Corinthians usa estratégia ‘anti-Balotelli’ para fechar com Depay
Diferentemente da negociação com o atacante italiano, conversas com o holandês são conduzidas por Fabinho Soldado, que trabalha com trunfos para convencer o atleta
O Corinthians abriu negociação para contratar o atacante holandês Memphis Depay e está otimista que o negócio avance nos próximos dias.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
As tratativas estão sendo conduzidas pelo executivo de futebol Fabinho Soldado, que tem ganhado cada vez mais papel de destaque na diretoria corintiana.
O intuito da direção corintiana é que a operação por Depay seja completamente diferente da tentativa frustrada do Timão em contratar o italiano Mario Balotelli, em julho, durante a janela de transferências.
Na ocasião, os processos de negociação foram considerados “amadores”, nos quais a indicação do presidente Augusto Melo vieram através da coordenação das categorias de base e intermediários sem a participação da diretoria de futebol profissional em momento algum.
Foi o próprio Melo quem conduziu as conversas com Balotelli, mas se retirou após desgaste interno. Agora, o mandatário corintiano tem somente o papel de dar a anuência para que Fabinho Soldado conduza as tratativas com Depay.
Trabalhando diretamente com o departamento responsável por analisar o mercado, Fabinho Soldado está convencido de que Memphis Depay pode contribuir tecnicamente com o time corintiano, mesmo com a temporada caminhando para o fim. O pensamento já não era o mesmo quando se tratava de Balotelli.
O executivo nunca foi favorável à contratação do atacante italiano, mas respeitou a negociação que era tocada pelo presidente Augusto Melo.
Estratégia do Corinthians para convencer Depay
A pedida salarial de Depay é maior do que a oferta corintiana para contratar o jogador – ainda que a proposta salarial tornaria o holandês o jogador mais bem pago do futebol brasileiro.
Ainda assim, o otimismo corintiano de que o negócio possa avançar está atrelado em dois trunfos trabalhados na negociação:
- O status de protagonista que Depay ganharia;
- A possibilidade de geração de novas receitas através de acordos comerciais.
Depay, que inicialmente não se mostrou desejoso em atuar no Brasil, passou a considerar a hipótese após as primeiras conversas com o Timão.
Ele tem propostas de outras equipes na Europa e Oriente Médio, mas a do Corinthians é a que dá maior papel de destaque para ele.
Além disso, o Corinthians deseja explorar a imagem do jogador em outras ações publicitárias além da Esportes da Sorte, patrocinadora máster corintiana responsável por viabilizar financeiramente a operação.
Neste caso, é discutida e considerada a possibilidade de transformar Memphis Depay em uma espécie de “sócio” nas ativações em que ele fizesse parte, o que ajudaria a equipe alvinegra na geração de novas receitas e agregaria valor financeiro ao contrato do atacante.
O intuito é fazer um movimento inspirado no acordo que firmou a contratação de Ronaldo no Timão em 2009, considerando as mudanças do mercado em 15 anos e o perfil dos jogadores, já que o Fenômeno já era envolvido no mundo empresarial quando fechou com Corinthians e foi ele próprio o responsável pelo fechamento de alguns acordos comerciais, o que não é o caso de Depay.
Corinthians se anima com oportunidade, mas tem pressa por resposta
O início da negociação corintiana com Depay animou as pessoas do clube que conduzem as conversas, mas isso não significa que o Timão vai esperar todo tempo do mundo pela resposta do jogador.
A ideia é que haja evolução ainda nesta semana e o desfecho ocorra na primeira quinzena de setembro.
A contratação de Depay foi uma “tentativa despretensiosa” do departamento de futebol corintiano após o fechamento da janela de transferências.
Como a verba da “Esportes da Sorte” para contratação de um jogador de impacto midiático não foi usada durante o período de mercado, o nome de Memphis foi avaliado como interessante, levando Fabinho Soldado iniciar e dar alguns passos na negociação.
Livre de contrato, o holandês pode ser contratado mesmo após o encerramento da janela.
A data limite para inscrição de novos atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro é o dia 9 de setembro, mas os clubes podem fazer até oito mudanças na lista até o dia 20 de setembro.