La Liga

Lesão grave de Courtois deixa Real Madrid em apuros para a temporada

Lesão no ligamento cruzado anterior pode fazer goleiro do Real Madrid perder toda a temporada e clube terá que tomar uma decisão sobre o assunto

O Real Madrid teve uma péssima notícia nesta quinta-feira (10) com uma lesão gravíssima do goleiro Thibaut Courtois. O goleiro rompeu o ligamento cruzado anterior em um treinamento e pode perder toda a temporada. Com isso, os merengues terão que tomar uma decisão: confiar no reserva Andriy Lunin ou buscar um jogador para substituí-lo?

O goleiro, de 31 anos, precisará passar por cirurgia para tratar a lesão. O melhor cenário possível seria um retorno aos gramados em abril de 2024, já que a previsão é de oito meses de recuperação. Mesmo que ele consiga voltar em abril, precisará recuperar forma física e técnica, o que, para um goleiro, é ainda mais importante.

Courtois é um dos melhores jogadores do Real Madrid, sendo decisivo para a conquista da Champions League, em 2021/22. O goleiro, contratado junto ao Chelsea em 2018, tinha o histórico de ter jogado antes no Atlético de Madrid, emprestado pelo Chelsea, de 2011 a 2014. O jogador também se tornou um goleiro decisivo em Copas do Mundo, especialmente em 2018, quando teve um papel decisivo para que os belgas chegassem à semifinal daquele Mundial.

Quem é o reserva de Courtois?

Sem Courtois, é fundamental olhar para quem está no banco. Andriy Lunin, de 24 anos, tem sido preparado há muitas temporadas para ser o substituto de Courtois. Apesar disso, ainda não há uma confiança plena no ucraniano. Com 1,91 metro de altura, está no Real Madrid desde 2018, quando foi contratado junto ao Zorya Lugansk, ainda muito jovem.

Lunin já passou por alguns empréstimos para ganhar experiência, como Leganés, Valladolid e Oviedo, este último ainda em 2020. Desde então, ele é um reserva do Real Madrid e entra quando necessário. Como reserva, Lunin funcionou bem e iria continuar assim. A lesão de Courtois, porém, cria uma questão, porque uma coisa é confiar para entrar em alguns jogos, outra é colocar a temporada toda em suas mãos.

Na última temporada, Lunin atuou 12 vezes, somando todas as competições, sendo sete em La Liga, dois na Champions League, dois no Mundial de Clubes (quando Courtois também estava machucado) e um na Copa do Rei. No total, Lunin tem 17 jogos pelo Real Madrid.

Que opções o Real Madrid tem?

Uma opção óbvia é David De Gea. O goleiro foi alvo do Real Madrid por várias janelas consecutivas quando vivia os seus melhores anos pelo Manchester United. Só que a maré mudou e o goleiro viu o seu contrato com o clube de Old Trafford acabar nesta temporada e foi dispensado de maneira até desrespeitosa.

Aos 32 anos, David De Gea é um goleiro que está longe do seu auge, mas é um jogador experiente, capaz de estar pronto para enfrentar grandes jogos. Como está sem contrato, poderia aceitar um contrato de apenas um ano, que poderia ser benéfico para ele também. Afinal, seria uma forma de voltar aos grandes palcos e mostrar do que é capaz depois da saída do Manchester United.

Uma opção que aparece no mercado é Yassine Bounou, ou Bono, como é conhecido, do Sevilla. O goleiro foi destaque na Copa do Mundo, mas se tornou reserva no clube rojiblanco. Aos 32 anos, seria uma excelente oportunidade para o jogador, de 1,95 metro de altura. Segundo o jornal AS, a opção de ir para o Real Madrid é algo que atrai o marroquino. A cláusula de €50 milhões é considerada alta demais, mas se o Sevilla aceitar negociar, pode ser uma opção.

Até mesmo o retorno de Keylor Navas é especulado. O goleiro, de 36 anos, tem contrato com o PSG até junho de 2024, mas não faz parte dos planos dos parisienses. Assim, sua liberação não seria um problema. Ele defendeu o Nottingham Forest na metade da temporada passada, tendo boas atuações. Ele já jogou — e muito bem — pelo Real Madrid de 2014 até 2019, quando saiu depois de perder a posição para Courtois.

Outro nome que já foi falado em outros momentos é de David Soria, de 30 anos, do Getafe. O clube, porém, pediu alto e o interesse acabou ficando pelo caminho. De qualquer forma, nessa situação, pode ser que volte a ser uma opção. O croata Dominik Livakovic, que foi muito bem na Copa do Mundo, é outro que foi oferecido ao Real Madrid, segundo a Cadena Ser. Com 28 anos e com contrato no Dinamo Zagreb, a sua chegada seria uma opção interessante, ao menos por uma temporada.

A questão é que recado isso passaria a Lunin. Se nem quando Courtois se machuca ele é a opção para mais meses, ficará claro que ele não é uma opção a longo prazo. Isso pode despertar o seu desejo de sair e o Real Madrid precisaria de ainda outro goleiro no elenco.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo