Chaveamento da Libertadores 2024: veja o caminho dos brasileiros até a final
A Conmebol definiu, via sorteio, o caminho até a final que será disputada na Argentina, no final de novembro
A CONMEBOL definiu através de sorteio o caminho que cada clube brasileiro na Libertadores 2024 terá que fazer para chegar à final do principal torneio internacional da América Latina.
Ao todo, sete equipes brasileiras ainda disputam a competição, que está na sua fase de oitavas de final. Os primeiros confrontos do mata-mata começaram na noite da última terça-feira (13).
Grêmio e Fluminense fizeram o primeiro duelo das oitavas, com vantagem para os gaúchos, que venceram por 2 a 1. No mesmo dia, um pouco mais tarde, o Atlético-MG foi à Argentina enfrentar o San Lorenzo, empatou por 1 a 1.
Na quarta-feira, mais dois brasileiros se enfrentaram. Botafogo e Palmeiras fizeram um jogo equilibrado, que terminou com vitória carioca por 2 a 1, com todos os gols sendo marcados no primeiro tempo.
Confrontos dos brasileiros nas oitavas* da Libertadores
- Grêmio (2) X (1) Fluminense
- San Lorenzo (1) X (1) Atlético-MG
- Botafogo (2) X (2) Palmeiras
- Nacional X São Paulo
- Flamengo X Bolívar
* Entre parênteses o resultado do jogo de ida
Os dois últimos representantes brasileiros do torneio entram em campo ainda nesta quinta (15). A partir das 19h, o São Paulo vai até Montevidéu, no Uruguai, enfrentar o Nacional. Já o Flamengo recebe o Bolívar, às 21h30. Ambos no horário de Brasília.
A final da Libertadores de 2024 está marcada para o dia 30 de novembro, em Buenos Aires, capital da Argentina. Apesar da definição da cidade, ainda não há informações sobre qual estádio receberá o confronto.
Datas do mata-mata da Libertadores 2024
- Oitavas de final: 13 a 22 de agosto
- Quartas de final: 18 a 25 de setembro
- Semifinais: 23 a 30 de outubro
- Final: 30 de novembro (em Buenos Aires)
Quem pega quem até a final da Libertadores
O chaveamento definiu quais são as possibilidades de confrontos das equipes brasileiras até a final da Libertadores deste ano.
De um lado ficaram três equipes: Fluminense, atual campeão, Grêmio e Atlético-MG. Do outro, as quatro restantes: São Paulo, Botafogo, Flamengo e Palmeiras.
Com os confrontos das oitavas definidos e em andamentos, já sabemos que, ao menos, dois brasileiros vão ficar pelo caminho, uma vez que Grêmio e Fluminense, além de Palmeiras e Botafogo, se enfrentam.
Já nas quartas, poderemos ter outros dois confrontos entre brasileiros. Caso o São Paulo supera o Nacional do Uruguai, o time paulista pode enfrentar Botafogo ou Palmeiras. O mesmo acontece com o Atlético-MG. Caso o Galo elimine o San Lorenzo, a equipe mineira pode enfrentar Grêmio ou Fluminense.
O Flamengo é único brasileiro que, ao menos por enquanto, não corre risco de enfrentar um compatriota. Caso avance às quartas, os cariocas vão enfrentar Peñarol, do Uruguai, ou The Strongest, da Bolívia.