Mundo

Flamengo x Olympiacos no Mundial sub-20: o que é o torneio, data e onde assistir

Rubro-Negro pode fazer história ao se tornar o primeiro clube brasileiro campeão intercontinental da categoria

O Mundial de Clubes sub-20 será disputado neste sábado (24), a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã. Flamengo, campeão da Libertadores, e Olympiacos, vencedor da Uefa Youth League, se enfrentam em duelo inédito que vale uma página na história das categorias de base dos dois clubes.

O que é o Mundial sub-20?

Essa é a terceira edição da competição organizada entre Uefa e Conmebol que também é chamada de Copa Intercontinental Sub-20. A partida é única e impreterivelmente disputada na casa do clube sul-americano, campeão da Libertadores sub-20. Para um time deu certo, enquanto o outro acabou com o vice.

Em 2022, primeira edição, o Benfica bateu o Peñarol por 1 a 0 no Estádio Centenário de Montevidéu. No ano seguinte, o Boca Juniors, rival do Flamengo na final da Libertadores sub-20, bateu os holandeses do AZ Alkmaar, em La Bombonera.

image-8
O Boca Juniors campeão mundial sub-20 de 2023 (Foto: Conmebol)

Em ambas as partidas, o público foi próximo a 40 mil presentes. O jogo deste sábado, no Maracanã, promete ter mais torcedores.

Onde assistir Mundial sub-20 ao vivo?

A partida será transmitida pelo SporTV, em TV fechada, além da FlaTV+, serviço de streaming exclusivo do Flamengo.

  • Data: sábado, 24 de agosto de 2024
  • Horário: 16h (horário de Brasília)
  • Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
  • Transmissão: SporTV (TV fechada) e FlaTV+ (streaming)

As edições e campeões do Mundial sub-20 até aqui:

EdiçãoPartidaLocalCampeão
2022Benfica-POR 1 x 0 Peñarol-URUEstádio Centenário, UruguaiBenfica
2023Boca Juniors-ARG 1 (4×1) 1 AZ Alkmaar-HOLLa Bombonera, ArgentinaBoca Juniors
2024Flamengo x Olympiacos-GREMaracanã, Brasil

A trajetória do Flamengo até o Mundial sub-20

Campeão brasileiro sub-20 em 2023, o Flamengo teve a segunda oportunidade de disputar a Libertadores da categoria. Ao contrário de 2022, contudo, o Rubro-Negro teve uma campanha avassaladora, que terminou invicta e com 100% de aproveitamento. Mário Jorge e companhia não tomaram conhecimento da concorrência.

Na fase de grupos, os Garotos do Ninho venceram Sporting Cristal, do Peru, Aucas, do Equador, e Defensor, do Uruguai. Já no mata-mata, repetiu o placar de 2 a 1 diante dos argentinos do Rosario Central, na semifinal, e Boca Juniors, na grande decisão.

O Rubro-Negro teve o melhor ataque e a segunda melhor defesa, além dos dois artilheiros: Iago e Wallace Yan, com quatro tentos cada. Destaque também para o nigeriano Shola e o meia-atacante Lorran, autores dos gols que deram o título inédito ao Flamengo.

O caminho do Olympiacos até o Mundial sub-20

No caso dos gregos, a Youth League 23/24 reservou uma caminhada bem tortuosa do que a do Flamengo. O Olympiacos foi campeão nacional da categoria, mas precisou jogar uma espécie de play-off com outras equipes sub-20 para entrar já no mata-mata, enquanto gigantes como Bayern de Munique e Real Madrid disputaram a fase de grupos.

Depois de eliminar Lecce, da Itália, e Gabala, do Azerbaijão, no play-off, aplicando grandes goleadas no agregado, o Olympiacos viu o nível da concorrência aumentar no mata-mata. Sem se intimidar, contudo, os gregos venceram Inter de Milão e Lens, da França, ambos nos pênaltis, para avançar às quartas de final.

Se alguém ainda não levava o Olympiacos a sério, passou a entender a força grega nesta fase. A equipe eliminou o todo-poderoso Bayern de Munique e suou sangue para bater o Nantes, da França, novamente nos pênaltis, para avançar à final. O Milan esperava na decisão, mas acabou humilhado com um impiedoso 3 a 0, que deu o título inédito ao clube do sul da Grécia.

A trajetória do Olympiacos no mata-mata da UEFA Youth League

  • Repescagem – Olympiacos 0 (6) x (5) 0 Inter de Milão
  • Oitavas de final – Olympiacos 2 (4) x (2) 2 Lens-FRA
  • Quartas de final – Bayern de Munique 1 x 3 Olympiacos
  • Semifinal – Olympiacos 0 (3) x (1) 0 Nantes-FRA
  • Final – Olympiacos 3 x 0 Milan

O esquema do Flamengo já é conhecido, mas o Olympiacos chega com força ao Mundial sub-20. Seu esquema com três zagueiros potencializa os alas. A pressão alta também funciona como característica importante desse time. O grande destaque, contudo, é o goleirão Antzelo Sina, eleito o melhor da Youth League.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo