Ásia/Oceania

Cristiano Ronaldo está perto de um feito inacreditável

Em alta mesmo aos 39 anos, Cristiano Ronaldo caminha a passos largos rumo a um recorde fenomenal no Al-Nassr

A poucos meses do início da Eurocopa, Cristiano Ronaldo segue provando que ainda tem muito a contribuir a Portugal. Aos 39 anos, o centroavante não cansa de fazer gols com a camisa do Al-Nassr, tanto que marcou um hat-trick no último sábado (30), na goleada sobre o Al-Tai por 5 a 1, no Al-Awwal Park, pela 25ª rodada da Saudi Pro League. Com isso, CR7 está perto de um feito inacreditável na carreira.

Isso porque Cristiano Ronaldo pode se tornar o primeiro jogador na história do futebol a ser artilheiro na primeira divisão de quatro países diferentes. Em 2007/08, o atacante foi o melhor marcador da Premier League (Golden Boot) pelo Manchester United, com 31 gols. Em 2010/11 (40), 2013/14 (31) e 2014/15 (48), o astro português foi o grande goleador do Real Madrid em La Liga, ganhando o prêmio Pichichi.

Por fim, em 2020/21, Cristiano Ronaldo foi o artilheiro da Serie A pela Juventus com 29 gols e ficou com o prêmio Capocannoniere. Agora na Arábia Saudita, o centroavante tem 26 gols nesta edição do campeonato, quatro a mais que o segundo maior goleador da lista, Alekxandar Mitrovic, do Al-Hilal. Entretanto, o sérvio se machucou na última rodada e pode ficar afastado dos gramados pelas próximas semanas.

Ou seja, Cristiano Ronaldo tem uma chance de ouro para ampliar ainda mais sua marca goleadora na Saudi Pro League e alcançar o recorde fenomenal na carreira. Vale lembrar que o atacante é o único a ser artilheiro em três das cinco principais ligas europeias. A tendência é que o craque português atinja o objetivo no futebol saudita e crave seu nome em mais uma marca histórica.

Cristiano Ronaldo quer ser o primeiro artilheiro de quatro países diferentes

Cristiano Ronaldo quer ser o primeiro artilheiro de quatro países diferentes no futebol, já que ele pode não ser o único a atingir esse feito. Além do craque português, quem caminha a passos largos rumo a esse objetivo é Luis Suárez, o qual foi o grande goleador da Eredivisie pelo Ajax (2009/10), da Premier League pelo Liverpool (2013/14) e de La Liga pelo Barcelona (2015/16).

Atualmente, o uruguaio está no Inter Miami e tem tudo para atingir o feito nos Estados Unidos, pois ele já tem cinco gols em sete rodadas da MLS. Outro jogador em atividade que também “ameaça” Cristiano Ronaldo é Robert Lewandowski, que foi artilheiro da Liga Polonesa pelo Lech Poznan (2009/10), sete vezes o maior marcador da Bundesliga pelo Bayern de Munique (2013-14, 2015-16, 2017-18, 2018-19, 2019-20, 2020-21, 2021-22) e o grande marcador de La Liga pelo Barcelona (2022/23).

O polonês continua defendendo as cores do Barça, mas, caso opte por um novo país na sequência da carreira, dificilmente não será artilheiro. Assim como CR7, alguns atletas famosos já conseguiram a façanha de ser o grande goleador em três países diferentes. Entre eles estão Romário (PSV, Barcelona e Vasco), Amoroso (Guarani, Borussia Dortmund e Udinese) e Di Stéfano (River Plate, Millionarios e Real Madrid).

Recorde para um, decepção para o outro

Se Cristiano Ronaldo faz uma temporada digna de um recorde, o Al-Nassr vive um 2023/24 repleto de decepções. Até o momento, a equipe de Luís Castro foi eliminada nas quartas de final da Champions League Asiática para o Al-Ain, nos pênaltis. Além disso, o time de CR7 é o vice-líder do Sauditão com 12 pontos a menos que o líder Al-Hilal.

A nove rodadas para o fim do campeonato, somente um milagre tiraria o título da equipe de Jorge Jesus. Cristiano Ronaldo, por sua vez, tem feito sua parte, já que balançou as redes 33 vezes em 34 partidas disputadas pelo Al-Nassr nesta temporada, além de já ter distribuído 11 assistências. Com 882 gols na carreira, o atacante português também pode sonhar com os 1000 gols.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo