Premier League

Pilar do City e xodó de Guardiola, Ederson faz história ao ser eleito melhor goleiro do mundo em 2023

Ederson desbanca nomes importantes como Emiliano Martínez e Courtois e se torna o segundo brasileiro a faturar o prêmio da IFFHS

Nesta quarta-feira (27), Ederson, do Manchester City, foi eleito o melhor goleiro do mundo em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O arqueiro brasileiro desbancou nomes importantes como o campeão do mundo com a Seleção Argentina Emiliano Martínez, do Aston Villa, e o excelente Courtois, do Real Madrid. Vale destacar que o jogador dos Citizens é o segundo brazuca a vencer o prêmio. Há quatro anos, Alisson faturava o troféu.

Peça importante do Manchester City, Ederson ajudou o clube a conquistar a Tríplice Coroa na temporada 2022/23 (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League). Na disputa da IFFHS, o goleiro somou 145 pontos e ficou bem à frente de Emiliano Martínez e Courtois, que acumularam 76 e 73 pontos, respectivamente. Além de Ederson, outro brasileiro que integra o top-10 é Alisson, do Liverpool.

Confira o ranking de melhores goleiros do mundo em 2023 (IFFHS)

  • 1º Ederson (Brasil/Manchester City) – 145 pontos
  • 2º Dibu Martínez (Argentina/Aston Villa) – 76 pontos
  • 3º Courtois (Bélgica/Real Madrid) – 73 pontos
  • 4º Ter Stegen (Alemanha/Barcelona) – 58 pontos
  • 5º Oblak (Eslovênia/Atlético de Madrid) – 36 pontos
  • 6º Donnarumma (Itália/PSG) – 23 pontos
  • 7º Bono (Marrocos/Sevilla e Al-Hilal) – 22 pontos
  • 8º Alisson (Brasil/Liverpool) – 19 pontos
  • 9º Onana (Camarões/Inter de Milão e Manchester United) – 16 pontos
  • 10º Maignan (França/Milan) – 13 pontos

Ederson é pilar do Manchester City de Guardiola

Destaque do Benfica entre 2015 e 2017, Ederson chegou ao Manchester City pressionado. Afinal, os Citizens desembolsaram 34,6 milhões de libras (R$ 143 milhões na cotação da época) pela contratação do goleiro brasileiro. Logo em sua estreia, diante do arquirrival Manchester United, o jovem falhou. Menos mal que se tratava de um amistoso, mas o erro não foi perdoado pela imprensa local. Nada que abalasse a convicção de Pep Guardiola no investimento no arqueiro recém-chegado.

O tempo deu razão ao técnico espanhol. Em seis temporadas, Ederson não deixou escapar a titularidade do gol do Manchester City. Pelo contrário, progrediu e atingiu nível de excelência. Xodó e ídolo da torcida dos Citizens, o jogador de 30 anos se tornou um dos grandes goleiros do futebol mundial e é presença garantida em toda convocação da Seleção Brasileira. Na Canarinho, disputou duas Copas do Mundo como reserva imediato de Alisson.

Apontado por muitos como o melhor goleiro da história do Manchester City, Ederson segue sendo imprescindível para o esquadrão de Guardiola. Mais do que as defesas de tirar o fôlego, o arqueiro se destaca também no jogo com os pés, possui espírito de liderança e conta com a confiança integral dos companheiros dentro de campo. Em setembro deste ano, antes da estreia do City na Champions League, o comandante espanhol elogiou e reforçou sua confiança no camisa 31.

– Ele amadureceu e está cada vez melhor. Somos uma equipe que não sofre muitos gols e tenho a sensação que quando o adversário chega, ele está lá -, disse Guardiola.

Além do prêmio do IFFHS, o arqueiro brasileiro concorre no The Best 2023, organizado pela Fifa, na mesma categoria (de melhor goleiro). Courtois (Real Madrid) e o marroquino Bono (ex-Sevilla e atualmente no Al-Hilal) estão no páreo. O vencedor será revelado no dia 15 de janeiro de 2024, em cerimônia em Londres.

Com Ederson à disposição de Guardiola, o Manchester City volta a campo pela primeira vez após a conquista do Mundial de Clubes. Nesta quarta-feira (27), a partir das 17h15 (horário de Brasília), os Citizens enfrentam o Everton, no Goodison Park, em duelo válido pela 19ª rodada da Premier League.

Próximos jogos do Manchester City

  • Everton x Manchester City – Premier League – 27/12
  • Manchester City x Sheffield United – Premier League – 30/12
  • Manchester City x Huddersfield Town – Copa da Inglaterra – 07/01
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo