Champions League

Conheça as curiosidades de Courtois, que já foi rival e herói do Real na Champions

Thibaut Courtois, que fez ótima reta final de La Liga, é uma das fortalezas do Real Madrid na final da Champions League contra o Borussia Dortmund

Após perder praticamente toda temporada devido a lesões, Thibaut Courtois deve ser titular no Real Madrid para a final da Champions League neste sábado (1), contra o Borussia Dortmund, em Wembley, na Inglaterra.

Em agosto de 2023, o goleiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e precisou passar por cirurgia. Foram longos meses de recuperação, e quando o belga parecia estar pronto para voltar aos Merengues, tudo mudou.

Já em março deste ano, Courtois rompeu o menisco do joelho direito, precisando mais uma vez se tratar no departamento médico. No mês passado, o arqueiro finalmente recuperou sua posição no Real Madrid.

De lá para cá, o belga disputou quatro partidas pelos Blancos em La Liga, e ficou sem sofrer gols em todas elas. Mais do que isso, Thibaut Courtois segue fazendo defesas espetaculares.

Como Lunin – seu substituto ao longo de 2023/24 – pegou uma gripe às vésperas da decisão da Liga dos Campeões, a tendência é que o goleiro de 32 anos seja a muralha do Real Madrid contra os Aurinegros.

E Courtois tem a chance de erguer seu segundo título da Champions, o que consagraria seu nome na história dos Merengues. Uma trajetória e tanto para um goleiro que, até uma década atrás, era do arquirrival.

Curiosidades da vida de Courtois

Muito antes de chegar ao Real Madrid, Thibaut Courtois teve a chance de seguir os passos da família em outro esporte. Quando decidiu pelo futebol, o goleiro tentou sua sorte até mesmo na linha.

Já como profissional, o belga despontou para o futebol com a camisa do Atlético de Madrid, inclusive enfrentando os Merengues em uma final eletrizante. A Trivela te conta as curiosidades da vida de Courtois.

Filho de apaixonados por vôlei

Thibaut Courtois é filho de dois apaixonados por vôlei. Os pais do goleiro nunca jogaram profissionalmente, porém, o carinho com o esporte rendeu uma carreira para a irmã do belga.

Valérie Courtois, de 33 anos, joga como líbero e até mesmo já foi eleita como Melhor Líbero do Campeonato
Europeu, em 2013. O arqueiro do Real Madrid revelou a importância do vôlei em sua infância:

– Eles eram jogadores de vôlei e é um esporte onde você precisa que as pessoas altas cheguem ao chão muito rapidamente. Desde criança, eu me jogava no chão no jardim e jogava vôlei de praia. Isso também me transformou no goleiro que sou, e me ajudou muito. Ter dois metros de altura e ser capaz de agir rápido significa que você pode defender muitas
bolas -, disse Courtois à Real Madrid TV.

O lateral Thibaut Courtois

Um dos melhores goleiros do mundo, Thibaut Courtois começou como lateral-esquerdo em seu primeiro time quando criança, o Bilzerse Waltwilder.

E o lateral só se transformou em um arqueiro quando foi para o Genk, que percebeu a capacidade de Courtois de jogar debaixo das traves e resolveu dar uma chance na nova função.

Isso aconteceu quando Thibaut Courtois tinha por volta de oito anos. A mudança de posição deu tão certo que ele subiu da base para fazer sua estreia contra o Gent, em 2009.

Quase o vilão de La Décima

Para quem não se lembra, Courtois quase foi o vilão do Real Madrid na final da Champions League, em 2014. À época, o goleiro defendia as cores do Atlético de Madrid.

Os rivais se encontraram na final, que terminou com a derrota dos Colchoneros por 4 a 1 na prorrogação. O arqueiro belga presenciou a conquista de Lá Décima dos Blancos bem de pertinho.

Herói da última conquista da Champions do Real Madrid

Em 2018, Thibaut Courtois foi contratado pelo Real Madrid e, em pouco tempo, se tornou uma referência para a posição. Aliás, o goleiro foi o herói da última conquista da Champions dos Merengues.

Na decisão do torneio de 2021/22, Courtois fez milagre atrás de milagre para impedir gols do Liverpool. Lá na frente, Vinicius Júnior fez o gol do Real Madrid e sacramentou a 14ª orelhuda.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo