Mesmo após fracasso na Eurocopa, Cristiano Ronaldo justifica titularidade na seleção portuguesa
De volta à Portugal, Cristiano Ronaldo planeja ser titular sob o comando de Roberto Martínez depois do fracasso na Eurocopa
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo continua empilhando gols no Al-Nassr. Não à toa, o centroavante foi convocado por Portugal para a Data Fifa de setembro. E, se depender do astro, ele será titular.
Com 899 gols na carreira, CR7 espera chegar a marca dos 900 a serviço dos Lusos — principalmente após o fracasso na última Eurocopa. Mesmo sendo titular em todos os cinco jogos, o atacante não conseguiu balançar as redes na competição.
Por conta disso, o craque português acabou sendo criticado. Agora, ele terá a chance de se redimir nas primeiras rodadas da Liga das Nações. Em coletiva, Cristiano Ronaldo não acredita que irá para o banco de reservas com Roberto Martínez:
— Sempre terei, até ao fim da minha carreira, o pensamento de que vou ser titular. Respeito as decisões que o treinador tomou, ainda que também se tenham portado mal comigo. Quando foge da ética profissional, aí sim pode haver controvérsias, mas isso é uma coisa à parte.
Ao todo, o centroavante tem 212 jogos pelos Lusos e 130 gols marcados — o que o consolida como o maior artilheiro da história do futebol de seleções. Portugal enfrenta a Croácia nesta quinta-feira (5) e a Escócia no domingo (8).
Cristiano Ronaldo já foi reserva em Portugal
Referência técnica de seu país há mais de duas décadas, Cristiano Ronaldo já foi reserva por Portugal. Isso aconteceu na fase mata-mata da Copa do Mundo de 2022, quando o atacante não começou jogando em duas ocasiões.
Nas oitavas de final, os Lusos golearam a Suíça por 6 a 1. Já nas quartas de final, a seleção portuguesa perdeu para Marrocos por 1 a 0. Em ambos os jogos, CR7 entrou durante o segundo tempo.
À época, a imprensa portuguesa noticiou um possível desentendimento entre o centroavante e Fernando Santos — técnico de Portugal durante o Mundial no Catar. No mês seguinte à eliminação, Martínez assumiu o cargo de treinador.
Curiosamente, Cristiano Ronaldo voltou a ser titular com o espanhol de lá para cá. Entretanto, a Euro 2024 sem gols ligou um sinal de alerta nos Lusos, já que esse foi o primeiro grande torneio que o atacante passou em branco representando seu país.
O fim está próximo?
Na mesma entrevista, Cristiano Ronaldo foi perguntado sobre a possibilidade de se aposentar. Por enquanto, o astro português garante que não pensa em pendurar as chuteiras.
O centroavante usou o exemplo de Pepe — que foi seu companheiro de Real Madrid. O zagueiro estava em alta no Porto e fez uma ótima Eurocopa com 40 anos. Contudo, ele decidiu abandonar o futebol logo em seguida.
Já CR7 sonha com a marca dos 1.000 gols. Questionado sobre sua presença na próxima Copa do Mundo, o atacante português levantou mistério, deixando claro que está focado no jogo a jogo com a camisa dos Lusos:
— Me sinto feliz, quando chegar esse momento (aposentadoria), mais cedo ou mais tarde, eu serei a primeira pessoa a dar um passo à frente. Será uma decisão normal. Temos o exemplo do Pepe, que saiu pela porta da frente. (…) Não posso responder a essa pergunta (se estará no Mundial 2026), o momento é bom, vamos começar uma nova etapa e vamos viver este momento que é positivo, estou feliz de voltar à seleção. Tentar entrar da melhor maneira. Ainda há muita história no meio.