Brasil

Aposta do Santos pode ser a última chance em um grande clube para Gabriel Veron

Peixe encaminhou a contratação por empréstimo de uma temporada do atacante de 22 anos que pertence ao Porto

Assim como Álvaro Barreal, Gabriel Veron trocará, indiretamente, o Cruzeiro pelo Santos. O Peixe encaminhou a contratação por empréstimo de uma temporada do atacante de 22 anos que pertence ao Porto, de Portugal. Ele e o argentino, cedido ao Alvinegro pelo Cincinnati, dos Estados Unidos, atuaram juntos na Raposa, em 2024.

Gabriel Veron chegará à Vila Belmiro para atender um pedido do técnico Pedro Caixinha, que, após a derrota de virada para o Palmeiras, deixou claro que gostaria de contar com mais um atacante de lado de campo, pois vinha sendo obrigado a improvisar o lateral-direito Hayner na função. E isso, obviamente, não estava dando certo.

A negociação do Santos para ter Veron foi noticiada inicialmente pelo “UOL” e confirmada pela Trivela.

O acordo do Peixe com o Porto pelo jogador, segundo aquilo que apurou a Trivela, não prevê obrigação de compra ao término do contrato.

Bola de Ouro, Veron não atinge expectativas

Revelado nas categorias de base do Palmeiras e promovido ao elenco profissional sob grande expectativas, Veron chegará ao Santos sem ainda ter atingido o protagonismo que se imaginava.

Em 2019, o iminente reforço alvinegro ajudou o Brasil a conquistar o tetracampeonato mundial sub-17, que foi disputado em solo tupiniquim. Na oportunidade, Veron foi eleito o melhor jogador da competição e por isso recebeu a Bola de Ouro das mãos do ex-atacante Ronaldo.

A partir de então, imaginava-se que o jovem atleta, gradativamente, se firmaria na equipe principal do Palmeiras. Mas, com os altos e baixos da idade e algumas lesões, em nenhum momento Veron se tornou titular absoluto no rival.

Junto a isso, problemas extracampo também atrapalharam a explosão técnica que se previa para ainda garoto.

Pedro Caixinha no treino do Santos
O português Pedro Caixinha tem analisado o elenco do Santos nesta temporada (Foto: Flickr/SantosFC)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Mais caro do que o Neymar?

Apesar disso, em julho de 2022, o Palmeiras, que no início sonhava com muitos milhões por Veron, aceitou vendê-lo ao Porto por 10 milhões de euros (R$ 56,6 milhões).

À época, o negócio incomodou o técnico Abel Ferreira, que, dois anos antes da negociação, disse que o Palmeiras não podia vender Veron por menos do que o Santos tinha vendido Neymar ao Barcelona.

— Vou contar uma história. O Luis Campos é diretor do Lille (da França) e foi meu técnico quando tinha a idade do Veron. Eu fui falar com ele sobre vir para o Palmeiras. O primeiro jogador que ele falou foi sobre o Veron. Ele conhece todos os jovens com potencial. Sabe que tem muita qualidade. Sempre digo ao Veron para se lembrar o que o trouxe a este nível. É impossível o Palmeiras vender este jogador por menos do que o Neymar foi vendido ao Barcelona — falou o treinador português em 2020.

Lesões no Porto e no Cruzeiro

No Porto, as lesões seguiram incomodando Veron, que não conseguiu ter um bom momento em Portugal.

Em razão disso, os Dragões decidiram emprestar o atleta ao Cruzeiro, em janeiro do ano passado.

A estreia, porém, só ocorreu em abril em razão de uma fratura no pé direito ainda na pré-temporada. Em julho, quando vivia o melhor momento com a camisa do clube mineiro, nova lesão muscular e mais um período longe dos gramados.

Últimas notícias do Santos:

Ao todo, Veron encerrou 2024 com seis gols e duas assistências distribuídas em 35 partidas. O Cruzeiro tinha a opção de compra no valor de 10 milhões de euros (R$ 63 milhões pela cotação do dia), mas optou por não exercê-la.

No Santos, Veron terá mais uma oportunidade (talvez a última) de mostrar que ainda pode ser aquele jogador que foi determinante para que o Brasil sub-17 erguesse um título mundial.

Se o desempenho não for positivo no Peixe, o jovem, mesmo com apenas 22 anos, pode ver a sua carreira já entrar numa curva descendente e as oportunidades nos grandes clube do Brasil deixarem de existir.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo