Libertadores

Zubeldía já toma a primeira medida para mudar os rumos do São Paulo na temporada

Antes da estreia no cargo, técnico prepara mudança de esquema tático para a equipe

Desde que desembarcou no Brasil para assumir o comando do São Paulo, Luis Zubeldía teve tempo de comandar apenas duas atividades com seus jogadores no CT da Barra Funda. O primeiro treinamento, aliás, sequer contou com a presença dos titulares, relegados a exercícios regenerativos na última segunda-feira (22), após a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, no dia anterior. Mas mesmo com minutos escassos para trabalhos em campo, o argentino já começa a dar a sua cara à equipe.

Conforme apurado pela Trivela, a primeira mudança pensada pelo treinador deve ser abolir o sistema com três zagueiros utilizado nos últimos quatro jogos — três deles, sob o comando de Thiago Carpini. Nas primeiras conversas com jogadores e com a comissão técnica permanente do clube, Zubeldía indicou que pretende armar a equipe no 4-3-3, com dois extremas bem abertos para dar amplitude e explorar a velocidade no um contra um em momentos de superioridade numérica. Trata-se de uma marca registrada de seu trabalho vitorioso pela LDU.

Resta saber agora se a mudança de esquema tático já será colocada em prática nesta quinta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), quando o São Paulo enfrenta o Barcelona-EQU no Estádio Monumental de Guayaquil, pela Libertadores. O próprio Zubeldía ainda não tem presença garantida para fazer a sua estreia na partida, devido a questões de documentação. Caso ele não possa estar à beira do campo, o auxiliar Milton Cruz comandará a equipe.

São Paulo corre para ter Zubeldía em Guayaquil

O argentino ainda precisa tirar o visto de trabalho e regularizar sua situação legal no Brasil para poder estar presente à beira do campo. O São Paulo corre contra o tempo para realizar os trâmites necessários junto à Polícia Federal, além de garantir também a inscrição do treinador, com a publicação de seu nome no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF 24 horas antes do jogo.

O clube montou uma espécie de força-tarefa para ter o seu novo treinador em Guayaquil. Zubeldía mal havia deixado a sala de imprensa após a sua coletiva de apresentação, e um profissional responsável por resolver a documentação já estava em seu encalço para coletar algumas assinaturas.

Mesmo que não tenha a situação regularizada, Zubeldía viajará para acompanhar a delegação no Equador – o embarque está previsto para a tarde da terça-feira, após o treino. O São Paulo tem até uma logística alternativa montada para o caso de o argentino precisar ficar um dia a mais no Brasil por conta da documentação. Neste cenário, o técnico pegaria um avião na quarta-feira (24), véspera da partida, mas ainda em tempo de comandar o último treino antes do jogo.

As ideias de Zubeldía para o São Paulo

Durante a sua entrevista coletiva de apresentação, Zubeldía discorreu longamente sobre as suas ideias de futebol e o estilo de jogo que pretende implementar no São Paulo. O treinador deixou claro que a prioridade é ter disciplina tática e afirmou que pretende se adaptar ao jeito de jogar no Brasil.

— Sem bola, em fase defensiva, é importante ter claro as três alturas do campo. Ter claros os movimentos para a equipe trabalhar o mais organizado de maneira inteligente e aplicar energia quando tem que aplicar, no setor que tem que aplicar. Com bola, com o tempo, fui aprendendo a fazer ataques não tão verticais, a tratar de dar um pouco de pausa para a equipe trabalhar mais compacta depois de uma sequência de passes. Isso eu fui aprendendo nas distintas ligas em que trabalhei. Uma coisa é a Argentina, outra Colômbia, outra é México e outra é Equador. Tem que saber administrar o tempo. Se a vantagem estiver agora, temos que ir por ela. Se não, é o caso de esperar e trabalhar a bola — disse o treinador.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • Barcelona-EQU x São Paulo — Libertadores — quinta-feira, 25 de abril, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada)
  • São Paulo x Palmeiras — Brasileirão — segunda-feira, 29 de abril, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • Águia x São Paulo — Copa do Brasil — sem data e horário definidos — Transmissão: a definir
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo