Técnico da Holanda barra atacante que escolheu ir à Arábia: ‘história encerrada’
Ronald Koeman ficou decepcionado com a ida de Bergwijn à Arábia Saudita e o criticou publicamente
Mais uma vez, a Arábia Saudita investiu pesado na contratação de jogadores vindos do futebol europeu. Como consequência, o técnico da Holanda deixou claro que não conta com um atacante da seleção após sua transferência para o Al Ittihad.
✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Trata-se de Steven Bergwijn, que foi vendido pelo Ajax por 25 milhões de euros (cerca de R$ 155 milhões). O jogador de 26 anos foi anunciado pelo clube saudita na última segunda-feira (2).
Entretanto, a ida do atacante para o Al Ittihad não foi bem aceita por Ronald Koeman. Em coletiva nesta terça-feira (3), o treinador da Oranje criticou a escolha de Beregwijn e deixou claro que não pretende mais o convocar futuramente:
Sem o atacante, a seleção da Holanda está se preparando para os dois primeiros jogos da Liga das Nações nesta Data Fifa de setembro. Koeman e companhia enfrentam Bósnia e Alemanha.
Bergwijn era convocado com frequência pela Holanda
Revelado pelo PSV, Steven Bergwijn era convocado com frequência pela Holanda desde as seleções de base, do sub-17 até o sub-21. Após se destacar na Eredivisie, o atacante passou a integrar o time principal de seu país.
Em 2020, Bergwijn foi para o Tottenham, porém, sua passagem de duas temporadas pela Premier League foi bem abaixo do esperado. Em 2022, o atacante voltou para sua terra natal, mas para vestir a camisa do Ajax.
Fato é que, desde 2018, ele disputou diversos torneios pela Oranje. Até aqui, Steven Bergwijn atuou em três Nations League, uma Copa do Mundo e uma Eurocopa. Aliás, o atacante fez parte da lista de Ronald Koeman para o torneio disputado na Holanda em 2024.
Vale lembrar que a seleção da Holanda foi eliminada na semifinal da Euro para a Inglaterra — que ficou com o vice. Na competição, Bergwijn entrou em campo duas vezes.
Steven Bergwijn pela Holanda
- Jogos: 35
- Gols: 8
- Assistências: 3
Se depender de Koeman, o atacante não veste mais a camisa da Oranje. O técnico está no cargo desde janeiro de 2023, após a eliminação da Holanda nas quartas de final do Mundial realizado no Catar. A Argentina se classificou nos pênaltis e acabou sendo campeã.
Bergwijn, por sua vez, deve iniciar sua trajetória no Al Ittihad no próximo dia 15, contra o Al Wehda, em casa, pela 3ª rodada do Campeonato Saudita. A equipe de Karim Benzema e outros craques espera fazer frente aos rivais Al Hilal e Al Nassr para brigar pelo título nacional.