Jornalista grego detalha os últimos anos de Willian Arão, que negocia com o Santos
Meio-campista de 33 anos está sem clube desde que deixou o Panathinaikos, no mês passado

De olho na abertura da próxima janela de transferências – entre 10 de julho e 2 de setembro -, o Santos tenta se acertar com algumas peças visando a continuidade do Campeonato Brasileiro. Liderado pelo executivo de futebol Alexandre Mattos, o Peixe tem conversas em andamento com o lateral-direito Igor Vinícius e negocia o retorno do meio-campista Willian Arão ao futebol brasileiro.
Revelado pelo Corinthians, mas com passagens por Botafogo, Flamengo e Fenerbahçe, da Turquia, Arão está livre no mercado desde que deixou o Panathinaikos, da Grécia, no mês passado. Ao todo, o volante de 33 anos defendeu o clube grego por duas temporadas.
Por isso, o momento do jogador é um verdadeiro ponto de interrogação para o torcedor do Santos.
Diante do mistério, a Trivela foi em busca de informações sobre o atleta com um jornalista que acompanhou Arão de perto na terra do Monte Olimpo – o lar dos deuses.
Best wishes in the next chapter of your career @willianarao . Thank you for your time at Panathinaikos. ☘️#PAOFC #Panathinaikos pic.twitter.com/zt0zmslVJ7
— Panathinaikos F.C. (@paofc_) May 20, 2025
Willian Arão sofreu com as mudanças de técnicos
Repórter que acompanha o dia a dia do Panathinaikos na “Gazzetta“, Sotiris Mykoniou explica que após um primeiro ano bem interessante atuando como volante e, às vezes, como zagueiro, Arão sofreu com as constantes mudanças de técnicos da equipe e foi gradativamente perdendo espaço na segunda temporada pelo clube.
— O primeiro ano do Arão na Grécia foi muito bom. Ele iniciou a sua trajetória como um meio-campista defensivo, mas, aos poucos, foi fazendo alguns jogos como zagueiro e desempenhou muito bem também. Em seu segundo ano, começou a temporada como o principal volante do time, que tinha o uruguaio Diego Alonso como treinador. Essa condição foi mantida até o momento em que Alonso foi demitido e o português Rui Vitória chegou ao clube. A partir de então, o Arão começou a não se sair bem — recorda o jornalista.

Mykoniou salienta que em dois anos o Panathinaikos contou com cinco treinadores distintos. E a pedido do treinador português, a diretoria foi ao mercado.
— Em janeiro deste ano, o Panathinaikos contratou o Manolis Siopis, que estava no Cardiff City, do País de Gales, e o Arão perdeu o lugar no time titular — acrescenta o repórter.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Números de Willian Arão no Panathinaikos
Ao sair do time, Arão perdeu o ritmo e a sua melhor condição física. E isso, de acordo com Mykoniou, “com certeza teve impacto no seu desempenho”.
Os números de Arão, no entanto, não mostram uma queda tão drástica de rendimento no clube grego.
Entre 2023/2024, o meio-campista participou de 44 jogos do Panathinaikos, sendo 35 como titular, e permanecendo em campo por 3.325 minutos. Nesse recorte, o jogador marcou três gols e distribuiu quatro assistências.
Já entre 2024/2025, o atleta esteve presente em 39 partidas, sendo 33 como titular e acumulando 2.784 minutos em campo. Nesta última temporada, Arão, que não sofreu lesões sérias na Grécia, marcou apenas um gol e foi o autor de seis assistências.
Últimas notícias do Santos:
Por que Arão não permaneceu na Grécia?
Com apenas três minutos em campo nos últimos cinco jogos do Panathinaikos da temporada, Arão não renovou o seu contrato, tampouco teria sido procurado por outros clubes do país.
— A sua renovação com o Panathinaikos não ocorreu por conta da idade e dos valores que ele recebia. E creio que não tenha interessado a outros times gregos por conta da maneira como terminou a sua passagem na última temporada. Apesar do início positivo, o final não foi bom — finaliza Mykoniou.
A informação de que o Santos está perto de anunciar a contratação de Willian Arão foi noticiada inicialmente pelo “UOL”. Se o acerto se confirmar, o jogador brigará pela titularidade no Peixe com Tomás Rincón e João Schmidt.