Ásia/Oceania

Benzema veta contratação de técnico e provoca renúncia de presidente do Al Ittihad

Após rusgas com Marcelo Gallardo, Karim Benzema foi contra a chegada de Stefano Pioli e causou uma verdadeira confusão no Al Ittihad

Após longas semanas de negociação e um acordo quase finalizado, o Al Ittihad desistiu de trazer Stefano Pioli para substituir Marcelo Gallardo na área técnica graças a um veto de Karim Benzema.

Segundo o jornal Le Parisien, o centroavante francês proibiu a chegada do treinador italiano, que estava no Milan nas últimas cinco temporadas. O problema é que Pioli já tinha um princípio de acordo com os sauditas.

Benzema deixou claro à direção do Al Ittihad que prefere Christophe Galtier no comando técnico. E essa posição ferrenha do jogador de 36 anos provocou uma verdadeira confusão nos bastidores.

Como consequência, Laoy Nazer renunciou ao cargo de presidente do clube saudita. Agora, cabe ao Ministério do Esporte do país decidir se aceita ou não o pedido.

Vale ressaltar que Nazer e Ramon Planes (diretor esportivo do Al Ittihad) já tinham fechado com Stefano Pioli para a próxima temporada. Além disso, Karim Benzema também impediu – indiretamente – a chegada de um reforço.

Arthur Theate, zagueiro do Nantes e da Bélgica na Eurocopa 2024, também estava prestes a ser anunciado pelo clube saudita. Entretanto, a transferência foi cancelada após o pedido de renúncia do presidente do Al Ittihad.

Por que Benzema quer Galtier no Al Ittihad?

Benzema e Galtier já trabalharam juntos na temporada 2007/08, quando o treinador era auxiliar de Alain Perrin no Lyon. A boa relação entre os franceses pesou no Al Ittihad.

O centroavante exigiu a contratação de um técnico francófono (fluente em francês), cuja característica não é partilhada por Pioli, que construiu toda sua carreira no futebol na Itália.

O problema é que Christophe Galtier tem contrato com o Al Duhail, onde tem bom relacionamento com os dirigentes. Por conta disso, o treinador francês não está disposto a forçar sua saída do Catar.

Para convencer Galtier, os sauditas ofereceram € 36 milhões (cerca de R$ 213,8 milhões) em três anos de contrato. Além disso, o Al Ittihad se comprometeu a compensar financeiramente o Al Duhail.

Tudo isso para o clube saudita seguir a recomendação de Karim Benzema, que acumula polêmicas no Al Ittihad desde que chegou, incluindo rusgas com Gallardo.

Polêmicas na Arábia Saudita

Contratado em meados de 2023, Benzema já chegou ao Al Ittihad causando quando discutiu com o então técnico Nuno Espírito Santo. Em novembro, o português chamou o atacante de “preguiçoso”.

No dia seguinte, os sauditas demitiram Nuno. Para seu lugar, Marcelo Gallardo foi contratado. Contudo, o técnico argentino também se envolveu em conflitos internos com o francês.

Karim Benzema tentou forçar uma saída do Al Ittihad no início deste ano. Mais do que isso, o centroavante se atrasou na reapresentação ao clube saudita pós-férias e não se desculpou.

Gallardo, por sua vez, decidiu afastar Benzema dos gramados por dois meses, o que não caiu bem no Al Ittihad – até porque a Arábia Saudita quer que as estrelas no país sejam a cara do futebol local.

Após muita pressão, o treinador argentino finalmente reintegrou o francês em seu elenco. Só que isso não impediu o Al Ittihad de despedir Marcelo Gallardo no final de 2023/24.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo