Campeão da Copinha pelo Palmeiras reforça Sporting e terá ambiente perfeito para se desenvolver
Meio-campista que passou dez anos na base alviverde brilhou no Campeonato Português
A base do Palmeiras tem se consolidado como uma das melhores no Brasil na exportação de talentos para a Europa. E não apenas as enormes joias Endrick e Estêvão entram nessa lista. Pedro Lima, que só fez um jogo pelo profissional do Alviverde, tem se destacado no futebol do Velho Continente e se mudou para o Sporting, clube que disputa a Champions League.
O meio-campista, que conquistou a maior competição sub-20 do Brasil como destaque, a Copinha (2023), brilhou no AVS na temporada recém-finalizada em Portugal. Marcou seis gols e distribuiu duas assistências em 29 jogos entre campeonato e copa locais.
A chegada aos Leões de Lisboa acontece por apenas 4 milhões de euros (R$ 23,5 milhões), o que deve render cerca de R$ 7 milhões ao time brasileiro entre porcentagem que ainda tinha do atleta e mecanismo de solidariedade da Fifa. As informações são do “ge”.
Lima assinou contrato até o meio de 2031, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, e encontrará na capital portuguesa um dos melhores clubes para se desenvolver antes de um salto para as grandes ligas da Europa.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F05%2Fpedro-lima-avs-2-scaled.jpg)
Novo clube de Pedro Lima, Sporting virou ponte para jogadores
Após dois títulos portugueses seguidos em 2024 e 2025, o Sporting ficou com o vice em 2026. O time tem sido mais regular que os rivais Porto e Benfica, e muito disso se deve ao seu trabalho de captação de jogadores, posteriormente os revendendo por muito mais.
O caso mais notório é Viktor Gyokeres, maior venda da história do clube português, 66,5 milhões de euros rumo ao Arsenal no começo desta temporada. Mas, nos últimos anos, tiveram vários outros: Pedro Porro rumo ao Tottenham, Manuel Ugarte ao PSG e Conrad Harder ao RB Leipzig após apenas um ano em Lisboa. Isso sem contar as joias da base Mateus Fernandes, Dário Essugo e Geovany Quenda (ambos pertencem ao Chelsea).
Do elenco atual, Morten Hjulmand, Ousmane Diomande e Luis Javier Suárez são os jogadores que vieram de fora e estão mais valorizados no mercado após destaque no time — talvez nem fiquem para a próxima temporada.
Pedro Lima terá até um compatriota como exemplo parecido. Alisson Santos chegou do Vitória por apenas 1 milhão de euros no meio de 2025 e, sete meses depois, chegou ao Napoli para ser um dos destaques da reta final da Serie A. O atacante será comprado pelos italianos por 15 milhões após empréstimo.
O jovem meia brasileiro, versátil em suas funções por dentro, já tem nas pernas um ano no futebol português e pode se adaptar mais fácil. Antes, ele ainda atuou pelo time sub-21 do Norwich City, da Inglaterra, e o NK Ojisek, da Croácia, ambos por empréstimo, ainda quando pertencia ao Palmeiras.
Foram dez anos de Lima no Alviverde, período no qual conquistou títulos e chegou à seleção brasileira sub-20. Agora, busca em outro clube verde e branco um novo lugar para brilhar e se desenvolver.