Espanha

James Rodríguez lembra os tempos de São Paulo em início pelo Rayo Vallecano

Jogador colombiano foi anunciado como grande reforço da temporada pelo clube de Madri

James Rodríguez chegou ao Rayo Vallecano sob comparações com Diego Maradona, nas palavras do presidente Raúl Martín.

Mas a verdade é que o colombiano revive no clube de Madri uma rotina semelhante à de sua passagem no mínimo apagada pelo São Paulo.

Anunciado pelo clube no começo desta semana, o meia não estará à disposição do técnico Iñigo Pérez tão cedo.

— Entendo a ansiedade que todos têm para vê-lo vestido de Rayo Vallecano. Mas temos certos parâmetros que temos cuidar, e assim vai ser — Iñigo Pérez, técnico do Vallecano.

James levará tempo para jogar pelo Rayo…

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (30), o treinador afirmou que James ainda levará tempo para se adaptar à rotina de treinamentos e se equiparar em níveis físicos com os demais jogadores.

O técnico ressalta que James vem de um longo período de inatividade desde a disputa da Copa América e não participou da pré-temporada, nem dos últimos jogos pelo clube.

Muito semelhante ao que ocorreu pelo São Paulo. Ao longo do ano passado, James ficou fora das partidas mais importantes por não estar no mesmo nível de intensidade dos demais companheiros.

No início de 2024, ele demorou a ficar à disposição de Thiago Carpini por cumprir cargas físicas de trabalho diferente dos demais.

— A expectativa é normal para esse tipo de jogadores, desse nível. Temos todos ganas de vê-lo. mas ele está vivendo um processo de adaptação. Não ao clube e à cidade, porque isso é fácil.

— Mas ele vem de um tempo inativo, sem competir. Nós viemos de uma pré-temporada de um mês, mais três ou quatro partidas. Temos que ir aos poucos, para não ter problema — Iñigo Pérez, técnico do Rayo Vallecano.

…Mas foi convocado pela seleção colombiana

O curioso é que mesmo sem jogar desde a Copa América, James foi convocado pela seleção colombiana para as partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo na próxima Data Fifa.

Novamente uma rotina semelhante à que ele vivia no São Paulo. O meia mal jogava pelo clube e brilhava por sua seleção.

— É normal que a seleção tenha convocado, porque é a primeira rodada depois da Copa América. Têm que convocar os jogadores.  Não é uma questão de “eu, sim, e os outros, não”. É uma questão de que eu quero ter cuidado com ele. Quero que quando jogue, haja zero risco. Não tem ninguém com mais vontade do que eu — ressalta Pérez.

James Rodríguez melhor jogador da Copa América. Foto: Imago
Apesar de não ter levado o título, James Rodríguez foi eleito o melhor jogador da Copa América. Foto: Imago

A saída de James do São Paulo

James Rodríguez assinou sua rescisão com o São Paulo após um ano de clube, tendo atuado em apenas 22 partidas, com dois gols marcados.

O São Paulo economizou R$ 20 milhões com o acordo para a rescisão de James. O valor é referente a salários e a luvas.

Ele desembarcou na capital paulista nos braços da torcida, cercado de expectativa. Mas sua realidade foi de ostracismo seja com Dorival Júnior, Thiago Carpini ou Luis Zubeldía.

No ano passado, James viu o São Paulo ser campeão inédito da Copa do Brasil sem sequer entrar em campo na competição. Já em 2024, ele viu de casa o São Paulo vencer o Palmeiras nos pênaltis na Supercopa do Brasil.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo