Mundo

Dia dos Pais: os pais e filhos que já atuaram pelo mesmo time de futebol

Conheça os casos curiosos de jogadores famosos do futebol internacional que atuaram no mesmo time que seus pais (e até mesmo seus avôs)

Pais e filhos (e até avôs) já atuaram pela mesma equipe mundo afora. Neste Dia dos Pais, a Trivela fez uma lista de casos curiosos em que jogadores com laços muito estreitos defenderam o mesmo clube ou seleção nacional em épocas diferentes (ou até mesmo juntos).

Pai e filho juntos: Rivaldo e Rivaldo Junior – Mogi Mirim

Rivaldo jogou com seu filho no clube que o revelou, o Mogi Mirim, agora, de sua propriedade. Depois de 15 meses já aposentado, o craque pentacampeão voltou a jogar em uma partida contra o Macaé – somente para atuar ao lado de Rivaldo Junior. Junior marcou dois e Rivaldo um na vitória por 3 a 1, em 2015.

Zidane e sua prole – Real Madrid

O tamanho de Zinedine Zidane na história do Real Madrid é quase imensurável, já que ganhou títulos como jogador e treinador.

Por isso, ter este sobrenome facilita bastante para entrar nas categorias de base do time. Enzo, Luca, Theo e Elyaz tem passagens no time B, mas não conseguiram sucesso no time principal.

Zidane e o filho Elyaz, em 2017. Hoje, o jovem é zagueiro da categoria sub-19 do Real Madrid. Foto: Icon Sport

Os três Alonsos: Miguel, Mikel e Xabi – Real Sociedad

Não, o pai não jogou com o filho, mas os filhos jogaram juntos. É o caso raro em que o pai atua bem em uma equipe e dois de seus filhos conseguem sucesso no time. A Real Sociedad foi a casa de Miguel Alonso (1977-82) e depois viu seus dois filhos atuarem juntos no começo dos anos 2000: Mikel e Xabi Alonso.

Atualmente, Xabi voa com sua carreira como técnico após o título inédito da Bundesliga com o Bayer Leverkusen na temporada 2023-24.

Avô, pai e neto: a família de “Chicharito” Hernandez – seleção mexicana

Mais um trio, mas desta vez, eles não jogaram no mesmo time, mas são uma dinastia. Avó, pai e neto atuaram pela seleção mexicana e todos em Copas do Mundo.

Trata-se da família de Javier Hernandez, o Chicharito, mais famoso no futebol mundial por ter jogado no Manchester United. Atualmente (sim, ele ainda está jogando) está no Guadalajara. Pela Seleção, o atacante fez 52 gols em 109 jogos e atuou nos Mundiais de 2010, 2014 e 2018.

O avó de Chicharito, Tomás Balcázar, foi atacante e jogou 11 partidas pelo México na década de 50 (incluindo a Copa de 54) e fez 6 gols. Já o pai de Chicharito (e genro de Tomás), Javier Nicolás Hernandez jogou 14 partidas pelo México e fez três gols. O meia atuou na Copa de 1986.

A família de Javier ‘Chicharito' Hernandez (à dir.) fez história na seleção mexicana. Foto: Icon Sport

Separados pela nacionalidade: Mazinho, Rafinha e Thiago – seleção brasileira

O tetracampeão Mazinho teve dois filhos de destaque no futebol. Ele e Rafinha usaram a mesma camisa, a da seleção brasileira, mas Thiago Alcântara, o mais talentoso dos três, escolheu jogar pela Espanha.

Finalmente juntos? Diego e Giuliano Simeone – Atlético de Madrid

O aguerrido ex-volante argentino e competente técnico Diego Simeone já comandou por poucos minutos seu filho, Giuliano, no Atlético de Madrid. O atacante entrou já nos acréscimos do empate sem gols contra o Granada, em 20 de abril de 2022.

Depois de empréstimos para o Zaragoza e Alavés, Giuliano deve retornar ao Atlético nesta temporada e finalmente ter mais minutos comandados pelo pai.

Diego Simeone e filho comemoram vitória do Atlético de Madrid contra o Olympique de Marselha em 2018, na final da Europa League. Giuliano ainda não era profissional da equipe. Foto: Icon Sport

Pai lenda, filho esforçado: os Cruijffs – Barcelona

O clássico caso do pai lendário e do filho esforçado. Johan Cruyff, um dos maiores jogadores de todos os tempos, fez história no Ajax e no Barcelona – no time espanhol, também como técnico.

Já seu filho, Jordi Cruyff, não passou de um esforçado meio-campista que ficou pouco tempo no Barcelona (1994-1996).

Duas lendas (Cesare e Paolo Maldini) e uma promessa (Daniel) – Milan

O avô (Cesare) é uma lenda do Milan dos anos 50 e 60, além de ter sido treinador do Milan e da Itália; o pai, Paolo Maldini, fez história no Milan por mais de duas décadas é tido por muitos, um dos maiores defensores da história.

A nova geração chegou com Daniel Maldini, meia-atacante que atuou no Milan de 2020 a 2022 e hoje está no Monza.

Lendas do Milan, Paolo Maldini (à esq.) e Cesare Maldini, pai e filho, em 2006. Foto: Icon Sport

Você sabia? Carles e Sergio Busquets – Barcelona

É raro o caso em que o filho é muito mais famoso que o pai. Ou alguém tem lembranças de Carles Busquets no gol do Barcelona?

Hoje, Carles é técnico de goleiros do Barcelona B, enquanto Sergio Busquets, depois de fazer história como um dos maiores volantes do time catalão, está no Inter Miami.

Montagem de fotos do pai, Carles Busquets, e o filho, Sergio Busquets, ambos ex-jogadores do Barcelona
Carles Busquets foi um discreto goleiro do Barcelona na década de 90; Sergio Busquets fez história como volante do time catalão no século XXI. Fotos: Icon Sport
Foto de Victor Romualdo Francisco

Victor Romualdo FranciscoRedator de esportes

Antes de colaborar com a Trivela, foi coordenador de conteúdo do Quinto Quarto, e também atuou como Social Media para a Premier League e FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Com experiência de mais de 15 anos em comunicação corporativa, paralelamente, criou o projeto Salão Oval, maior plataforma de comunicação dedicada ao futebol americano nacional (FABR). Foi campeão brasileiro da modalidade pelo Corinthians Steamrollers (2011). Narrou e comentou o esporte no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte e ESPN.
Botão Voltar ao topo