Ásia/Oceania
Tendência

Urawa Red Diamonds peita o Al-Hilal e alcança seu terceiro título asiático

Vitória neste sábado rendeu aos japoneses uma vaga em duas edições do Mundial de Clubes da Fifa

A hegemonia do futebol asiática tem sido comumente dividida entre as mãos de clubes da Arábia Saudita e do Japão, nos últimos anos. Projetos esportivos ousados (entenda-se riquíssimos) ou aqueles voltados para um século de desenvolvimento, no caso do Japão, não raro chegam no estágio final da Liga dos Campeões do continente para medir forças. No capítulo deste sábado (6), entre Urawa Red Diamonds e Al-Hilal coroou os nipônicos pela terceira vez na história, com o placar de 1 a 0 no jogo de volta da decisão, em Saitama.

Embora tenha ficado frequente ver o Al-Hilal disputando o Mundial nas últimas edições, há certa alternância de poder na Champions asiática. Isso porque os sauditas levaram o torneio em 2019 e 21, com uma conquista dos sul-coreanos do Ulsan Hyundai no meio do caminho. Essa demonstração de força do Al-Hilal não se dá somente em títulos, mas também em participações na decisão. O clube de Riad é o que mais esteve na final, vencendo quatro vezes e perdendo em outras cinco, no total. De 2014 em diante, foram cinco aparições no jogo do título.

Assim sendo, o duelo de hoje tinha sabor especial para os sauditas, não só pela possibilidade do pentacampeonato, mas também pela revanche com um velho conhecido. É a terceira vez que Al-Hilal e Urawa Reds se encaram na batalha pela glória continental. Em 2017 e 2020, com um caneco para cada lado, eles se digladiaram. Neste sábado, no estádio de Saitama, a questão foi resolvida pelo placar mínimo a favor dos donos da casa.

Urawa Red Diamonds

Urawa Red Diamonds
30
Shinzo Koroki
jp
14
Takahiro Sekine
jp
8
Yoshio Koizumi
jp
21
Tomoaki Okubo
jp
15
Takahiro Akimoto
jp
19
Ken Iwao
jp
5
Marius Hoibraten
no
28
Alexander Scholz
dk
3
Atsuki Ito
jp
1
Shusaku Nishikawa
jp
2
Hiroki Sakai
jp
Substitutos
12
Zion Suzuki
jp
26
Takuya Ogiwara
jp
22
Kai Shibato
jp
40
Yuichi Hirano
jp
18
Toshiki Takahashi
jp
25
Kaito Yasui
jp
35
Jumpei Hayakawa
jp
11
Josu00e9 Kante
gn
4
Takuya Iwanami
jp
13
Tomoya Inukai
jp

Al Hilal Riyadh

Al Hilal Riyadh
20
Jang Hyun-soo
kr
8
Abdullah Otayf
sa
66
Saud Abdulhamid
sa
1
Abdullah Ibrahim Al Muaiouf
sa
96
Michael
br
14
Abdullah Al Hamdan
sa
19
Andre Carrillo
pe
9
Odion Ighalo
ng
5
Ali Al Bulayhi
sa
2
Mohammed Alburayk
sa
28
Mohamed Kanno
sa
Substitutos
88
Hamad Al Yami
sa
43
Musab Fahad Al Juwayr
sa
70
Mohammed Jahfali
sa
4
Khalifah Aldawsari
sa
11
Saleh Al-Shehri
sa
21
Mohammed Khalil Al Owais
sa
31
Habib Al Wutaian
sa
16
Nasser Al-Dawsari
sa

A partida foi amplamente dominada pelo Al-Hilal, que se frustrou com o empate em 1 a 1 na ida e quis resolver logo cedo a volta, confirmando sua superioridade técnica. Mas o futebol se provou imprevisível em mais uma ocasião, por conta da falta de pontaria dos visitantes, que chutaram 10 vezes, sendo quatro ao gol de Shusaku Nishikawa, que apareceu muito bem para afastar o perigo. Venceu o time que soube sofrer, suportar a pressão e punir o rival nos momentos mais agudos.

O gol do título saiu no início da segunda etapa, após uma testada do zagueirão Marius Höibraten para o meio da área. O centroavante Shinzo Koroki tentou emendar outra cabeçada para marcar, mas a bola passou por ele e encontrou um azarado André Carrillo, que tocou para dentro da meta, contra, no afã de dar um pontapé e isolar o perigo.

A implicação do título, claro, é a presença em duas edições do Mundial de Clubes da Fifa. A deste ano, já confirmada na Arábia Saudita, será realizada no mês de dezembro, reunindo os campeões de cada continente e um representante local, que muito provavelmente deve ser o Al-Ittihad, favorito ao título da Liga Saudita. O Al-Nassr de Cristiano Ronaldo corre por fora e ainda não jogou a toalha.

Depois disso, ao menos é o que alardeia a Fifa, o Urawa também estará no novo Mundial, que será algo parecido com a Copa do Mundo a partir de 2024, contando com a presença de múltiplos representantes de cada entidade, sendo a pior notícia o aumento de clubes europeus, o que deve aumentar ainda mais o abismo da Uefa para as demais confederações. Mas isso já era esperado, no fim das contas. É mais um balde de água fria em quem pretende dominar seu continente e planejava ser campeão mundial em um dia infeliz de uma equipe europeia. O mundo já não está mais tão ao alcance quanto parecia nos sonhos de verão.

Urawa Red Diamonds
06/05/23 - 06:00

Finalizado

1

-

0

Al Hilal Riyadh

Urawa Red Diamonds - Al Hilal Riyadh

AFC Liga dos Campeões - Saitama Stadium 2002

1° Turno

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo