Libertadores

Chaveamento da Libertadores 2024: veja o caminho dos brasileiros até a final

A Conmebol definiu, via sorteio, o caminho até a final que será disputada na Argentina, no final de novembro

A CONMEBOL definiu através de sorteio o caminho que cada clube brasileiro na Libertadores 2024 terá que fazer para chegar à final do principal torneio internacional da América Latina.

Ao todo, sete equipes brasileiras ainda disputam a competição, que está na sua fase de oitavas de final. Os primeiros confrontos do mata-mata começaram na noite da última terça-feira (13).

Chaveamento da Libertadores 2024 a partir das oitavas de final. Foto: Divulgação/Conmebol
Veja qual adversário cada brasileiro pode enfrentar até a final da Libertadores de 2024. Foto: Divulgação/Conmebol

Grêmio e Fluminense fizeram o primeiro duelo das oitavas, com vantagem para os gaúchos, que venceram por 2 a 1. No mesmo dia, um pouco mais tarde, o Atlético-MG foi à Argentina enfrentar o San Lorenzo, empatou por 1 a 1.

Na quarta-feira, mais dois brasileiros se enfrentaram. Botafogo e Palmeiras fizeram um jogo equilibrado, que terminou com vitória carioca por 2 a 1, com todos os gols sendo marcados no primeiro tempo.

Confrontos dos brasileiros nas oitavas* da Libertadores

  • Grêmio (2) X (1) Fluminense
  • San Lorenzo (1) X (1) Atlético-MG
  • Botafogo (2) X (2) Palmeiras
  • Nacional X São Paulo
  • Flamengo X Bolívar

* Entre parênteses o resultado do jogo de ida

Os dois últimos representantes brasileiros do torneio entram em campo ainda nesta quinta (15). A partir das 19h, o São Paulo vai até Montevidéu, no Uruguai, enfrentar o Nacional. Já o Flamengo recebe o Bolívar, às 21h30. Ambos no horário de Brasília.

A final da Libertadores de 2024 está marcada para o dia 30 de novembro, em Buenos Aires, capital da Argentina. Apesar da definição da cidade, ainda não há informações sobre qual estádio receberá o confronto.

Datas do mata-mata da Libertadores 2024

  • Oitavas de final: 13 a 22 de agosto
  • Quartas de final: 18 a 25 de setembro
  • Semifinais: 23 a 30 de outubro
  • Final: 30 de novembro (em Buenos Aires)

Quem pega quem até a final da Libertadores

O chaveamento definiu quais são as possibilidades de confrontos das equipes brasileiras até a final da Libertadores deste ano.

De um lado ficaram três equipes: Fluminense, atual campeão, Grêmio e Atlético-MG. Do outro, as quatro restantes: São Paulo, Botafogo, Flamengo e Palmeiras.

Com os confrontos das oitavas definidos e em andamentos, já sabemos que, ao menos, dois brasileiros vão ficar pelo caminho, uma vez que Grêmio e Fluminense, além de Palmeiras e Botafogo, se enfrentam.

Já nas quartas, poderemos ter outros dois confrontos entre brasileiros. Caso o São Paulo supera o Nacional do Uruguai, o time paulista pode enfrentar Botafogo ou Palmeiras. O mesmo acontece com o Atlético-MG. Caso o Galo elimine o San Lorenzo, a equipe mineira pode enfrentar Grêmio ou Fluminense.

O Flamengo é único brasileiro que, ao menos por enquanto, não corre risco de enfrentar um compatriota. Caso avance às quartas, os cariocas vão enfrentar Peñarol, do Uruguai, ou The Strongest, da Bolívia.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo