Inglaterra

Saída de Klopp fará peça essencial deixar o Liverpool

Auxiliar técnico de Klopp nos últimos anos, o holandês Pep Lijnders não ficará no Liverpool, e pode assumir o comando do Ajax na próxima temporada

Não é só Jürgen Klopp quem deixará o Liverpool no fim desta temporada. Outra importante peça do clube nos últimos anos, que foi essencial para títulos como a Champions League em 2019, e da Premier League um ano depois, também não ficará em Anfield. Considerado o principal auxiliar técnico do alemão, Pep Lijnders não só vai deixar o time inglês, como pode assumir a função de treinador principal em 2024/2025, e em um dos maiores clubes do mundo.

De acordo com informações do The Times, confirmadas também por Fabrizio Romano, Lijnders tem grandes chances de assumir o Ajax na próxima temporada. Segundo o jornalista especializado em transferências, o holandês de 41 anos é um dos quatro nomes analisados pela diretoria do time de Amsterdã.

— Assistente técnico do Liverpool, Pep Lijnders surgiu como um dos candidatos para ser o novo técnico do Ajax na próxima temporada. Lijnders é levado em consideração pelo clube, mas ainda espera uma decisão final. Com certeza ele deixará o Liverpool com a saída de Jürgen Klopp. Ele não ficará — disse Romano em sua conta no X (antigo Twitter).

Quem é Pep Lijnders?

Lijnders nunca foi jogador, e começou a sua carreira no PSV Eindhoven em 2002, no desenvolvimento das crianças. Em 2006, ele foi para Portugal com o mesmo cargo, mas também ajudando os técnicos já do time principal do Porto. O holandês se destacou lá, e ao lado de Brendan Rodgers, foi para o Liverpool em 2014, e permaneceu no time inglês mesmo com a chegada de Jürgen Klopp.

Em 2018, ele deixou Anfield pela primeira vez para assumir um trabalho como treinador de time profissional e em seu país. Entretanto, sua passagem pelo NEC Nijmegen durou apenas cinco meses, após Linjders não conseguir fazer a equipe deixar a segunda divisão da Holanda rumo à Eredivisie.

Exaltado por Klopp

Logo depois, ele voltou ao Liverpool, sendo importante na montagem das equipes que levaram o Liverpool aos títulos da Champions League, Premier League, Mundial de Clubes, Supercopa da Uefa, além de uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga. Seu trabalho já foi elogiado publicamente por Klopp.

— O cara mais influente nos últimos anos neste clube certamente é Pep Lijnders. O trabalho que ele fez é absolutamente excepcional.

Caso realmente assuma o Ajax, Lijnders terá bastante trabalho. Após as saídas de astros como Tadic, Álvarez, Klaassen e Timber na última temporada, o time holandês não conseguiu repor as saídas, e após ficar por algumas rodadas na zona de rebaixamento da Eredivisie, ocupa atualmente a quinta colocação do campeonato, a 31 pontos do líder PSV. John van Schipp, que assumiu o clube até o fim desta temporada, não ficará como treinador, mas pode trabalhar em outra função no Ajax. Lijnders poderá ter um velho conhecido de confiança no clube. Ex-capitão do Liverpool, Jordan Henderson chegou em janeiro ao time de Amsterdã, e já é uma das principais lideranças em campo da equipe holandesa.

Quem treinará o Liverpool?

Enquanto isso, em Anfield, segue a busca pelo substituto de Klopp e sua comissão. O favorito da diretoria ainda é Xabi Alonso, identificado com o clube pela sua passagem como jogador, mas principalmente pelo trabalho brilhante que vem fazendo no Bayer Leverkusen nesta temporada. Outros nomes como Julian Nagelsmann, da Alemanha, Rubén Amorim, do Sporting, e Roberto De Zerbi, do Brighton, também estão na lista do Liverpool.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo