Mundial de Clubes 2023: quando e onde vai ser?
Confira os principais detalhes sobre o Mundial de Clubes de 2023, o último disputado no formato atual da competição
Com o título da Libertadores conquistado neste sábado (4), ao vencer o Boca Juniors por 2 a 1 na prorrogação, o Fluminense se garantiu em duas edições do Mundial de Clubes organizado pela Fifa: no desta temporada, a ser realizado ainda em 2023, e na primeira edição do novo formato, que acontece em 2025 e já tem também Palmeiras e Flamengo.
Mas antes de olhar para o novo formato do torneio, a Trivela responde questões importantes sobre o Mundial de 2023, que diferentemente das últimas edições, acontece no mesmo ano em que as equipes conquistaram os títulos continentais.
Quando será o Mundial de Clubes de 2023?
O Mundial de Clubes de 2023 será disputado entre os dias 12 e 22 de dezembro. Como entram apenas nas semifinais, Fluminense e Manchester City estreiam na competição nos dias 18 e 19 de dezembro, respectivamente. A final e a disputa de terceiro lugar acontecem em 22 de dezembro.
Onde será o Mundial de Clubes de 2023?
Em mais uma etapa do projeto de investimento do Fundo de Investimento Público (PIF) local, a Arábia Saudita receberá o Mundial de Clubes de 2023. Dois estádios serão utilizados na competição, ambos em Jidá, o maior centro comercial do país.
- King Abdullah Sports City, com capacidade para 62.345 torcedores;
- Estádio Prince Abdullah Al Faisal, com capacidade para 27.000 torcedores.
Os dois estádios são utilizados por Al-Ahli e Al-Ittihad.
Quem está classificado para o Mundial de Clubes de 2023?
Al Ahly
Campeão da Champions League da África
Em uma reedição da final da temporada 2021/22, desta vez o Al Ahly levou a melhor diante do Wydad Casablanca para conquistar seu 11º título continental e o terceiro nos últimos quatro anos. Os egípcios venceram o jogo de ida em casa por 2 a 1 e buscaram o empate já no final da partida de volta para celebrar o título com o placar de 1 a 1. A dupla Mahmoud Kahraba e Percy Tau foi bastante importante para a equipe, somando 11 gols no torneio (6 e 5, respectivamente).
Al-Ittihad
Representante do país-sede, atual campeão do Campeonato Saudita
Ainda sem os reforços de glamour como Karim Benzema e N'Golo Kanté, mas já com o trio brasileiro Marcelo Grohe, Romarinho e Igor Coronado, o Al-Ittihad foi campeão da Liga Saudita em 2022/23, batendo o Al-Nassr por cinco pontos. A vaga no Mundial foi confirmada com a derrota do Al-Hilal na final da Champions League Asiática, já que a vaga do país-sede iria para o vice-campeão continental se uma equipe do país-sede ganhasse vaga de outra forma.
Auckland City
Campeão da OFC Champions League
O Auckland City, da Nova Zelândia, aumentou sua dominância continental ao vencer a Champions League da Oceania pela 11ª vez em 17 edições na atual era do torneio. Na final disputada em Vanuatu, a equipe neozelandesa precisou da prorrogação para vencer o Suva, de Fiji, por 4 a 2. O grande destaque do torneio foi o atacante Ryan De Vries, que marcou cinco gols, incluindo dois na final.
Fluminense
Campeão da Libertadores
Após lidar com uma grande decepção em 2018, o Fluminense conquistou a Libertadores pela primeira vez 15 anos depois da tragédia no Maracanã. O mesmo estádio foi palco para a vitória sobre o Boca Juniors por 2 a 1, com gol de John Kennedy na prorrogação. Com o outro gol da final, Germán Cano foi o artilheiro do torneio, com 13 gols.
León
Campeão da Concacaf Champions League
O Club Léon se tornou o 14º mexicano diferente a conquistar o título continental da Concacaf ao bater o Los Angeles FC na final da Concacaf Champions League. O León venceu as duas partidas do confronto, 2 a 1 no México e 1 x 0 nos Estados Unidos, para alcançar o feito inédito. O chileno Víctor Dávila, que marcou três gols em oito jogos, foi eleito o melhor jogador do torneio.
Manchester City
Campeão da Uefa Champions League
O Manchester City finalmente alcançou o ponto máximo do projeto financiado pelo sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan, conquistando sua primeira Champions League em junho. Na final, os Citizens venceram a Internazionale por 1 a 0, com gol do volante espanhol Rodri. O título fez o City completar a tríplice coroa após as conquistas da Premier League e da Copa da Inglaterra.
Urawa Red Diamonds
Campeão da AFC Champions League
O Urawa Red Diamonds conquistou seu terceiro título asiático ao bater o Al-Hilal, atual campeão até aquele momento. Após um empate por 1 a 1 na Arábia Saudita, a equipe japonesa levou a melhor em seus domínios, vencendo por 1 a 0, com gol contra do peruano Andre Carrillo. O lateral Hiroki Sakai foi eleito o melhor jogador do torneio, enquanto Yusuke Matsuo foi o artilheiro dos japoneses com seis gols.
Confira o calendário do Mundial de Clubes de 2023
Primeira fase
- Al-Ittihad x Auckland City — 12 de dezembro, às 15h (horário de Brasília)
Segunda fase
- Al-Ahly x Al-Ittihad/Auckland City — 15 de dezembro, 12h30 (horário de Brasília)
- León x Urawa Red Diamonds — 15 de dezembro, às 15h (horário de Brasília)
Semifinais
- Fluminense x Al-Ahly/Al-Ittihad/Auckland City — 18 de dezembro, às 15h (horário de Brasília)
- Manchester City x León/Urawa Red Diamonds — 19 de dezembro, às 15h (horário de Brasília)
Disputa do terceiro lugar
- 22 de dezembro, 12h30 (horário de Brasília)
FInal
- 22 de dezembro, 15h (horário de Brasília)