Libertadores

Apenas 3 jogadores fizeram mais de 50% dos gols do São Paulo em 2024

Calleri, Luciano e Ferreira dividem artilharia do São Paulo em 2024 com cinco gols marcados

Com o auxiliar Milton Cruz à beira do campo e o técnico Luis Zubeldía ainda nas tribunas do Estádio Antônio Accioly, o São Paulo venceu o Atlético-GO por 3 a 0 no último domingo (21), pelo Campeonato Brasileiro. É bem verdade que a equipe teve comando interino como medida de urgência à espera do novo treinador, mas a partida em Goiânia serve de bom resumo do que vem sendo a temporada são-paulina até aqui. E os autores dos gols da vitória ajudam a contar esta história.

O Tricolor ganhou seus três primeiros pontos no Brasileirão com gols de Calleri, Luciano e Ferreira, os três atacantes que dividem a artilharia da equipe em 2024. Cada um deles balançou as redes cinco vezes no ano. Ou seja: juntos, eles somam 15 dos 29 gols marcados pela equipe na temporada — mais da metade deles.

Do trio, Calleri e Luciano estão acostumados com este protagonismo. Os dois foram os artilheiros da equipe nas duas últimas temporadas. Um dos principais reforços do clube para 2024, Ferreira até teve um início de ano abaixo do esperado, mas agora assumiu o papel que dele tanto se esperava. Mesmo sem se firmar como titular absoluto, o atacante tem status de 12º jogador e marcou os seus cinco gols nas últimas sete partidas.

Artilharia do São Paulo em 2024:

  • Luciano, Calleri e Ferreira — 5 gols cada
  • André Silva, Lucas e Luiz Gustavo — 2 gols cada
  • Alan Franco, Alisson, Bobadilla, Diego Costa, Erick, Galoppo, James e Juan — 1 gol cada

Além de comprovar o poderio decisivo do trio artilheiro, a vitória sobre o Atlético-GO ajudou a aplacar um pouco da crise que assola o São Paulo na temporada e que resultou na demissão de Thiago Carpini. O Tricolor somou seus primeiros três pontos no Brasileirão e garantiu tranquilidade para o duelo com o Barcelona-EQU pela Libertadores.

— Sabemos como era importante encontrar o caminho das vitórias no campeonato. O São Paulo tem uma equipe forte e um grupo competitivo. Com certeza podemos brigar pelo protagonismo em todas as competições que disputamos. Pude contribuir mais uma vez marcando um gol e esperamos seguir neste caminho já na próxima quinta-feira, no Equador — disse Luciano à Trivela.

Zubeldía muda esquema e deve deixar Ferreira no banco

Protagonismo à parte, Ferreira deve ser opção de Luis Zubeldía no banco de reservas para a sua estreia no comando do São Paulo nesta quinta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), contra o Barcelona-EQU em Guayaquil, pela Libertadores. O treinador irá mudar o esquema tático das últimas partidas, abrindo mão de uma formação com três zagueiros.

Zubeldía pretende armar o São Paulo no 4-3-3 com extremas bem abertos. A tendência é de que a primeira formação tenha Calleri na referência, com André Silva e Luciano atuando pelos lados do campo. Mas o esquema propicia jogadores com as características de Ferreira. A tendência, portanto, é de que o atacante seja utilizado pelo argentino no decorrer da partida. Outra troca que deve ocorrer é na zaga, com Alan Franco como titular ao lado de Arboleda para ter um zagueiro com melhor saída de bola.

O treinador teve tempo de orientar duas atividades no CT da Barra Funda antes do embarque rumo a Guayaquil, na última terça-feira (23). Zubeldía ainda comandará um último treinamento já em solo equatoriano nesta quarta-feira (24), no Estádio George Capwell, do Emelec.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • Barcelona-EQU x São Paulo — Libertadores — quinta-feira, 25 de abril, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada)
  • São Paulo x Palmeiras — Brasileirão — segunda-feira, 29 de abril, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • Águia x São Paulo — Copa do Brasil — quinta-feira, 2 de maio, às 19h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Amazon Prime (streaming)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo