Mundo

Novo VAR, ‘Lei Wenger’ e mais: Órgão se prepara para votar mudança em regras do futebol

Regras vão desde alteração no VAR e mudanças nas normas do impedimento

O futebol como conhecemos e amamos está próximo de mais uma transformação importante. Neste sábado (1), a International Football Association Board (IFAB), entidade responsável pelas regras do esporte, se reunirá para discutir e implementar novas normas para a modalidade.

Entre as propostas de maior destaque está a ”Lei Wenger”, regra que poderia mudar drasticamente a lógica do impedimento, favorecendo amplamente os atacantes.

Além desta regra estão em pauta a implementação de um novo sistema de VAR, mais simplificado e que poderia ser posto em ligas menores, em países com menor poder econômico.

Outro ponto importante a ser discutido são normas para evitar o anti-jogo no futebol, como, por exemplo, o tempo de posse de bola nas mãos dos goleiros. Por norma, os jogadores da posição não podem ficar mais do que seis segundos com ela em mãos, segundo regra 12.2 .

O que vemos é que os arqueiros superam este tempo em duas ou até três vezes para ganhar tempo. O interesse da IFAB é aplicar maior rigidez aos atletas que segurarem a bola por mais tempo.

”Lei Wenger” pode aumentar a quantidade de gols das partidas

Sugerida pelo ex-técnico do Arsenal, a regra sugere uma mudança na aplicação do impedimento, favorecendo o jogador que está atacando. Em suma, a nova norma consiste em validar a posição avançada de um atacante desde que este esteja totalmente à frente do último defensor (isso sem contar o goleiro).

Na regra atual, o lance ofensivo é anulado caso parte do corpo do jogador (exceto os braços), esteja à frente do último defensor no momento de um passe ou lançamento.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

VAR econômico e mais simples para ligas menores

A IFAB também discutirá um novo sistema de VAR, com um preço mais acessível e menos complexo, com o intuito de ser aplicado em regiões e ligas de menor expressão.

Este novo VAR não teria uma sala específica para funcionar, nem árbitros de vídeo para revisar as jogadas a cada lance polêmico. Neste caso, os próprios treinadores têm a possibilidade de pedir a revisão das jogadas para revisar eventuais erros de arbitragem.

IFAB pretende implementar VAR mais simples, em ligas menores de futebol
IFAB pretende implementar VAR mais simples, em ligas menores de futebol. Foto: Imago

Quando estas normas serão implementadas caso aprovadas?

Todas as novas regras do futebol passam por um período de testes em competições de base e outros torneios antes da implementação no âmbito profissional. Com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, a expectativa é de que caso alguma dessas regras seja validada, acabem implementadas no segundo semestre ou mesmo na próxima temporada.

Vale lembrar que a Copa do Mundo de 2018 foi a precursora do uso da ferramenta no mundo inteiro. Competições da Fifa como Mundiais de base ou femininos tendem a servir de laboratório para a implementação de novas regras do esporte.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo