Copa América 2024

James Rodríguez coloca Panamá no bolso e revive craque que o consagrou na Colômbia

Descartado no São Paulo, James Rodríguez está jogando o fino com a camisa da Colômbia, que agora é semifinalista da Copa América

Neste sábado (6), a Colômbia venceu o Panamá por 5 a 0, no State Farm Stadium, em Phoenix, pelas quartas de final da Copa América 2024. E quem colocou a partida no bolso foi James Rodríguez.

Fora dos planos do São Paulo, o meia parece até outro jogador quando veste a camisa colombiana. Contra os panamenhos, James só faltou fazer chover para garantir a classificação à semifinal do torneio.

Em meados de 2023, o meia assinou com o Tricolor com status de estrela. Entretanto, James Rodríguez nunca engrenou pelo São Paulo – seja pelas frequentes lesões, ou pelas atuações muito abaixo de sua verdadeira capacidade.

Por conta disso, a diretoria tricolor esperava que a Copa América fosse uma boa vitrine para o meia se destacar e ser vendido nesta janela de transferências. Nesse quesito, ele não decepcionou.

Só contra o Panamá, James deu duas assistências e marcou um gol. Na fase de grupos do torneio, o meia já tinha dado três passes que terminaram em gol da Colômbia.

Nesta Copa América, James Rodríguez reviveu o craque que encantou os fãs de futebol na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Agora, resta saber se o meia não vai entrar em um novo período de hibernação.

Como foi Colômbia x Panamá pela Copa América

Desde o início do 1º tempo, a Colômbia impôs seu estilo de jogo sobre o Panamá, controlando a posse de bola e as principais ações ofensivas. E não demorou muito para o placar ser aberto.

Em cobrança de escanteio, James Rodríguez mandou a bola na cabeça de Jhon Córdoba, que não desperdiçou. E a pressão dos colombianos sobre os panamenhos não diminui.

Jhon Arias conseguiu descolar um pênalti após dividida com o goleiro. Quem pegou a bola e assumiu a responsabilidade da cobrança foi James, que mandou a bola para o fundo da rede.

O Panamá até chegou a assustar em jogada de bola parada, acertando a trave. Contudo, o jogo era todo da Colômbia, que fez questão de matar a partida ainda antes do intervalo.

Em uma falta no campo de defesa, James Rodríguez percebeu a desatenção dos panamenhos para lançar um bolão para Luis Díaz, que encobriu o goleiro para fazer o terceiro gol colombiano.

Em ritmo de treino

Com tudo já resolvido, os colombianos adotaram um ritmo de treino para administrar o jogo contra os panamenhos, que se contentaram com a eliminação nas quartas de final da Copa América 2024.

Mesmo com um volume desacelerado, a Colômbia ainda descolou outro gol com Richard Ríos, que acertou uma paulada de fora da área para superar o arqueiro do Panamá.

No último lance, os panamenhos ainda conseguiram fazer um pênalti em Arias. Borja foi para a cobrança e consolidou o passeio colombiano nas quartas de final da Copa América.

Com um bom futebol, os colombianos têm tudo para conquistar o título da competição. Sob o comando de Nestor Lorenzo, a seleção da Colômbia parece estar em boas mãos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo