Uma pessoa está feliz com a aposentadoria de Neuer na seleção alemã
Após anos na reserva e nenhum jogo por Copa ou Euro, Ter Stegen ganhará sua titularidade e encerra sequência de polêmicas com colega
Este 21 de agosto de 2024 ficará marcado na história do futebol alemão. Manuel Neuer, campeão do mundo em 2014 e presente em outras 3 Copas do Mundo, se aposentou da seleção da Alemanha após 15 anos de dedicação.
O anúncio do goleiro que revolucionou a posição veio por meio de uma emocionante e grata mensagem nas redes sociais.
— A minha carreira na seleção alemã de futebol termina hoje. Quem me conhece sabe que não tomei essa decisão de espírito leve. Eu me sinto muito bem fisicamente e, é claro, a Copa do Mundo de 2026 também teria me atraído. Porém, após longas e intensas conversas com minha família e meus amigos, decidi encerrar minha carreira na Nationalmannschaft. — se despediu o arqueiro de 38 anos.
Manu, como é chamado carinhosamente pelos companheiros, acumulou 124 jogos pelo selecionado alemão, passando 51 partidas sem ser vazado e sofrendo 118 gols no total.
Além de vários mundiais, esteve em também em 4 Eurocopas, inclusive foi a última competição que disputou por seu país, caindo nas quartas de final para Espanha, que seria campeã.
Ver essa foto no Instagram
Perder um ídolo e capitão, ainda mais após as aposentadorias de Toni Kroos e Gundogan, será um duro baque para a seleção alemã de Julian Nagelsmann.
No entanto, uma pessoa em específico não ficou nada chateada com isso por um motivo justo: a sonhada titularidade com a Nationalmannschaft.
Após rusgas públicas com Neuer, Ter Stegen será o n°1
A aposentadoria de Neuer aponta para um claro substituto: Marc-André ter Stegen, do Barcelona. O goleiro de 32 anos terá sua merecida titularidade após anos de alto nível no futebol de clubes.
— Ter Stegen, o novo número 1 da Alemanha. Já foi decidido após a aposentadoria de Manuel Neuer. — confirmou o repórter Florian Plettenberg, da Sky Sports Alemanha.
O arqueiro defende a seleção desde 2012, mas no período foi apenas uma sombra de Neuer, fazendo 40 partidas, sendo 25 amistosos e nenhum jogo por Copa ou Euro.
Ter Stegen nunca escondeu o quanto isso o incomodou. Em 2019, ele afirmou que foi uma “enorme pancada” ser reserva duas vezes pelas eliminatórias para a Eurocopa de 2020.
Neuer respondeu, criticando que as falas do colega não ajudavam e eram desrespeitosas a Leno e Trapp, outros arqueiros do selecionado.
— Há uma competição por espaços e cada jogador quer atuar. Isso é o futebol. […] Eu tenho expectativas e tenho que expressá-las. Você pode ver como eu me comportei nos últimos anos e não acho que Neuer ou outros têm que falar sobre meus sentimentos ou avaliá-los. Seus comentários foram inapropriados, mas eu não quero dizer muito mais, eu quero colocar um fim em toda esta controvérsia. — rebateu o goleiro do Barcelona.
🚨⚠️ Marc-André ter Stegen, Germany‘s new number 1 ✔️
It has already been decided after Manuel Neuer's retirement.
Well deserved after many years as a number 2. @SkySportDE 🇩🇪 pic.twitter.com/yR7T3dg70Y
— Florian Plettenberg (@Plettigoal) August 21, 2024
A rivalidade entre os donos do gol da Alemanha voltou no meio deste ano, na preparação para Eurocopa disputada na Alemanha.
Apesar de exaltar a boa relação que tem com Neuer, Ter Stegen detalhou não concordar com a escolha de Nagelsmann e se mostrou chateado por ser reserva novamente.
— Não é uma situação agradável. Ser goleiro reserva é algo muito decepcionante para mim. A decisão do treinador deve ser aceita e respeitada, embora eu não concorde com ele. Eu estou tentando estar no melhor nível para mostrar meu desempenho. Disse ao treinador que uma coisa é o esporte e outra é o ser humano. Quero que todos possam confiar em mim. — desabafou Marc.
Já Neuer, questionado sobre a fala anterior, exaltou a qualidade do colega, mas cutucou que não seria possível escalar dois goleiros.
— Esse é um problema bem conhecido na posição de goleiro. Marc sabe a situação. É lamentável porque realmente é um goleiro de classe mundial, com grandes atuações. Mas isso é parte do negócio. Nenhum treinador escala dois goleiros. — contrariou Manu.
Agora, a polêmica finalmente acabou e o Naggelsmann terá menos uma dor de cabeça para resolver pensando no ciclo para próxima Copa, disputada nos Estados Unidos, Canadá e México daqui a dois anos.
Neuer é uma referência na posição, um craque, mas a substituição de Ter Stegen promete manter o nível.
O goleiro do Barcelona é ótimo com os pés, ainda melhor embaixo das traves, podendo tomar conta do gol, como o antecessor, por longos anos.