter equilíbrio na parte financeira. Não faremos loucuras. A gestão será priorizada dentro das possibilidades. Temos total confiança no nosso elenco e ontem tivemos uma grande notícia, que foi a renovação do Neymar. Sem dúvida vai ser e já é um dos principais atletas do nosso futebol. O Santos está bem servido, algumas situações pontuais são necessárias e serão feitas — acrescentou Mattos.
Mattos admite negociações em dois reforços
O executivo, inclusive, sem entrar em muitos detalhes, confirmou que negocia as chegadas do lateral-direito Igor Vinícius, de saída do São Paulo, e do meio-campista Willian Arão, sem clube desde que deixou o Panathinaikos, da Grécia, no mês passado.
— Sempre aguardo estar tudo assinado, acertado para confirmar. É público o interesse, temos diálogo com atletas que foram avaliados e confirmados pela comissão técnica dentro da realidade financeira do Santos. Demonstraram interesse total de vir. E só virão quem respeita e quer o Santos. Não virá quem está frustrado. Interessa quem tem possibilidade e escolhe o Santos. É o caso dos dois. Não podemos confirmar, tem processo a ser finalizado. Se tudo der certo, vamos confirmar de maneira oficial
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Qual é a situação de Gabriel Verón no Santos?
Profundo conhecedor do atacante Gabriel Verón, com quem trabalhou na transição das categorias de base para o elenco profissional do Palmeiras e no Cruzeiro, na temporada passada, Mattos elogiou as características do jogador, mas reconheceu que talvez o melhor para o atleta seja deixar a Vila Belmiro, naquela que pode ser a última grande oportunidade em um gigante do futebol brasileiro.
— O Verón tem uma possibilidade de saída, mas isso só é confirmado na assinatura. Duas ou três equipes demonstraram interesse na sua contratação, conversamos com ele e empresários, vamos esperar confirmar. Há um consenso sobre o melhor para a carreira dele. Conheço o Verón há muitos anos. Eu fiz o primeiro contrato profissional no Palmeiras e trabalhei com ele no Cruzeiro. É um jovem de qualidade, mas talvez o melhor para ele seja sair — comentou.
Últimas notícias do Santos:
Expectativas do Santos na visão de Mattos
Executivo de futebol que levou Cruzeiro e Palmeiras a grandes conquistas nacionais, Mattos foi contratado pelo Santos com a equipe na parte de baixo da tabela. Mas uma exigência do novo executivo a partir de agora será para que o elenco assuma um protagonismo que permita ao clube brigar na parte de cima do Brasileirão.
— O Santos tem que pensar sempre grande. Eu não estava aqui, mas me ponho como responsável junto. O Santos tem que pensar sempre nas grandes brigas. Temos que prometer trabalho. Muito trabalho. Acordo e durmo pensando no Santos, almoço, falo no telefone, viajo. Tudo em prol do Santos. Farei de tudo para pensarmos e concretizarmos sonhos. Com o Santos brigando na parte de cima, classificando para campeonatos internacionais, tendo protagonismo. Vamos buscar e exigir isso de todo profissional — prometeu o novo homem forte do futebol alvinegro.
Por fim, Mattos garantiu que na sua gestão o Santos dará prioridade para os Meninos da Vila e fará a utilização de jovens revelados nas categorias de base de maneira organizada, pois isso é algo que está na “essência do Clube”.