Sul-Americana

Internacional precisa dar resposta contra debutante em competições continentais

Em busca da primeira vitória na Copa Sul-Americana, Internacional recebe o Real Tomayapo, que fará o primeiro jogo fora da Bolívia em sua história

O Internacional não perde há 13 jogos, e sofreu somente uma derrota em 2024. Mas isso não significa tranquilidade para o time de Eduardo Coudet. Pelo contrário. Após três empates consecutivos, com atuações abaixo do esperado, e a eliminação no Campeonato Gaúcho para o Juventude, o Colorado precisa dar uma resposta para seu torcedor na partida contra o Real Tomayapo, da Bolívia, nesta quarta-feira (10), às 21h, no Beira-Rio, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

— Temos que voltar a vencer, porque o Inter começou muito bem a temporada, mas viemos de uma desclassificação e um empate, então temos que tentar voltar a vencer — reconheceu o volante Thiago Maia em entrevista ao canal oficial do Inter.

Apesar da necessidade da vitória, também por estrear com empate em 0 a 0 contra o Belgrano, na semana passada, na Argentina, o Inter deve utilizar um time misto diante do Real Tomayapo. Isso porque a prioridade do Colorado nesta temporada é o Campeonato Brasileiro, no qual inicia a campanha já no próximo sábado (13), às 18h30, contra o Bahia, também no Beira-Rio.

Internacional terá retornos e possível estreia

Com isso, o Inter pode ter uma estreia contra o Real Tomayapo. Trata-se do lateral esquerdo Alexandro Bernabei, de 23 anos, que ficou no banco de reservas no confronto com o Belgrano. Mesmo jovem, o argentino já tem experiência de ter sido vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2020, pelo Lanús, clube onde foi formado. Depois, ele atuou por uma temporada e meia no Celtic, da Escócia, de quem veio por empréstimo para o Colorado.

Bernabei oferece características diferentes às de Renê, o titular da posição. Mais ofensivo, o argentino deve dar amplitude e profundidade pelo lado esquerdo, com chegadas à linha de fundo. O camisa 6, por sua vez, costuma realizar a saída de três com os zagueiros, ou atacar por dentro.

Mais uma vez, o Inter o desfalque de Enner Valencia. O atacante equatoriano segue tratando contusão no pé direito, e não treinou nos últimos dias. Por outro lado, Lucas Alario está recuperado de lesão no joelho, e deve iniciar no ataque ao lado de Lucca ou Borré. Quem também volta a ficar à disposição de Coudet é Aránguiz, que realizou um procedimento nos olhos após a eliminação no Campeonato Gaúcho. Ele voltou a trabalhar com bola, no campo, na última segunda-feira (8).

Debutante em competições continentais, Real Tomayapo disputará primeiro jogo fora da Bolívia

O fato do Inter possivelmente preservar alguns titulares contra o Real Tomayapo passa não só pela iminente estreia no Brasileirão, mas também pela fragilidade do adversário. A equipe de Tarija, no sul da Bolívia, tem apenas 25 anos e debuta em competições internacionais. O jogo em Porto Alegre, inclusive, marcará o primeiro do clube fora de seu país.

Treinado por Cristián Arán, que foi auxiliar de Jorge Sampaoli no Flamengo, no ano passado, o Real Tomayapo estreou na fase de grupos da Sul-Americana com derrota por 2 a 0, em casa, para o Delfín. Na Liga Boliviana, é o nono colocado, com 11 pontos conquistados em oito jogos.

Internacional na temporada 2024

  • 17 jogos, com 12 vitórias, 4 empates e 1 derrota
  • 78,4% de aproveitamento
  • 29 gols feitos e 8 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo