Mundo

The Best: Ederson é eleito melhor goleiro e brasileiro ganha Prêmio Puskas por golaço na Série B

Fifa The Best 2023 premiou os melhores do futebol masculino e feminino, enquanto Ederson e Madruga representaram os brasileiros

Nesta segunda-feira (15), o Prêmio Fifa The Best premiou os craques do futebol em 2023. A cerimônia realizada em Londres, na Inglaterra, ficou marcada por Guilherme Madruga, que ganhou o Prêmio Puskás pelo golaço que marcou com a camisa do Botafogo-SP na última Série B. Além disso, Ederson foi escolhido como melhor goleiro do mundo.

Como de costume, a escolha dos prêmios também trouxe uma polêmica, já que Lionel Messi, do Inter Miami, figurou na seleção do ano, enquanto Rodri, destaque do Manchester City, ficou de fora. Saiba tudo o que aconteceu no Fifa The Best 2023, que ficou marcada por uma homenagem à Marta e a importância dos brasileiros.

Guilherme Madruga fatura Prêmio Puskás no The Best

Representando o Brasil, Guilherme Madruga faturou o Prêmio Puskás no The Best. À época no Botafogo-SP, ele marcou um golaço de bicicleta de fora da área em partida contra o Novorizontino pela Série B. O volante foi contratado pelo Cuiabá e disputará o Brasileirão Série A. Antes dele, Neymar, em 2011, e Wendell Lira, em 2015, conquistaram a premiação de gol mais bonito do ano.

Guardiola escolhido como o melhor técnico do Fifa The Best 2023

Pep Guardiola foi escolhido como o melhor técnico do Fifa The Best 2023. O treinador teve uma temporada arrasadora com o Manchester City, ganhando cinco títulos no ano passado: Premier League, Copa da Inglaterra, Champions League, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes. O espanhol superou Simone Inzaghi, da Internazionale, e Luciano Spalleti, ex-Napoli e atual seleção italiana.

Após 12 temporadas, Guardiola volta a erguer a premiação mais importante de sua classe no futebol. A última vez que ele ganhou (em 2011, com o Barcelona), a categoria ainda se chamava Fifa Coach of the Year (técnico do ano). O Fifa The Best foi criado em 2016 e o espanhol chegou a ser finalista três vezes (2019, 2021 e 2022) antes de levantar o prêmio.

Sarina Wiegman eleita a melhor treinadora do Fifa The Best

De forma surpreendente, Sarina Wiegman, da seleção inglesa, foi eleita a melhor treinadora de 2023 no Fifa The Best. No ano passado, ela conquistou a Finalíssima vencendo o Brasil nos pênaltis. Já na Copa do Mundo, levou as Lionesses à final, mas perdeu a taça para a Espanha. A neerlandesa venceu Jonatan Giraldez, do Barcelona, e Emma Hayes, do Chelsea.

Wiegman se isolou com a maior vencedora da categoria no futebol feminino com quatro prêmios (2017 e 2018, ainda com a seleção neerlandesa, e 2023, com a seleção inglesa). Vale lembrar que a inglesa dos Blues foi campeã do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra, enquanto o espanhol levantou  o Espanhol, a Copa da Rainha e Supercopa da Espanha. Aliás, ele era o favorito à premiação.

Seleção do ano FIFPro tem toque brasileiro e polêmica

A seleção masculina de 2023 do Fifa The Best, que é realizado em parceria com o Sindicato Mundial de Jogadores de Futebol (FIFPro), teve um toque brasileiro. Isso porque Vini Jr, do Real Madrid, foi o único representante do país. Contudo, uma polêmica também repercutiu, já que Messi apareceu no time, enquanto Rodri, um dos grandes nomes do Manchester City, ficou de fora.

Confira a equipe completa: Courtois (Real Madrid),Ruben Dias, Stones e Walker, Bernardo Silva, De Bruyne (todos esses do Manchester City) e Bellingham (ex-Borussia Dortmund e Real Madrid), Messi (ex-PSG e Inter Miami), Haaland (Manchester City), Mbappé (PSG) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Já na seleção feminina da premiação, a dominância ficou por conta das inglesas, que emplacou sete jogadoras. Por outro lado, as campeãs mundiais espanholas foram representadas através de dois nomes. Uma estadunidense e uma australiana completaram a equipe ideal do Fifa The Best.

Veja o time completo: Mary Earps (Manchester United), Lucy Bronze (Barcelona), Alex Greenwood (Manchester City) e Olga Carmona (Barcelona), Ella Toone (Manchester United), Aitana Bonmatí (Barcelona) e Keira Walsh (Barcelona), Lauren James (Chelsea), Alessia Russo (ex-Manchester United e Arsenal), Alex Morgan (San Diego Wave FC) e Sam Kerr (Chelsea).

Ederson, o melhor goleiro do mundo em 2023

Pela primeira vez na carreira, Ederson ganhou como melhor goleiro do mundo no The Best 2023. Aos 30 anos, o arqueiro foi peça crucial do Manchester City no ano recheado de títulos. Ele foi apenas o segundo brasileiro a vencer a premiação da Fifa. Para isso, superou Thibaut Courtois e  Yassine Bono. Alisson, do Liverpool, foi o primeiro do país a ficar com a honraria, em 2019.

A melhor goleira do Fifa The Best 2023 é inglesa

No futebol feminino, a melhor goleira do Fifa The Best 2023 foi inglesa: Mary Earps, que é titular no Manchester United e na seleção. Vale lembrar que essa foi a segunda vez seguida que ela ganhou o prêmio, apresentando atuações sólidas ao longo do último ano. A espanhola Catalina Coll, do Barcelona, e a australiana Mackenzie Arnold, do West Ham, completaram o pódio.

Fifa Fair Play fica com seleção brasileira no The Best 2023

A seleção brasileira ficou com o prêmio Fifa Fair Play no The Best 2023. Na luta contra o racismo no futebol, a ação realizada no amistoso contra Guiné, quando a Amarelinha jogou o 1º tempo com o uniforme negro, como ato de apoio a Vinicius Junior, que tinha sido alvo de discriminação dias antes na Espanha. Além disso, os jogadores se ajoelharam e se sentaram no gramado como forma de protesto depois do apito inicial.

Fifa Fan Award vai para América do Sul

No prêmio Fifa Fan Award, que destaca o torcedor mais emblemático do ano, a América do Sul ficou com a premiação. Trata-se de Daniel “Toto” Iñiguez, torcedor do Colón, da Argentina, que foi flagrado amamentando seu filho na arquibancada durante jogo do time de seu coração.

Marta recebe bela homenagem no Fifa The Best 2023

Marta recebeu uma bela homenagem no Fifa The Best 2023. Seis vezes melhor jogadora do mundo, a brasileira dará seu nome ao prêmio de gol mais bonito do mundo no futebol feminino. Ou seja, uma nova versão do Puskás, só que voltada exclusivamente para as mulheres. Além disso, ela foi a primeira esportista, entre homens e mulheres, a receber uma homenagem parecida ainda em vida.

Aos 37 anos, Marta ainda não definiu quando vai se aposentar. Mas, quando pendurar as chuteira, fará como a maior artilheira da história em Copas do Mundo, tanto masculina, quanto feminina, já que marcou 17 gols em seis edições do torneio.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo