Ásia/Oceania

Alex Telles será mais um a surfar onda árabe e jogará no Al-Nassr de CR7

Brasileiro pertence ao United, mas esteve emprestado ao Sevilla na última temporada

O brasileiro Alex Telles deve ser mais um nome a se transferir para o futebol saudita nesta temporada. Segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências europeu, o lateral-esquerdo está perto ser o novo reforço do Al-Nassr, equipe que ganhou os holofotes mundiais em 2023 por ter contratado Cristiano Ronaldo.

O clube árabe, até o momento, está punido pela Fifa e não pode inscrever jogadores, mas tem seguido normalmente nas negociações. Contratação feita em 2018 não foi paga e o clube de Cristiano Ronaldo e do técnico Luís Castro, ex-Botafogo, foi punido  na semana passada e já recorreu. Por conta disso a tranquilidade em procurar novos atletas para o elenco.

Onde estava Alex Telles?

Alex Telles pertence ao Manchester United, mas esteve emprestado ao Sevilla na última temporada, equipe pela qual conquistou a Liga Europa. A taxa de transferência a ser recebida pelo clube inglês, com quem o defensor tem contrato até o fim de junho de 2024, ainda não foi revelada.

No fim de 2022, Alex Telles foi um dos 26 convocados por Tite para defender o Brasil na Copa do Mundo do Catar. O lateral participou dos últimos dois jogos da fase de grupos da competição, mas ficou fora do mata-mata por uma ruptura parcial no ligamento lateral interno do joelho direito.

Reencontro de Cristiano Ronaldo com seu garçom Alex Telles

Jogar com Cristiano Ronaldo não será uma novidade para Alex Telles. Os dois foram companheiros de Manchester United na temporada 2021/2022, quando o português voltou a Old Trafford. Juntos, os dois disputaram 21 jogos, obtendo 11 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Durante o período em que atuaram lado a lado, a dupla foi comandada pelo norueguês Ole Gunnar Solskjaer e pelo alemão Ralf Rangnick.

Curiosamente ou não, metade das assistências do brasileiro naquela temporada foram para Cristiano Ronaldo. Foram quatro passes para gol em 26 partidas, sendo dois deles para o craque português. O único tento de Alex Telles com a camisa dos Red Devils ainda foi em uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Villarreal, pela Liga dos Campeões, em que o cinco vezes melhor jogador do mundo pela Fifa anotou o gol que garantiu o triunfo.

Telles também já atuou com Brozovic

Outra estrela do Al-Nassr que Alex Telles vai reencontrar é o volante Brozovic, principal contratação do clube saudita nesta janela de transferências até aqui. Os dois atuaram juntos na Inter de Milão na temporada 2015/2016. Na época, o lateral pertencia ao Galatasaray e estava emprestado ao time italiano.

Em campo, foram 16 partidas da dupla, mas poucas memórias positivas. Em jogos que ambos disputaram, a Inter somou seis vitórias, três empates e sete derrotas. Naquela temporada, os nerazzuri terminaram em quarto lugar no Campeonato Italiano e se classificaram para a fase de grupos da Liga Europa.

Por fim, Alex Telles terá a companhia do brasileiro Anderson Talisca no Al-Nassr. Mesmo nunca tendo atuado pela mesma equipe, nem mesmo pela seleção, os dois já se enfrentaram quatro vezes. No primeiro embate, em 2013, o lateral levou a melhor na vitória do Grêmio por 3 a 0 sobre o Bahia, na Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. No segundo turno, ambos estiveram no empate em 0 a 0 entre as equipes, na Arena do Grêmio. Nos dois jogos, Alex foi titular, enquanto Talisca saiu do banco.

Já os últimos dois encontros foram na Europa. Na temporada 2017/2018, o Porto de Alex Telles e o Besiktas de Talisca se enfrentaram na fase de grupos da Liga dos Campeões. Em Portugal, vitória turca por 3 a 1, com o atacante brasileiro abrindo o placar para os visitantes. Na Turquia, empate em 1 a 1, com Talisca balançando a rede novamente. Ambos foram titulares nas duas partidas.

Início no Brasil, ídolo do Porto e carreira na Europa

Alex Telles começou sua carreira profissional em 2011, pelo Juventude. Depois de 30 jogos e dois gols em dois anos, se transferiu para o Grêmio, onde somou 51 partidas e uma bola na rede em 2013. No ano seguinte, foi para o Galatasaray, conquistando os primeiros títulos da carreira: duas Taças da Turquia, um Campeonato Turco e uma Supertaça da Turquia. Pelo clube de Istambul, foram 60 aparições e dois gols.

Após empréstimo para a Inter de Milão, Alex se juntou ao Porto, onde teria seus melhores momentos na carreira. Em quatro temporadas pelos dragões azuis e brancos, o brasileiro se tornou ídolo com 195 jogos, 26 gols e quatro títulos: dois Campeonatos Portugueses, uma Taça de Portugal e uma Supertaça de Portugal. Sua melhor temporada foi a 2019/2020, quando disputou 49 partidas, fez 13 gols e deu 11 assistências, além de ter faturado dois títulos (Campeonato Português e Taça de Portugal).

Na sequência, o brasileiro foi contratado pelo Manchester United, mas não conseguiu reproduzir o futebol apresentado no Porto. Foram 50 jogos, um gol e sete assistências pelo clube ao todo. Já na última temporada, foi emprestado ao Sevilla, onde fez 37 aparições e deu três assistências, além da conquista da Liga Europa como titular.

Na seleção brasileira, foram 12 partidas até aqui. Convocado pela primeira vez em 2019, Alex esteve no último amistoso contra Senegal, entrando nos minutos finais da derrota por 4 a 2 para Senegal.

Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo