Copa da Ásia

A classificação histórica da Síria na Copa da Ásia gerou um momento emocionante na coletiva pós jogo

Seleção Síria vence Índia com gol no fim e avança para as oitavas de final da Copa da Ásia pela primeira vez na história

Nesta terça-feira (23), a Síria venceu a Índia por 1 a 0, no Estádio Al Bayt, e alcançou feito inédito: garantiu vaga nas oitavas de final da Copa Asiática. A emoção pela façanha foi tão grande que o tradutor do técnico Héctor Cúper não segurou as lágrimas. Durante a entrevista do treinador ao canal BeIN Sports, Mohamed Faye (tradutor e assistente) chorou copiosamente e deu abraço caloroso no jornalista responsável pelas perguntas ao comandante.

Héctor Cúper, por sua vez, não teve a mesma reação. O técnico abriu sorriso no momento do abraço entre tradutor e jornalista, porém saiu de fininho do local. Com passagens por clubes importantes da Europa, como Internazionale, Valencia e Parma, o treinador argentino comanda a Seleção Síria desde fevereiro do ano passado.

– Estamos muito felizes com a classificação. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores, fizeram grandes sacrifícios para conseguirem este resultado (…) Jogamos com um objetivo em mente, que era vencer, e conseguimos. Não queremos parar por aqui -, disse Héctor Cúper.

Como a Síria conseguiu a classificação para as oitavas de final?

A Síria chegou para a última rodada do Grupo B com apenas um ponto conquistado. Depois de empate contra Uzbequistão e derrota diante da Austrália, os sírios precisavam dar uma resposta neste terceiro jogo da chave. E conseguiram. Pressionaram os indianos e dominaram a partida na maior parte do tempo. Apesar da superioridade em campo, a vitória só veio aos 31 minutos do segundo tempo. Ibrahim Hesar foi acionado pelo lado esquerdo da área, levantou a cabeça e cruzou na direção de Omar Khribin. O atacante dominou, tirou o marcador da jogada e fuzilou o gol de Amrinder Singh, que nada pôde fazer.

Eleito o melhor jogador asiático de 2017, Omar Khribin saiu do banco de reservas para dar a vitória e a classificação à Síria. Agora, o camisa 7 tem 22 gols marcados em 58 jogos pela seleção.

A Síria terminou a fase de grupos na terceira colocação no Grupo B, com quatro pontos conquistados, atrás de Uzbequistão (cinco) e Austrália (sete). A Índia ficou zerada. Segundo o regulamento da Copa da Ásia, além dos dois primeiros colocados de cada chave, os quatro melhores terceiros colocados também avançam para as oitavas de final do torneio. As outras seleções já classificadas são Catar, Tajiquistão, Austrália, Uzbequistão, Irã, Palestina, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita e Tailândia.

Resultados da Síria no Grupo B

  • Uzbequistão 0 x 0 Síria – 1ª rodada
  • Síria 0 x 1 Austrália – 2ª rodada
  • Síria 1 x 0 Índia – 3ª rodada

Quem a Síria enfrentará nas oitavas de final?

Nesta quinta-feira (24), outras 12 seleções entram em campo para decidirem as últimas vagas das oitavas de final da Copa Asiática. Apesar disso, a Síria já sabe quem irá enfrentar no mata-mata. Trata-se do Irã, que assegurou a liderança do Grupo C, com nove pontos ganhos e 100% de aproveitamento.

Estes são os jogos desta quinta-feira

  • Japão x Indonésia (Grupo D)
  • Iraque x Vietnã (Grupo D)
  • Coreia do Sul x Malásia (Grupo E)
  • Jordânia x Bahrein (Grupo E)
  • Arábia Saudita x Tailândia (Grupo F)
  • Quirguistão x Omã (Grupo F)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo