Botafogo explorou fragilidade defensiva do Palmeiras por vantagem na Libertadores
Com gols em lançamentos nas costas da zaga adversária, Botafogo fez 2 a 1 no Palmeiras no jogo e ida das oitavas da Libertadores
O Botafogo largou em vantagem sobre o Palmeiras nas oitavas de final da Copa Libertadores. Na noite desta quarta-feira (14), no Nilton Santos, com uma grande festa da torcida, o Glorioso venceu o jogo de ida por 2 a 1 e, agora, pode até empatar na partida de volta, na próxima semana, no Allianz Parque.
Para construir este placar, o Botafogo aproveitou uma noite infeliz da linha de defesa do Palmeiras, que sofreu com a bola nas costas e a velocidade dos atacante do time de Artur Jorge. Com profundidade e contando também com a qualidade técnica dos jogadores do sistema ofensivo, o Botafogo explorou os espaços dentro da defesa do time paulista.
Os dois gols do Botafogo na partida surgiram dessas bolas lançadas pelo alto nas costas dos zagueiros do Palmeiras. No primeiro, Luiz Henrique marcou de cabeça. Depois, Igor Jesus virou sobre a marcação e finalizou na saída de Weverton.
Como foi a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras
No Nilton Santos, o Botafogo foi melhor do que o Palmeiras nos minutos iniciais do jogo, criando oportunidades de gols desde o começo da partida. Logo aos 6′, Luiz Henrique teve uma grande chance, recebendo em velocidade e aproveitando um escorregão de Murilo, mas finalizou perto da trave.
Depois, aos 21′, em jogada que começou com um ótimo lançamento de Savarino para Igor Jesus, o atacante lançou pelo alto e Luiz Henrique apareceu livre na área para mandar de cabeça para as redes do Palmeiras.
O Botafogo não conseguiu manter o ritmo da partida e viu o Palmeiras crescer no jogo e empatar em uma falha de John. Após ser pressionado por Rony, o goleiro saiu errado com os pés e o time paulista recuperou rápido a bola. Rony ajeitou para Maurício que finalizou. John, mais uma vez, tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
Poucos minutos depois, novamente com uma bola lançada nas costas da zaga adversária, Igor Jesus aproveitou um ótimo lançamento de Marlon Freitas, saiu na frente de Vitor Reis e fez 2 a 1 para o Botafogo.
Depois de um primeiro tempo movimentado, o ritmo da partida caiu após o intervalo. O Palmeiras melhorou com as entradas de Estevão e Felipe Anderson, mas não o suficiente para buscar o empate. Na melhor chance do Verdão, em boa jogada de Estevão, o garoto cruzou a bola rasteira e Veiga não conseguiu finalizar. Na sobra, Vanderlan finalizou em cima da marcação.
Como fica a situação do Botafogo na Libertadores?
Com a vitória conquistada no Nilton Santos, o Botafogo joga pelo empate, na próxima quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), pelo jogo de volta com o Palmeiras, no Allianz Parque. Em caso de vitória por um gol de diferença do Verdão, a decisão vai para os pênaltis.
Antes disso, no domingo (18), o Botafogo tem o clássico com o Flamengo, às 18h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.