Brasil

Um Bustos pela esquerda? Conheça Bernabei, possível novo reforço do Internacional

Apontado como possível reforço do Internacional na reta final da janela de transferências, lateral esquerdo Alexandro Bernabei lembra Bustos, o titular no lado direito da linha de defesa colorada

A janela de transferências para o futebol brasileiro se encerra nesta quinta-feira (7), e o Internacional segue em busca de um lateral esquerdo para disputar posição com o contestado Renê. Nas últimas horas, o argentino Alexandro Bernabei, de 23 anos, do Celtic, da Escócia, teve seu nome ligado ao Colorado.

De acordo com o jornalista argentino César Luis Merlo, Bernabei já está acertado com o Inter. O repórter afirma que fontes na Escócia lhe confirmaram que a negociação foi concretizada. O ge acrescenta que a proposta colorada ao lateral esquerdo, que tem contrato com o Celtic até 2027, é de empréstimo de um ano, com opção de compra.

Formado no Lanús, Bernabei se destacou na Argentina antes de ser vendido para o Celtic

Mas quem é Alexandro Bernabei? Antes de desembarcar na Escócia, em 2022, o lateral esquerdo foi formado e se destacou no Lanús. Mesmo em uma época de vacas magras do clube argentino, como explicou, à Trivela, Lucho Silveira, comentarista dos canais ESPN e Star+, e especialista em futebol sul-americano.

— [Bernabei] fez parte de seleção de base [da Argentina]. Encarou um momento muito duro no Lanús, de uma transição de um ciclo vencedor para dificuldade econômica, proximidade com zona de rebaixamento. Um monte de guris da casa tiveram que assumir a responsabilidade. Ele cumpriu com a missão, mostrou personalidade, encarou o desafio. Tanto é que acabou premiado com uma transferência para a Europa. Não era o mercado dos sonhos, mas era uma transferência europeia. Certamente ganhou uma grana aí — contou Lucho.

Bernabei estreou em 2019 pelo profissional do Lanús. Ele disputou 86 jogos, marcou cinco gols e distribuiu 10 assistências pelo clube argentino até ser vendido para o Celtic, na metade de 2022, por 4,35 milhões de euros (R$ 23,4 milhões pela cotação atual). Na Escócia, não conseguiu se afirmar como titular absoluto, e foi reserva, na maior parte do tempo, para Greg Taylor, titular da seleção local. Ao todo, disputou 27 jogos pela equipe de Glasgow, com um gol e três assistências.

Lateral ofensivo, Bernabei lembra Bustos, o titular do lado direito da linha de defesa do Internacional

Bernabei é um lateral com características ofensivas, até porque chegou a atuar como ponta no início da sua carreira. Para Lucho Silveira, inclusive, essa seria a posição ideal para o jogador argentino.

— É um cara que pode atuar em todo lado esquerdo do campo. Lateral, ala, uma espécie de meia, e extrema. Que é a posição que eu gosto mais. Vejo ele com características ofensivas muito latentes, importantes. Um contra um muito bom, capacidade de fazer gols, apesar de não ser um goleador. Mas é um driblador, vai para dentro dos caras — frisa o comentarista.

Além dessa verve ofensiva, a nacionalidade e a baixa estatura — tem 1,69m — fazem Bernabei ser comparado a Bustos, o lateral direito titular do Inter. Lucho ressalta que, caso o tenha em seu elenco, Coudet precisará dar liberdade para o lateral esquerdo atacar.

— Faço um paralelo com um Bustos, que é um camarada que tem capacidade de marcação, mas vamos combinar que é muito melhor do meio para frente. Se você prender ele, [disser] ‘não passa da meia cancha', acho que perde muito do jogador. A mesma coisa penso do Bernabei, que é um jovem ainda, tem muito a desenvolver. Certamente o Chacho, por conhecer o jogador, vai pensar algo nesse sentido — aposta Lucho.

Em seus trabalhos anteriores, Coudet costuma utilizar os dois laterais espetados, com o primeiro volante na saída de três com os zagueiros. Na atual passagem no Inter, o treinador costuma prender Renê, lateral mais defensivo, nessa iniciação das jogadas. Bernabei, claramente, ofereceria característica distinta.

Novo limite de estrangeiros no Campeonato Brasileiro deu mais tranquilidade para o Internacional investir em Bernabei

A demora do Internacional para contratar um lateral esquerdo se deu, também, pela restrição do mercado brasileiro na posição. Com o aumento do limite de jogadores estrangeiros em partidas do Campeonato Brasileiro, de sete para nove, aprovado pelos clubes na última terça-feira (5), a direção colorada se permitiu buscar mais uma peça de outra nacionalidade.

Atualmente, o Internacional conta com exatamente nove gringos em seu elenco: Rochet, Bustos, Hugo Mallo, Mercado, Aránguiz, De Pena, Enner Valencia, Lucas Alario e Borré. Porém, De Pena, que perdeu espaço, deve ser negociado e abrir uma vaga de estrangeiro. O uruguaio, inclusive, não foi relacionado para a estreia colorada na Copa do Brasil, na vitória sobre o ASA, justamente para não melar uma ida para outra equipe que disputa a mesma competição.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo