Mundo

Courtois se recusa a jogar pela Bélgica após atritos com técnico Domenico Tedesco

Em alta no Real Madrid, Courtois decidiu abandonar a seleção belga momentaneamente enquanto Tedesco seguir no cargo

Às vésperas de uma nova data Fifa, Thibaut Courtois se recusou a jogar pela Bélgica enquanto Domenico Tedesco continuar como técnico. O goleiro do Real Madrid fez um longo desabafo em suas redes sociais explicando sua decisão.

Courtois escolheu abandonar a seleção belga momentaneamente após atritos com Tedesco. Vale lembrar que o arqueiro de 32 anos não foi convocado para a Eurocopa 2024.

Thibaut Courtois argumentou que sua “falta de confiança” no treinador atrapalharia o clima da Bélgica. Como consequência, o goleiro optou se afastar dos Diables Rouges enquanto Domenico Tedesco seguir no cargo:

Infelizmente, após os eventos com o treinador e após muita reflexão, decidi não retornar à seleção belga sob sua gestão. Neste assunto, assumo a minha responsabilidade. No entanto, olhando para o futuro, minha falta de confiança nele não contribuiria para manter a atmosfera necessária de cordialidade. A Federação, com quem tive várias discussões, aceita minha posição e as razões que me levaram a esta decisão dolorosa, mas coerente. Lamento possivelmente decepcionar alguns fãs, mas estou convencido de que este é o melhor curso de ação para a Bélgica, pois encerra um debate e permite que a equipe se concentre em perseguir seus objetivos.

Confira abaixo a publicação de Courtois sobre suas desavenças com o técnico.

Entenda a polêmica entre Courtois e Tedesco na seleção belga

Com 102 partidas defendendo a Bélgica, Thibaut Courtois se tornou um dos principais nomes de sua geração no país. Mesmo querido pela torcida, o goleiro teve problemas com Domenico Tedesco.

Em fevereiro de 2023, o treinador foi contratado para substituir Roberto Martínez, que assumiu a seleção de Portugal. Entretanto, as primeiras interações de Tedesco com o arqueiro do Real Madrid não foram positivas.

Entre os episódios polêmicos, cabe destacar quando Courtois abandonou a concentração dos Diables Rouges após perder a braçadeira de capitão. Obviamente, tal decisão foi tomada pelo técnico, que irritou o goleiro.

Em março deste ano, Domenico Tedesco justificou a ausência de Thibaut Courtois na lista final da Euro como “falta de preparação física”. O arqueiro, por sua vez, chamou o treinador de “mentiroso”, já que ele alegou que “tentou de tudo” para convocá-lo.

Foto: (Imago) - Thibaut Courtois e Domenico Tedesco pela Bélgica
Foto: (Imago) – Thibaut Courtois e Domenico Tedesco não se dão bem na seleção belga

Courtois boa parte da última temporada por causa de graves lesões. Contudo, o goleiro voltou a atuar no Real Madrid na reta final de La Liga, inclusive sendo titular na final da Champions League, contra o Borussia Dortmund — que rendeu outro título aos espanhóis.

Sem Thibaut Courtois, a seleção belga foi eliminada nas oitavas de final para a França. Quem tomou conta da meta de Tedesco foi Casteels, então no Wolfsburg, que sempre foi o substituto imediato do arqueiro dos Merengues nos Diables Rouges.

Agora, resta saber se Courtois está disposto a voltar a representar a Bélgica em uma eventual troca de comando técnico. Fato é que, enquanto Domenico Tedesco continuar no cargo, o goleiro do Real Madrid não será convocado.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo