Ásia/Oceania

Cristiano Ronaldo decide e fatura primeiro título no Al Nassr

Sobre o Al-Hilal, de Jorge Jesus, português marca dois gols e celebra conquista na Arábia Saudita

A Copa Árabe de Clubes foi decidida neste sábado (13) e reuniu dois dos times que mais se reforçaram em todo o futebol árabe: Al Nassr e Al Hilal. No entanto, somente o time comandado por Luís Castro conta com Cristiano Ronaldo.

O atacante português marcou duas vezes na decisão realizada no Estádio King Fahd, virou a partida em cima do maior rival – que abriu o placar com gol de Michael, ex-Flamengo – e conquistou seu primeiro título com a camisa do Al Nassr.

Ele marca, vira e vence

Os 45 minutos inicias em Ríade não tiveram grandes oportunidades. Isso porque as duas equipes, apesar dos grandes reforços, apostaram muito no jogo aéreo e acabaram não criando grandes oportunidades, mesmo que o Al Nassr tenha assustado um pouco mais. Contudo, o primeiro tempo terminou sem grandes chances para mexer com o placar.

A segunda etapa começou movimentada e o coube a Michael, ex-Flamengo, balançar as redes para abrir o placar da final. Logo aos 6, o brasileiro Malcom, revelado pelo Corinthians, recebeu em profundidade e, com categoria, cruzou para o camisa 96 do Al Hilal mergulhar de cabeça e superar o goleiro do Al Nassr.

Aos 28 minutos, Cristiano Ronaldo mostrou porque é um dos maiores vencedores da história do futebol. O português aproveitou o cruzamento rasteiro que veio pelo lado direito e escorou para o gol vazio para empatar. Com o empate, a decisão foi para a prorrogação.

A decisão coube ao craque, mesmo com dois companheiros a menos – Abdulelah Al-Amri e Nawaf Boushal foram expulsos. O gol da primeira conquista de Ronaldo no futebol árabe aconteceu aos 7 minutos da etapa final. O meio-campista Fofana tentou Sadio Mané na área, mas a finalização foi defendida. Em seguida, no rebote, o francês tentou a finalização, acertou o travessão e, bem posicionado, CR7 não perdoou.

Enfim, o primeiro título de Ronaldo na Arábia Saudita

A contratação de Cristiano Ronaldo costuma ser sinônimo de títulos para as equipes que o português tem defendido. Entretanto, o atacante pentacampeão da Liga dos Campeões por Manchester United e Real Madrid já havia batido na trave em outras duas competições. Desde a sua chegada ao Al-Nassr, no meio da temporada de 2022/23, foram três oportunidades frustradas.

Na Liga Saudita, o Al Nassr ficou com o vice-campeonato, perdendo justamente contra o Al Hilal. Já na última Copa do Rei da Arábia Saudita, Ronaldo foi eliminado pelo Al-Wehda, por 1 a 0, na fase de semifinal. Por fim, na Supertaça da Arábia Saudita, a eliminação também aconteceu na semi, para o Al-Ittihad, de Romarinho, Bruno Henrique e Marcelo Grohe.

A campanha do Al Nassr na Copa Árabe de Clubes

O Al Nassr se classificou em 2º lugar, no Grupo C, atrás do Al-Shabab. A campanha inicial do time comandado por Luís Castro não empolgou: foram uma vitória e dois empates. Desde então, os árabes contaram com a chegada de reforços, como Sadio Mané e Alex Telles, e venceram todas as partidas na fase eliminatória.

Como resultado, o Al Nassr bateu o Raja Casablanca, atual vencedor da competição, por 3 a 1, o Al-Shorta, por 1 a 0, e a decisão contra o Al Hilal, de Jorge Jesus, por 2 a 1. Vale destacar que Cristiano Ronaldo marcou seis gols na competição e terminou como artilheiro isolado.

 

Foto de Paulo Sergio Nunes

Paulo Sergio Nunes

Formando em jornalismo na Universidade do Porto. Filho das jornadas esportivas do rádio. Coberturas de Champions League, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e Liga NOS in-loco. Fã das estatísticas, mesmo que, muitas vezes, elas sejam desmentidas no campo.
Botão Voltar ao topo