Copa do Mundo

As perdas Gabriel Jesus e principalmente Alex Telles criam mais problemas para o Brasil

Os dois jogadores passaram por exames e precisam de tempos de recuperação maiores que a duração da Copa e ambos são desfalques para todo o torneio

Alex Telles e Gabriel Jesus estão fora da Copa do Mundo, depois de sofrerem lesões na derrota do Brasil para Camarões por 1 a 0. Segundo informações do ge.globo, os dois jogadores precisam de mais tempo de recuperação do que a duração da Copa. Com isso, o Brasil fica com mais dois desfalques, além de estar lidando com as lesões de Neymar, Alex Sandro e Danilo. Caso Alex Sandro não possa voltar nas oitavas de final, na segunda-feira, contra a Coreia do Sul, a Seleção não terá um lateral esquerdo de ofício para escalar e terá que improvisar. Um problema sério para o técnico Tite lidar.

As lesões de Alex Telles e Gabriel Jesus foram no joelho. Jesus saiu do jogo com dores no joelho e foi substituído por Pedro. O exame clínico já no momento da sua saída preocupou os médicos e o tempo de recuperação do atacante do Arsenal deve ser entre três semanas e um mês, o que o tira da Copa do Mundo. Ele já tinha sentindo dores no local nos jogos pelo Arsenal.

Alex Telles, por sua vez, há uma preocupação maior. A lesão também é no joelho direito e há suspeita de lesão de ligamento no lateral. Ele tentou voltar a campo, mas as dores o impediram de continuar. Há suspeita que ele pode precisar de cirurgia. O tempo de recuperação deve ser maior.

O choro de Alex Telles é um dos momentos mais tristes desta Copa. O lateral esquerdo conseguiu a vaga em uma posição que estava muito equilibrada. Guilherme Arana, um dos jogadores mais cotados para irem à Copa, se lesionou pelo Atlético Mineiro e ficou fora da possibilidade de ir à Copa. Estavam na disputa Alex Sandro, Renan Lodi e Alex Telles, já que nomes como Caio Henrique não foram testados. Com a queda de rendimento de Renan Lodi, Alex Telles ganhou a disputa e foi chamado junto com Alex Sandro, este escolhido como titular do time.

É sempre um momento triste quando um jogador é cortado da Copa, seja antes ou já durante. A Copa do Mundo é o maior momento para um jogador de futebol, é onde todos que começam a carreira sonham em estar um dia e sabemos como é difícil chegar lá. Alex Telles conseguiu e viveu o sonho ao entrar no segundo jogo e ser titular neste terceiro na fase de grupos. É uma tristeza para o jogador, mas, ao menos, ele sempre poderá dizer que jogou uma Copa do Mundo.

Como fica o time sem eles?

Na seleção brasileira, há a expectativa os retornos tanto de Danilo quanto de Alex Sandro, este agora o único lateral esquerdo disponível. Caso ele não esteja disponível, o Brasil precisará improvisar no setor. O melhor nome para isso é justamente Danilo, que atuou por ali algumas vezes pela Juventus. Nesta temporada, o defensor atuou em todas as posições do setor: lateral direito, zagueiro e lateral esquerdo. Ele já atuou nessa posição algumas vezes em outros clubes também, no Manchester City, Real Madrid e Porto. Não seria uma novidade na sua carreira.

Caso essa seja a opção, com Danilo na lateral esquerda, Tite pode manter a escalação do jogo contra a Suíça, com Éder Militão na lateral direita e mantendo a dupla de zaga que funcionou muito bem nesta primeira fase, Marquinhos e Thiago Silva. Seria a opção com menos riscos envolvidos.

Caso Danilo não tenha condições de jogar as oitavas de final, as opções para serem improvisados podem ser Fred, que é volante e canhoto, tem experiência em m defender – o que é fundamental para um lateral, especialmente no esquema de Tite. Outra opção é colocar um zagueiro, como foi Marquinhos improvisado contra Camarões. O lado negativo disso é que mexeria no centro da defesa, que tem funcionado muito bem.

Daniel Alves jogou improvisado como lateral esquerdo poucas vezes, mas aconteceu na Copa das Confederações em 2009. Apesar disso, essa seria uma opção de alto risco, considerando a idade atual de Daniel Alves e os problemas defensivos. Outra opção que já foi falada é de Éverton Ribeiro, que já foi lateral no início da carreira, mas seria uma insanidade, considerando que o jogador não é rápido, não é um grande defensor atualmente e sofreria em termos de ritmo em uma posição que exigirá muito. Essa opção nem deveria ser considerada.

Em relação a Gabriel Jesus, a perda é menos sentida, porque apesar de ser um jogador de confiança de Tite e que pode atuar tanto pelos lados do campo como reserva imediato de Richarlison, o atacante do Arsenal não fazia uma grande Copa. Além disso, há alternativas. Além do titular estar fisicamente bem, Richarlison, ainda há Pedro no elenco. Embora o atacante do Flamengo tenha entrado mal em campo contra Camarões, ainda é uma opção que pode ser usada se necessário. A rigor, é uma posição que daria até para jogar sem um nove fixo que o time consegue sobreviver, pelo estilo de jogo que tem.

Seja como for, nenhuma lesão é positiva para o time. Os lesionados fazem falta ao time que eventualmente podem precisar deles. Mais do que isso: é o sonho de cada um deles que é interrompido quando se lesionam em uma Copa. Que todos possam se recuperar bem, alguns para a Copa, outros para continuarem a carreira.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo