Técnico português deve criar briga entre Barcelona e Liverpool
Clubes europeus correm em busca de novo treinador até o início da próxima temporada
O nome de Rúben Amorim, atual técnico do Sporting de Lisboa, líder do Campeonato Português, é um dos mais cotados para assumir Barcelona ou Liverpool na próxima temporada. Com a confirmação de que Xabi Alonso vai permanecer por mais uma temporada no Bayer Leverkusen, ingleses e espanhóis devem travar uma disputa interessante pela contratação do jovem treinador de 39 anos. Segundo informações do Yahoo! britânico, as conversas entre o português e o clube catalão estavam adiantadas.
Contudo, com a permanência de Xabi Alonso na Alemanha, as coisas mudaram e um novo plano deve ser traçado, principalmente pelo Liverpool, que tinha no espanhol um nome natural para substituir Jürgen Klopp. O Barcelona passa por uma crise financeira e terá de ser cauteloso na próxima janela de transferências. Rúben Amorim possui uma cláusula de rescisão no valor de 13 milhões de euros (R$ 70 milhões de reais), o que teria deixado a administração do clube catalão preocupada.
Outros clubes como o Manchester United também avaliam a possibilidade de contratar o promissor técnico do Sporting, que sabendo do alto interesse dos rivais, já começou a monitorar alguns nomes para substituí-lo. Anthon Barry, auxiliar técnico de Thomas Tuchel no Bayern de Munique, chegou a ser dado como certo para substituir Amorim no Sporting, mas o clube português negou qualquer sondagem.
🇵🇹 En Inglaterra ven a Rúben Amorim en el Barça
✍️ @jbatalla7 https://t.co/hc3uLz48xm
— Mundo Deportivo (@mundodeportivo) April 2, 2024
Por que Barcelona e Liverpool podem brigar por Rúben Amorim?
- Xabi Alonso anunciou na semana passada que vai permanecer no Bayer Leverkusen por mais uma temporada e isso mexeu com o planejamento de outros clubes na Europa;
- O Liverpool tinha o nome do espanhol como certo para substituir Jürgen Klopp, mas agora pode investir na contratação do português de 39 anos;
- Com isso, o Barcelona, que tinha espaço livre para pensar na contratação de Rúben Amorim, deve passar a receber a concorrência de outros times na Europa pela aquisição do treinador;
- A cláusula de 13 milhões de euros (R$ 70 milhões de reais) pode ser um dificultador nas negociações entre o Barcelona e o Sporting.
Liverpool mira mais duas opções no mercado
Caso o clube inglês não tenha sucesso na negociação com Rúben Amorim, a diretoria do Liverpool tem mais dois nomes de destaque em seu radar: os italianos Roberto De Zérbi e Simone Inzaghi. O técnico do Brighton foi também cogitado pelo Barcelona, e o estilo de jogo do treinador de 44 anos agrada à alta cúpula do atual líder da Premier League.
Já o líder da Serie A, ganhou notoriedade pelo trabalho realizado na Internazionale e é outro nome avaliado pela diretoria do Liverpool. Com o fim do Decreto Crescita, incentivo fiscal dado aos clubes italianos e que foi uma ferramenta de impulso a chegada de estrangeiros no futebol do país, os times estão mais enfraquecidos financeiramente, o que pode ocasionar uma saída de Inzaghi ao final da temporada.