Mundo

Amistosos do dia: Vitórias de Inglaterra, Países Baixos, Bélgica e derrota da Noruega

Em dia de amistosos, a Bélgica venceu a Croácia no jogo mais interessante; ingleses bateram romenos, Países Baixos venceu a Geórgia e Noruega perdeu da Grécia

O domingo de amistosos preparatórios para a Eurocopa teve vitórias das seleções favoritas, mas uma derrota surpreendente. A Inglaterra venceu a Romênia em casa por 1 a 0, enquanto Países Baixos venceram a Geórgia por 3 a 0. No duelo mais interessante do dia, a Bélgica venceu a Croácia por 1 a 0. Já a Noruega perdeu da Grécia por 2 a 1, enquanto a Escócia venceu Luxemburgo por 1 a 0.

Jogando no Riverside Stadium, em Middlesbrough, a Inglaterra venceu a Romênia por 1 a 0, gol de Marcus Rashford, de pênalti, já no segundo tempo. Os ingleses ainda tiveram outro pênalti a seu favor, mas Jordan Henderson, que tirou a cobrança de Domenic Calvert-Lewin, desperdiçou.

O técnico Gareth Southgate deu um descanso prolongado a jogadores do Manchester City e Chelsea, finalistas da Champions League. A atitude foi questionada, porque a Inglaterra já estreia na próxima semana na Eurocopa. Era a última chance de fazer um teste no time. O jogo que abre a competição para a Inglaterra será contra a Croácia, no próximo domingo.

O que é mais curioso é que cinco dos jogadores que sequer estão na lista final da Eurocopa, Bem Godfrey, Bem White, James Ward-Prowse, que foram titulares, Jesse Lingard e Ollie Watkins, que entraram no segundo tempo. Um deles será escolhido para substituir o lateral direito Trent Alexander-Arnold, que se machucou. O substituto não foi escolhido ainda.

Entre os destaques, Jack Grealish foi um dos que aproveitou melhor a sua chance. Fez um bom jogo, sofreu o pênalti e mostrou que está pronto para ser titular do time, se o técnico assim quiser. Tanto atuando pelo meio, em um 4-2-3-1, quando pela ponta, no 4-3-3, ele foi bem. Jadon Sancho, atuando na ponta direita, também se destacou. A Inglaterra é vista como uma candidata ao título. Uma avaliação que até o comentarista convidado José Mourinho corrobora.

Em outro jogo, a Dinamarca venceu o amistoso com a Bósnia. Martin Braithwaite e Andreas Cornelius marcaram os dois gols da vitória por 2 a 0. Os dinamarqueses estreiam no próximo sábado, diante da Finlândia, em Copenhague.

A Escócia também venceu seu amistoso neste domingo. Diante da fraca seleção de Luxemburgo, Che Adams marcou o gol da vitória por 1 a 0 ainda no primeiro tempo. Os escoceses estreiam na próxima segunda-feira, no Hampden Park, em Glasgow, diante da República Tcheca.

Quem venceu com mais margem de conforto foi a seleção dos Países Baixos. Com gols de Memphis Depay, Wout Weghorst e Ryan Gravenberch, os neerlandeses venceram por 3 a 0 a Geórgia. A equipe comandada Frank de Boer estreia no próximo domingo, na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã, contra a Ucrânia.

A Noruega foi surpreendida pela Grécia, que venceu por 2 a 1. Masouras Georgios e Androutsos Thanasis marcaram pelos gregos, e Stefan Strandberg descontou pela Noruega. Nenhuma das duas seleções vai jogar a Eurocopa.

No jogo mais esperado do dia, a Bélgica venceu a Croácia por 1 a 0. O gol foi marcado por Romelu Lukaku, aos 38 minutos do primeiro tempo. Ainda sem Kevin De Bruyne, machucado. Mas as notícias são positivas, porque o meia do Manchester City passou por cirurgia no nariz e na órbita esquerda, mas vai se apresentar à seleção belga nesta segunda-feira. Os belgas estreiam na Eurocopa no sábado, diante da Rússia. A Croácia estreará contra a Inglaterra, no domingo, como dito anteriormente.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo