Inglaterra

Novo candidato a técnico do Liverpool é português

Com Jürgen Klopp vivendo seus últimos dias no cargo, o Liverpool monitora a situação de um técnico português

O Liverpool segue sua luta pelo título da Premier League, onde é o vice-líder com 64 pontos em 28 rodadas, empatado com o líder Arsenal. E os Reds querem mais do que nunca esse título para dar uma despedida histórica para Jürgen Klopp, que vai embora no final da temporada. Em meio a esse cenário, a diretoria está à procura de um sucessor para o alemão.

Não é segredo para ninguém que o principal favorito para assumir o Liverpool é Xabi Alonso, que fez parte de sua carreira em Anfield e atualmente comanda um histórico Bayer Leverkusen, que tem tudo para ser campeão inédito da Bundesliga em 2023/24. Contudo, o espanhol não é a única opção dos Reds, que também cogita Zinedine Zidane e Roberto De Zerbi.

Só que o novo candidato a treinador do Liverpool é português. E não, não estamos falando de José Mourinho, ídolo do Chelsea e atualmente desempregado. Trata-se de Ruben Amorim, que está fazendo um bom (e longo) trabalho no Sporting, que está na briga com Benfica pelo Campeonato Português. Aos 39 anos, o treinador é bem avaliado pelos Reds.

Segundo o The Athletic, Amorim já inclusive conversou com o Liverpool sobre uma possível mudança para a Premier League após a saída de Klopp. O Record noticia que o técnico português tem contrato com os Leões até 2026 e uma multa rescisória de € 20 milhões (cerca de R$ 108,1 milhões). Apesar do alto valor, os Reds podem desembolsar tal quantia apostando no potencial do português.

Quem é Ruben Amorim, candidato a técnico do Liverpool?

Após construir sua carreira como jogador no Belenenses, no Benfica, no Braga e no Al-Wakrah, do Catar, Ruben Amorim iniciou cedo sua trajetória como treinador, aos 33 anos. Sua primeira experiência foi no Casa Pia, onde teve uma curta passagem até chegar ao Braga B. Em pouco tempo, o português assumiu o time principal e foi campeão da Taça da Liga, não demorando muito para chamar a atenção dos gigantes do país.

Em 2020, Amorim chegou ao Sporting e, logo em sua primeira temporada, foi campeão da Liga Portuguesa, desbancando a hegemonia da dupla Benfica e Porto. Além disso, ele encerrou um jejum de 19 anos dos Leões sem o principal título do país. No mesmo ano, o técnico também foi campeão da Taça da Liga, o que deixou os torcedores em êxtase.

Já em 2021/22, Ruben Amorim conquistou o bi da Taça da Liga no Sporting e se consolidou como um dos treinadores mais promissores de sua geração. Sonhando com o Campeonato Português, o técnico tem uma mentalidade campeã, o que é um ponto positivo para o Liverpool, que quer alguém capacitado para substituir o icônico Jürgen Klopp a partir de 2024/25.

Antes dos Reds, Amorim chegou a entrar na mira do Chelsea na última temporada. Contudo, os Blues não pagaram a multa aos Leões e acabaram fechando com Mauricio Pochettino. Agora, com o Liverpool na jogada, o treinador não deve continuar no Sporting, mas só comunicará sua decisão ao término de 2023/24. Resta saber se o futuro de Anfield estará nas mãos do português ou não.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo