Ásia/Oceania

Brasileiros brilham na Arábia: tripleta de Malcom e golaço de Coronado

Brasileiros começaram com tudo no campeonato da Arábia Saudita: teve hat-trick de Malcom e Coronado sendo decisivo com golaço

O Campeonato Saudita abriu a temporada 2023/24 com 27 jogadores brasileiros inscritos na competição. A tendência é de que esse número aumente, diante das perspectivas de que novos reforços cheguem. De qualquer maneira, os atletas do Brasil se destacam desde a primeira rodada. A segunda-feira contou com um show canarinho na Pro League. Al-Hilal e Al-Ittihad fizeram suas estreias no campeonato nacional. Malcom embalou o triunfo do Al-Hilal com uma tripleta, nos 3 a 1 sobre o Al-Abha. O atacante mostra como, depois de viver a melhor temporada da carreira no Zenit, pode sobrar no novo time. Já o Al-Ittihad contou com dois de Igor Coronado, incluindo um golaço, nos 3 a 0 para cima do Al-Raed.

O Al-Hilal disputou no sábado a final da Copa Árabes dos Clubes Campeões e perdeu o troféu para o Al-Nassr. Já nesta segunda-feira, os alviazuis voltaram a campo, na estreia pelo Campeonato Saudita. Jorge Jesus poupou alguns titulares – entre eles Sergej Milinkovic-Savic, Mohamed Kanno, Kalidou Koulibaly e Yasir Al-Shahrani. Ainda assim, a escalação forte tinha um meio-campo recheado com Rúben Neves, Michael e Salem Al-Dawsari, além de Malcom no ataque. O Abha possui também seus talentos estrangeiros, em especial François Kamano, Uros Matic e Grzegorz Krychowiak no meio. O goleiro titular é Devis Epassy, camaronês responsável por fechar o gol contra o Brasil na Copa do Mundo.

Malcom abriu o placar com um gol fácil, aos 31 minutos. Só precisou concluir o passe na medida de Salem Al-Dawsari. O Abha empatou logo na sequência, graças a um chutaço de Saad Bguir de fora da área. Malcom liderou a vitória do Al-Hilal no segundo tempo. Contou com um frango de Epassy aos dez minutos e chegou à tripleta aos 32, livre na área após o passe de Kanno. O atacante soma cinco gols e uma assistência em quatro partidas, desde que chegou do Zenit.

Igor Coronado lidera os atuais campeões

O Al-Ittihad, por sua vez, estreou com o selo de atual campeão. O time de Nuno Espírito Santo contou com N'Golo Kanté e Fabinho de volantes, além de Karim Benzema no comando de ataque. Ainda assim, outros que já estavam no elenco preservam seus lugares. Marcelo Grohe segue como titular no gol. Já o setor ofensivo também contou com o apoio de Igor Coronado, Abderrazak Hamdallah e do capitão Romarinho. O português Jota, outro dos novatos, apenas saiu do banco. Adversário na estreia, o Al-Raed possui um dos elencos mais modestos da liga.

O Al-Ittihad mandou na partida desde o primeiro tempo, mas os gols ficaram para a segunda etapa. O primeiro deles, num contra-ataque, teve assistência de Benzema. Entretanto, quem garantiu o toque de classe foi Abderrazak, ao driblar dois e mandar o chute forte para as redes. Igor Coronado apareceu depois. No segundo gol, o brasileiro tabelou com o lateral Ahmed Bamasud e mandou um míssil em direção ao ângulo. Pintura. Já o terceiro dos aurinegros, o segundo de Coronado, foi mais simples. Precisou só cutucar um rebote do goleiro, que espalmou para frente a sapatada de Kanté.

O restante da rodada na Arábia Saudita

O Campeonato Saudita havia começado na sexta-feira, com a vitória do Al-Ahli por 3 a 1 sobre o Al-Hazem. Roberto Firmino também saltou à artilharia com uma tripleta, enquanto Vina anotou um golaço de cobertura em Édouard Mendy. Outro gol brasileiro foi assinalado por Ricardo Ryller, ex-Red Bull Bragantino, nos 3 a 1 do Al-Fayha sobre o Al-Khaleej. Já o empate do Al-Taawoun com o Al-Fateh por 1 a 1 teve gol e assistência de estreantes brasileiros. Trazido do Nagoya Grampus, Mateus serviu o tento de Andrei Girotto, negócio de peso vindo do Nantes para o Al-Taawoun.

A primeira rodada do Campeonato Saudita se completa nesta segunda-feira. O Al-Nassr chega motivado após o título da Copa Árabe, mas terá parada dura na visita ao Al-Ettifaq de Steven Gerrard. Já o tradicionalíssimo Al-Shabab encara o Al-Akhdood e tenta mostrar que também é candidato às primeiras posições, mesmo sem um investimento tão massivo. O clube de Riyadh anunciou um reforço de peso nesta segunda, ao pagar €18 milhões pelo centroavante Habib Diallo, destaque do Strasbourg na Ligue 1 e vencedor da Copa Africana de Nações por Senegal. É a contratação mais cara fora dos quatro clubes apoiados pelo governo, mas apenas o 14° no geral da temporada.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo