Mundial de Clubes: onde assistir o sorteio da última edição do torneio no formato que conhecemos
Fifa vai sortear as chaves do Mundial de Clubes nesta terça-feira (5), saiba onde assistir

O Mundial de Clubes será disputado no atual formato pela última vez em 2023. A partir da próxima temporada, serão feitas mudanças drásticas na quantidade de clubes, e também na fórmula de disputa. Em relação à competição deste ano, o sorteio dos confrontos e do chaveamento acontece nesta terça-feira (5), na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, país que vai sediar o torneio este ano.
Sete clubes de todos os continentes do mundo, sendo os campeões continentais, mais o campeão do país sede, serão sorteados e a partir do dia 12 de dezembro começam a correr atrás da bola, atrás do título máximo do futebol internacional, a Copa do Mundo de Clubes.
O jogo de abertura do Mundial deste ano acontecerá entre o time de Benzema e companhia, o Al-Ittihad, frente ao campeão da Oceania, o Auckland City, da Nova Zelândia, time com maior participações em mundiais, desde que a FIFA assumiu a organização da competição, em 2005. O sorteio desta terça-feira vai servir para definir os chaveamentos das quartas de final, e também das semifinais. Com isso, alguns confrontos interessantes podem acontecer já nas preliminares do torneio.
Isso porque, o Al-Ittihad, time de Benzema e Sadio Mané, poderá enfrentar um antigo rival, que busca uma revanche há 18 anos. Em 2005, no mesmo ano em que o São Paulo foi campeão Mundial contra o Liverpool, no Japão, o time árabe enfrentou o Al-Ahly do Egito, nas quartas de final daquela edição, e venceu pelo placar de 1 x 0, se classificando para a semifinal, e sendo eliminado pelo Tricolor Paulista posteriormente.
Dependendo do sorteio do chaveamento desta terça-feira, os times poderão se enfrentar novamente, reeditando o confronto de 2005. Com isso, o atual campeão africano terá a chance de reencontrar seu antigo algoz, que diferente do que foi na época, está muito mais reforçado, e em outro patamar dentro do cenário internacional.
Onde assistir o sorteio do Mundial de Clubes 2023
O sorteio do chaveamento para o Mundial de Clubes da Fifa 2023 será transmitido pela plataforma gratuita Fifa+ para todo o mundo.
- Onde assistir: Fifa +
- Horário: 8h (horário de Brasília)
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quais são os clubes que disputarão o Mundial de Clubes em 2023
Além do Al-Ittihad, que é o representante do país sede por vencer a Liga Árabe na última temporada, mais seis representantes continentais terão presença confirmada na Copa do Mundo de Clubes nesta temporada, cinco deles já estão definidos.
- Oackland City – Campeão da OFC Liga dos Campeões 2023;
- Urawa Reds – Campeão da AFC Liga dos Campeões 2022;
- Al-Ahly – Campeão da CAF Liga dos Campeões 2022/2023;
- León – Campeão da Concacaf Liga dos Campeões 2023;
- Manchester City – Campeão da UEFA Liga dos Campeões 2022/2023.
O último time a ser definido para a disputa da Copa do Mundo de Clubes em 2023, é justamente o campeão da Copa Libertadores da América, que está em sua fase semifinal. De um lado da chave, o Internacional, que eliminou o Bolívar nas quartas, enfrenta o Fluminense, que bateu o Olímpia.
Do outro lado, o Palmeiras, que passou sem maiores dificuldades pelo Deportivo Pereira, da Colômbia, encara o Boca Júniors, que passou pelo Racing nos pênaltis. O encontro entre o time Alviverde e o argentino será uma reedição das semifinais de 2018, e 2001 da final de 2000. Curiosamente, todas foram vencidas pelo time de Buenos Aires.
Lista de campeões do Mundial de Clubes desde 2005
Até o ano de 2004, o campeão da Libertadores, e o campeão da Liga dos Campeões da Europa faziam um jogo em campo neutro, disputado em Yokohama no Japão, e o vencedor deste encontro era considerado o campeão mundial daquela temporada. A fim de democratizar a disputa, a FIFA criou o Mundial de Clubes em 2000, com sede no Brasil, e vencido pelo Corinthians.
Naquela 1ª edição, dois times brasileiros disputaram a competição. O Timão, pois venceu o Campeonato Brasileiro de 1998, e o Vasco da Gama, que havia vencido a Libertadores em 1998. O Palmeiras, campeão da Libertadores em 1999 recebeu a promessa de que estaria na 2ª edição do Mundial em 2001, porém, diversos problemas com a produtora ISL, que organizaria a competição ao lado da FIFA, impediram a realização da competição no ano seguinte.
Além de Corinthians e Vasco, o Manchester United, o Real Madrid, o Necaxa, do México, o Al-Nassr (time de Cristiano Ronaldo, o South Melbourne, da Austrália, e o Raja Casablanca, do Marrocos, mesmo time que eliminou o Atlético Mineiro em 2013, também participaram do 1º Mundial de Clubes organizado pela FIFA.
Após o fracasso da realização em 2001, quatro anos se passaram até que a entidade máxima do futebol mundial finalmente tomasse à frente e organizasse de vez o torneio. Em 18 anos de disputa, o maior campeão é o Real Madrid, com cinco conquistas. Em seguida vem o Barcelona, que na era Messi conquistou o título em 2009 e 2011, contra Estudiantes da Argentina e o Santos de Neymar respectivamente.
Somente dois três brasileiros foram campeões da competição. O São Paulo, na edição de 2005 (a primeira no atual formato), vencendo o Liverpool de Gerrard. O Internacional, no ano seguinte, em 2006 superando o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e o Corinthians em 2012, que superou o Chelsea de Fernando Torres.
Confira a lista com todos os campeões do Mundial de Clubes
- 2005: São Paulo (vencendo o Liverpool por 1 x 0);
- 2006: Internacional (vencendo o Barcelona por 1 x 0);
- 2007: Milan (vencendo o Boca Juniors por 4 x 2);
- 2008: Manchester United (vencendo a LDU por 1 x 0);
- 2009: Barcelona (vencendo o Estudiantes por 2 x 1);
- 2010: Internazionale (vencendo o Mazembe por 3 x 0);
- 2011: Barcelona: (vencendo o Santos por 4 x 0);
- 2012: Corinthians: (vencendo o Chelsea por 1 x 0);
- 2013: Bayern de Munique: (vencendo o Raa Casablanca por 2 x 0);
- 2014: Real Madrid: (vencendo o San Lorenzo por 2 x 0);
- 2015: Barcelona: (vencendo o River Plate por 3 x 0);
- 2016: Real Madrid: (vencendo o Kashima Antlers por 4 x 2);
- 2017: Real Madrid: (vencendo o Grêmio por 1 x 0);
- 2018: Real Madrid: (vencendo o Al-Ain por 4 x 1);
- 2019: Liverpool: (vencendo o Flamengo por 1 x 0);
- 2020: Bayern de Munique: (vencendo o Tigres por 1 x 0);
- 2021: Chelsea: (vencendo o Palmeiras por 2 x 1);
- 2022: Real Madrid: (vencendo o Al-Hilal por 5 x 3).