América do Sul

Quem é o jogador amador convocado por Bielsa para a seleção uruguaia?

O atacante Walter Domínguez soma incríveis números no futebol amador e foi chamado por Bielsa para amistoso contra Costa Rica

O técnico Marcelo Bielsa não é conhecido como El Loco à toa. O apelido vem por um episódio que teria sacado uma granada quando torcedores do Newell’s Old Boys foram protestar contra ele, além da postura enérgica no trato com jogadores. Agora, o treinador deu uma nova mostra de sua forma diferenciada de ver o mundo e o futebol ao convocar um jogador amador para o amistoso entre atletas uruguaios do futebol local contra a Costa Rica, marcado para 31 de maio.

Trata-se do atacante Walter Domínguez, do Juventud de Soriano, que faz parte da Organização de Futebol do Interior (OFI) do Uruguai, basicamente o futebol amador local. O próprio atleta de 24 anos confirmou a convocação, publicada inicialmente pela imprensa uruguaia, em entrevista à rádio Médios Rincon.

— Me contataram, sim. Estou muito feliz. Não esperava, foi uma surpresa. Nem sabia que tinha tantos gols, só procuro dar 100% de mim em todos os jogos — disse o modesto Domínguez.

Parte dessa convocação se explica porque os principais clubes uruguaios (casos de Nacional, Peñarol, Liverpool, Racing e Danubio) terão jogos da Copa Libertadores e Sul-Americana na semana do amistoso. Por isso, abriu-se a vaga para o jovem amador.

Domínguez é um goleador nato e é aclamado no futebol do interior, que considera os clubes de todos os departamentos (equivalente aos estados no Brasil) do Uruguai, com exceção de Montevidéu. Pelo Juventud, ele marcou 38 gols em 19 jogos. Enquanto no Fray Bentos cravou seis em seis duelos. Por fim, pela seleção de Soriano Capital, fez 13 em 14 partidas, o que lhe concede 57 gols nos últimos 39 embates, média de 1,4.

Em abril, o camisa nove conquistou a Copa de Seleções da OFI e foi essencial para o Soriano. Marcou um gol e deu duas assistências na decisão vencida por 3 a 0 em cima do Paysandú após perder a ida por 2 a 1. Ele terminou como o melhor jogador do torneio.

O futebol do interior é algo muito tradicional no Uruguai. Recentemente, Diego Godín largou a aposentadoria e foi jogar no Porongos de Flores. Além do zagueiro, vários jogadores mais experientes se aventuraram, como Loco Abreu, ex-Botafogo, jogador que detém o recorde de mais clubes diferentes defendidos ao longo da carreira (32).

Como está o Uruguai de Bielsa

Após uma decepcionante Copa do Mundo de 2022, a Federação Uruguaia de Futebol trouxe Bielsa para ser o responsável por uma renovação no selecionado. Apareceram várias caras novas no time, alguns do futebol brasileiro, e os experientes Luis Suárez e Edinson Cavani perderam espaço.

Tem dado certo, especialmente nas Eliminatórias para a Copa de 2026. O Uruguai bateu, apenas, Argentina, em plena Bombonera, e Brasil, ambos por 2 a 0. O atacante Darwin Núñez, principal nome do selecionado ao lado de Fede Valverde, brilhou nos dois jogos. Com isso, após seis rodadas, a Seleção Uruguaia está em segundo com 13 pontos, apenas dois a menos que os argentinos.

Também foram disputados quatro amistosos, nos quais superou Coreia do Sul, Nicarágua e Cuba, empatou com Japão e País Basco e perdeu para a Costa do Marfim.

O próximo desafio, apenas com atletas que jogam no Uruguai, será a Costa Rica. Após isso, provavelmente com o time completo, duela com México (04/06) e Peru (06/06) antes de estrear na Copa América 2024, competição que está no grupo C com Panamá, Bolívia e Estados Unidos.

 

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de eSports no The Clutch. Além disso, atuou como assessor de imprensa no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo