Duelo de campeã mundiais e adeus de Suárez: 5 jogos para ficar de olho nesta Data Fifa
Veja o que há de melhor para assistir no futebol de seleções neste mês, especialmente na Europa e América do Sul
Entre esta quarta-feira (4) até a próxima terça (10), serão disputadas as partidas entre seleções pela Data Fifa de setembro de 2024.
Na Europa e na América do Norte e Central, os selecionados dos países atuam pela Nations League, enquanto América do Sul, Oceania e Ásia disputam Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Por fim, os africanos lutam por uma qualificação para CAN 2025.
✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
5 jogos para ficar de olho na Data Fifa
Dentre toda essa competição, há muitas partidas interessantes, especialmente no futebol europeu e sul-americano. Contamos quais são as que mais merecem atenção.
1. França x Itália
Talvez o grande jogo desta Data Fifa, a França recebe a Itália no Parque dos Príncipes nesta sexta-feira (6), às 15h45 (horário de Brasília). O mandante vem de uma campanha boa na Eurocopa 2024, caindo para seleção espanhola na semifinal, mas ruim em questão de desempenho.
Não é uma novidade sob comando do campeão do mundo Didier Deschamps: Les Bleus, quase sempre, foram cínicos e conservadores nas partidas. Isso não deve mudar pelo menos até a Copa de 26, ainda com o técnico atual. Para esta Data Fifa, Mbappé, Griezmann e outros dos principais estão à disposição de Deschamps.
Já pela Itália, a insatisfação é geral. Futebol ruim, burocrático, que resultou na queda ainda nas oitavas da Euro para Suíça. Spalletti convive com as críticas, mas seguirá no cargo. Na convocação, o técnico surpreendeu com a ausência de Chiesa. Destaca-se também a volta de Sandro Tonali após suspensão com apostas esportivas.
- França x Itália – Nations League – sexta-feira (6), às 15h45
- Transmissão: ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming)
2. Uruguai x Paraguai
Nem tanto pelo jogo em si, mais pelo simbolismo, a partida entre Uruguai e Paraguai deve ser assistida por qualquer fã do futebol. Luis Suárez, um dos grandes centroavantes dos últimos anos, se aposentará da Celeste Olímpica após 17 anos de dedicação.
No período, o Pistoleiro tornou-se o maior artilheiro do selecionado com 69 gols, disputou 4 Copas e venceu a Copa América em 2011.
A seleção uruguaia treinada por Marcelo Bielsa tem feito grande Eliminatória. Bateu Brasil e Argentina e hoje ocupa a segunda colocação, com apenas uma derrota em 6 rodadas. Já o Paraguai, em crise, vai iniciar uma nova era sob comando do argentino Guilherme Alfaro.
- Uruguai x Paraguai – Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 – sexta-feira (6), às 20h30
- Transmissão: SporTV 4 (TV fechada)
3. Brasil x Equador
Disputado no Couto Pereira, em Curitiba, o jogo entre brasileiros e equatorianos tende a ser aberto e bem disputado. A Seleção ainda vive transição com Dorival Júnior e não é regular em resultados, muito menos em desempenho.
O treinador brasileiro trouxe caras novas, casos de Luiz Henrique e Estêvão, podendo dar um ar de novidade não visto nas últimas partidas.
O Equador, apesar de quase eliminar a Argentina na Copa América, demitiu Félix Sánchez e trouxe o argentino Sebastián Beccacece, técnico ofensivo e que deve utilizar bem as ótimas opções que tem, como Caicedo, Valencia, Paez e outros.
- Brasil x Equador – Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 – sexta-feira (6), às 22h
- Transmissão: TV Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada)
4. Holanda x Alemanha
Um jogo entre uma seleção que chegou a semifinal da última Euro e outra que praticou um grande futebol merece atenção e holofote.
Anfitriã do torneio europeu, a Alemanha fez ótima campanha e mostrou que tem algo sendo construído com Nagelsmann, técnico que fica até 2026. No entanto, o selecionado passará por uma transição que pode ser difícil com as aposentadorias de Kroos, Gundogan, Neuer e Müller.
A convocação conta com a novidade do jovem Angelo Stiller, de 23 anos, além da merecida e aguardada titularidade de Ter Stegen.
No lado holandês, Ronald Koeman escolheu não convocar Depay, na mira do Corinthians, e Bergwijn — o último teve as portas fechadas pelo técnico após transferência à Arábia Saudita –, mas ainda terá os principais jogadores (Simons, Zirkzee e Van Dijk).
- Holanda x Alemanha – Nations League – terça-feira (10), às 15h45
- Transmissão: ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming)
5. Colômbia x Argentina
Reedição da última final da Copa América, vencida pela Albiceleste, a partida entre Colômbia e Argentina tende a ser equilibrada pela ausência de Messi, lesionado, no lado dos hermanos, além da aposentadoria de Di María.
Apesar desses problemas, boa parte das referências técnicas seguem lá: De Paul, Enzo Fernández, Álvarez e Lautaro Martínez. Só que agora também os jovens ganham cada vez mais espaço na campeã mundial, como Soulé, Simeone, Barco e Carboni.
Na Colômbia, seguem as caras de sempre. James Rodríguez, agora no Rayo Vallecano, continua como o grande craque ao lado de Luis Díaz, ainda contando com Jhon Arias, Richard Ríos, Borré e Sinisterra.
Mais uma seleção sul-americana treinada por um argentino (Nestor Lorenzo), também faz uma boa campanha nas Eliminatórias, em terceiro, e soma só uma derrota nas últimas 25 partidas — justamente para Argentina.
- Colômbia x Argentina – Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 – terça-feira (10), às 17h30
- Transmissão: SporTV (TV fechada)
Outros bons jogos nesta Data Fifa
- China x Japão – Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026 – quinta-feira (5/9), às 7h35
- Portugal x Croácia – Nations League – quinta-feira (5/9), às 15h45
- Dinamarca x Suíça – Nations League – quinta-feira (5/9), às 15h45
- Espanha x Sérvia – Nations League – quinta-feira (5/9), às 15h45
- Irlanda x Inglaterra – Nations League – sábado (7/9), às 13h
- Alemanha x Hungria – Nations League – sábado (7/9), às 15h45
- Holanda x Bósnia – Nations League – sábado (7/9), às 15h45
- Dinamarca x Sérvia – Nations League – domingo (8/9), às 13h
- Suíça x Espanha- Nations League – domingo (8/9), às 15h45
- Venezuela x Uruguai – Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 – terça-feira (10/9), às 19h