Libertadores

As 200 coincidências com 2013 que alimentam o sonho do Atlético-MG pelo bi da Libertadores

Torcida do Atlético reuniu todas as coincidências possíveis para se agarrar e aumentar a força do sonho por mais um título da Libertadores

Ninguém gosta de assumir que é supersticioso, mas, basta um detalhe se repetir que as pessoas se apegam aquilo. É comum o dia a dia e, mais ainda, no meio do futebol. Quem não tem uma camisa da sorte?

Se uma coincidência já inflama o lado supersticioso de uma pessoa, imagina 200?

Esse é o número que a torcida do Atlético-MG reuniu dos acontecimentos de 2013, ano do título atleticano na Libertadores, que se repetiram em 2024, ano em que o Galo tenta repetir esse feito.

As coincidências começaram a ser apontadas desde o início da temporada, e foram reunidas pelo jornalista atleticano Fael Lima, entusiasta dessas repetições, em um documento (leia aqui), que contabiliza 198 fatos iguais entre 2013 e 2024.

Réver levantou a taça da Libertadores como capitão do Atlético em 2013 (Photoshot/Icon Sport)

A Trivela traz as principais coincidências, desde as mais fáceis de perceber até as que surpreendem e parecem impossíveis.

Coincidências com o Atlético

Algumas coincidências envolvendo o próprio Atlético chamam atenção. A mais fora da curva é que o Galo contratou um meia com iniciais GS que jogou por Seleção Brasileira, Grécia e Inglaterra: Gilberto Silva e Gustavo Scarpa.

Gustavo Scarpa na Arena MRV em sua apresentação no Atlético (Pedro Souza/Atlético)

Outra coincidência que chama muita atenção é que os volantes que usam a camisa 5, Pierre e Otávio, têm a mesma altura (1,73 m).

Algumas outras também surpreendem, mas são mais perceptíveis. Duas delas envolvem o Grêmio. Em ambos os anos, o duelo com o Galo foi adiado da rodada que aconteceria. Além disso, o Atlético venceu o Tricolor no Rio Grande do Sul em 2024, algo que aconteceu pela última vez em… 2013.

Há ainda inúmeros outros resultados que terminaram da mesma maneira em 2013 e 2024. Mas uma coincidência recente que chama atenção é que, em um jogo contra o Atlético no Independência, ocorreu confusão do time visitante que gerou até uma foto muito parecida.

E com a Libertadores

O documento traz muitas coincidências que aconteceram com o Atlético na própria Libertadores, como o clube ter vencido as quatro primeiras rodadas da competição, tendo ganho o primeiro jogo em casa por 2 a 1 e o primeiro fora por três gols de diferença, além de ter perdido o último jogo fora por 2 a 0.

Ainda há coincidências que só quem tem boa memória consegue lembrar, como os terços deixados por Victor (2013) e Everson (2024) dentro de seus gols terem “sumido” após ação de adversários.

Outros detalhes da competição também chamam a atenção, mesmo não envolvendo o Galo. Por exemplo, a Libertadores teve um campeão inédito, que bateu o Boca Juniors na final, no ano anterior (Corinthians e Fluminense). Além disso, esse campeão estreou com empate por 1 a 1 na edição seguinte.

Coincidências nem precisam envolver o Atlético

As coincidências são tantas que envolvem muita coisa além do Atlético. Até o fato de um holandês (Seedorf e Memphis) jogando no Brasil, algo bem raro, aconteceu. E chama ainda mais atenção que até a Série B terminou com os quatro primeiros colocados de forma parecida.

Até o rival Cruzeiro ajuda o Atlético nessa onda de coincidências. A Raposa perdeu a final da Sul-Americana para o Racing por 3 a 1. Em 2013, um time que, assim como o cruzeirense, subiu da Série B dois anos antes, perdeu a Sula para um argentino pelo mesmo placar (Lanús 3×1 Ponte Preta).

E as coincidências se expandem para fora do Brasil. Como, por exemplo, Brasil e Inglaterra voltando a se enfrentar em 2024, algo que não ocorria desde 2013. E mais, partida em Wembley e com juiz português no comando.

Entre os clubes de fora do país, fica o destaque para o Borussia Dortmund, finalista da Champions League pela primeira vez desde 2013, que ainda perdeu a final pela mesma diferença de placar.

Ou mesmo o futebol

As coincidências entre 2013 e 2024 vão até além do futebol. Tivemos, por exemplo, os irmãos John e Jim Harbaugh, técnicos na NFL, se enfrentando, algo que não ocorria desde 2013.

Até a Fórmula 1 traz coincidências, como Vettel e Verstappen conquistando seus tetracampeonatos pela Red Bull.

Coincidências além do futebol

Os mesmos ocorridos em 2013 e em 2024 não se restringem nem mesmo aos esportes. No mundo da música, o Rock in Rio aconteceu nas mesmas datas (entre 13 e 22 de novembro), por exemplo. E os Jonas Brothers voltaram a tocar no Brasil justamente após 11 anos.

Nos jogos, a saga Pokémon lançou um jogo baseado na França nos dois anos. Nos cinemas, foram lançados filmes sobre a origem da Bruxa Má de Mágico de Oz.

Até o Carnaval alimenta a fé do torcedor atleticano. A Viradouro foi a vencedora em 2024 e, todas as vezes em que a escola venceu, um clube brasileiro conquistou seu segundo título da Libertadores. Foi assim 1997, com o Cruzeiro, e em 2020, com o Palmeiras.

Atlético-MG x Botafogo — Final da Libertadores

É claro que as coincidências não entram em campo e o Atlético precisa fazer seu papel para sair vencedor e fazer tudo isso passar de um acaso. O clube sabe disso e se diz preparado.

  • Data e horário: sábado, 30 de novembro de 2024, às 17h (horário de Brasília)
  • Transmissão: Globo (TV aberta), ESPN (TV fechada), Star+ e Paramount+ (Streamings)
  • Local: Mâs Monumental, em Buenos Aires
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo